OFS comemora 125 anos

terça-feira, julho 19, 2011

 

ordem franciscana secular ofs ordem terceira irmas clarissas canto da paz www.cantodapaz.com.br 

No dia 21 de agosto a Fraternidade da Ordem Franciscana Secular Nossa Senhora da Piedade comemora 125 anos. Segue um histórico para que todos tomem conhecimento de como tudo começou…

"FRATERNIDADE DA ORDEM FRANCISCANA SECULAR NOSSA SENHORA DA PIEDADE
História de sua fundação – Salvador – Bahia

Dos apontamentos históricos acerca da Fundação da OFS da Penitência de São Francisco de Assis na Igreja dos Missionários Apostólicos Capuchinhos e de Nossa Senhora da Piedade, na cidade da Bahia, extraímos o seguinte: “Ninguém ignora que as Ordens Terceiras e todas as mais Irmandades Religiosas, que em todas as nações civilizadas em outro tempo, foram sempre um forte baluarte de defesa para a Igreja de Jesus Cristo contra a heresia e a depravação dos costumes, são uma fonte perene de imensas bênçãos e benefícios”.        

O Frei Inocêncio d’Apiro, Prefeito dos Missionários Apostólicos da Bahia, “sentiu a necessidade de instituir a Ordem Terceira da Penitência do nosso Patriarca São Francisco conforme as leis canônicas, reforma dos costumes e observância exata da Regra”, no ano de 1871, encontrando aprovação e apoio de toda a comunidade religiosa que entusiasmada com a idéia já pedia o hábito da Ordem Franciscana.

Tendo obtido do Reverendo Padre Geral da Ordem Franciscana de São João ampla licença e todas as necessárias faculdades para este fim, no dia 05 de outubro de 1871, “estando reunidos perante o altar de N. Sra. da Piedade todos os Postulantes na presença de todos os Religiosos deste Hospício e depois de um discurso análogo à circunstância, o Frei Inocêncio d’Apiro deu o hábito da Ordem Terceira da Penitência a 54 pessoas de ambos os sexos”. Disse também em seu discurso, o Frei Inocêncio, que na Ordem Terceira por ele fundada não haja depósito algum em dinheiro nem mesmo a título de socorro de irmãos pobres e não se nomeia dignidade alguma e superioridade a não ser a de Diretor Espiritual da Ordem.

Em 11 de março de 1872 o Frei Inocêncio teve de deixar a Prefeitura do Missionário Apostólico Capuchinhos por ter sido eleito Procurador Geral das Missões vindo Frei Paulo Antonio de Casa Nova para substituí-lo. Em 05 de outubro de 1872 teve lugar à 1ª Profissão solene das 54 pessoas: homens e mulheres que tinham terminado o ano de noviciado. Prosseguiram daí as “Vestições” e “Profissões”.

O Reverendo Padre Frei Salvador Maria de Nápoles, por Decreto da Santa Congregação de Propaganda Fide de 16 de julho de 1878, nomeado Comissário Geral das Missões do Brasil e da Prata, entendeu que a Ordem Terceira seria melhor governada por outro religioso de qualidades renomadas, o Missionário Apostólico Frei Gabriel da Barra. Este Frei criou o Diploma, uniformidade no escapulário e no cordão; fez um trabalho com entusiasmo, animação e zelo para melhorar a Ordem Franciscana. Foi ele que introduziu o compromisso de reuniões mensais e, ainda pelo Frei Gabriel, em 1883, foi distribuída aos irmãos a Regra da Ordem, sancionada pelo Santo Papa Leão XIII na sua Constituição “Misericords Dei Filius” de 30 de maio de 1883, fazendo ver a todos a conformidade com os preceitos da mesma Regra, regulando dali em diante a própria vida e costumes.

Tendo o Frei Paulo Antonio de Casa Nova renunciado ao cargo de Prefeito Apostólico em missão da Bahia por Decreto de 07 de novembro de 1880 foi designado para substituí-lo no dia 10 de dezembro do mesmo ano (1880), o Frei Afonso Maria de Bolonha, mas encontrando o Frei Gabriel da Barra em exercício do cargo, não quis assumir, deixando que tudo continuasse a correr , muito bem por sinal, como estava. No dia 06 de outubro de 1885 porém, o Frei Gabriel abandonou o seu cargo, entregando-o ao Frei Afonso Maria de Bolonha, e tudo o mais que pertencia a Ordem Terceira, retirando-se para o Rio de Janeiro.

Ao assumir a Ordem Terceira da Igreja da Piedade a primeira preocupação do Frei Afonso de Bolonha foi organizar as escriturações e catalogar os nomes dos irmãos professos; entre outros trabalhos criou o Livro Histórico no qual foi consignado algum apontamento relativo à Fundação da Ordem Terceira da Igreja da Piedade e nele deveria ser sempre escrito tudo quanto pertencia à história da Ordem Terceira.

Finalmente no dia 15 de agosto de 1886, na festa da Gloriosa Assunção ao Céu de Nossa Senhora, tendo os irmãos terceiros feito, depois da comunhão geral um convite a todos os presentes, que se reunissem no altar de N. Sra. da Piedade, o Frei Afonso Maria de Bolonha dirigiu a todos algumas palavras de conforto e animação e declarou publicamente que a nova Congregação Mãe ou principal Ordem Terceira Secular da Penitência de São Francisco de Assis, sob a nova invocação e patrocínio de N. Sra. da Piedade, na cidade da Bahia, estava definitivamente e canonicamente erigida. Foi encerrada a cerimônia com o solene canto TE DEUM e a benção do SS. Sacramento.

Ass. Frei Afonso Maria de Bolonha – Prefeito Apostólico.
Capuchinho.

Como se verifica, a nossa Ordem completa em 2011, 125 anos de existência, para a Glória de Deus Pai e felicidade de todos nós, Franciscanos Seculares da Igreja Nossa Senhora da Piedade.

Pesquisa realizada pela irmã Nila (Ananilha Rocha de Oliveira O.F.S. N. Sra. da Piedade)"

(Enviado por Lygia Margarida OFS)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Marcia Oliveira disse:

    Por favor gostaria de receber imagens e o histórico de Frei Paulo de Casas Novas,incentivador d colonização da minha cidade(FreiPaulo-Sergipe em sua homenagem) sou professora e gostaria muito de aprofundr as minhas pesqisas, mas não sei como fazer.Agradeço a voces se poderem me ajudar.
    Marcia Oliveira

  2. marcia maria de oliveira disse:

    Por favor gostaria de receber imagens e o histórico de Frei Paulo de Casas Novas,incentivador da povoação da minha cidade(Frei Paulo-Sergipe em sua homenagem) sou professora e gostaria muito de aprofundar as minhas pesquisas, mas não sei como fazer, bem como de Frei Davi de Umbertide. Agradeço a vocês se poderem me ajudar.
    Marcia Oliveira

  3. Marcia Oliveira disse:

    Por várias vezes solicitei informações sobre Frei Davi de Umbertide e Frei Paulo Antonio de Casanova, sem retorno, continuo insistindo pois as informações desta página são as mais precisas que já encontrei. Confiante, aguardo resposta.

  4. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Marcia,

    Nós lhe remetemos, anteriormente, a informação de que não conhecemos estes Frades a quem se refere. Pena não ter recebido a resposta na ocasião.

Deixe uma resposta