Semana Santa: passo a passo

domingo, abril 17, 2011

 

SEMANA SANTA – PASSO A PASSO

A Semana Santa começa hoje (17/04/11), com o Domingo de Ramos. Dentre todas as festividades da Igreja, nesta Semana se encontram aquelas importantes Celebrações, que são o núcleo do ano litúrgico e o cerne da vida dos cristãos, ou seja, o Tríduo Pascal (Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo ou Sábado de Aleluia ou Sábado da Ressurreição), culminando no ponto mais alto do cristianismo, que é o Domingo de Páscoa, quando Jesus ressuscitou, vencendo a morte.

Alguns cristão pensam que a Celebração mais importante é o Natal, mas não é. A Páscoa é a Celebração mais importante e é nela que se fundamenta todo o ano litúrgico da Igreja; todas as outras Festas e Solenidades.

DOMINGO DE RAMOS

É assim chamado porque celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Aclamado como rei, Jesus cumpre mais uma profecia messiânica. Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão, disse Jesus. Em tempos de tantos movimentos e messianismos, será que também nós não corremos atrás de milagres e aparições, sem nos darmos conta de que o projeto de Jesus nos coloca no centro da vida? Sejamos os profetas e profetizas da paz, da vida nova e plena em tempos de dificuldades e de tantos falsos reis e rainhas. "Bendito o que vem em nome do Senhor".

Celebração do dia: Procissão e Bênção dos Ramos.

TRÍDUO PASCAL

a) QUINTA-FEIRA SANTA

Celebramos, hoje, a memória da Ceia do Senhor, com a instituição da Eucaristia. Para bem compreendermos o gesto salvífico de Jesus, urge situar-nos nos gestos concretos realizados por Ele. A Eucaristia não vem como algo separado de outras ações do Mestre. Ele próprio nos demonstra isso, ao executar o gesto do Lava-pés minutos antes da ceia judaica. Isto porque o serviço, a caridade devem acompanhar a partilha do que os irmãos de fé têm e são. Em comunidade reconciliada, onde perdão e mútua preocupação acontecem, é possível viver eucaristicamente.

Celebração do dia: Lava-pés e Missa da Ceia do Senhor (horário: ao entardecer)

b) SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO (morte) DO SENHOR

Dia de jejum e abstinência

Deus nos ama com gestos profundos. Toda a liturgia da Sexta-feira Santa nos recorda isto. Dá passos concretos em direção da humanidade desde a criação do mundo. Quando as pessoas se afastam de seus caminhos, chama-as à conversão pelos profetas. E ante o fechamento e endurecimento dos corações, envia seu Filho unigênito como vítima de expiação por nossos pecados. Na história da humanidade só nosso Deus, por amar profundamente suas criaturas, chegou ao ponto de morrer por elas. Senhor, sê nossa força.

Celebração do dia: Celebração da Paixão (em todas as igrejas às 15h)
Procissão do Senhor Morto pelas ruas do bairro (algumas igrejas têm este costume)

c) SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA

Dia de silêncio e meditação, pois lembramos os momentos em que Jesus esteve no Sepulcro.

Neste dia não se celebram Missas.

Celebração do dia: Vigília Pascal, no início da tarde.

Deus assumiu tão profundamente suas criaturas, aponto de morrer pelo bem delas. Morrer? Sim e não. A Vigília Pascal nos reserva uma gratificante surpresa: o triunfo do poder de Deus sobre a própria morte. Jesus atravessará os portais da mansão da morte, vencendo-a, provando que o Pai confirmou todos os gestos que ele, Jesus, realizou em vida. Todos os cristãos são convidados a ficar em estado de vigília, à espera da Ressurreição, confirmando e animando os irmãos na fé, e resgatando da morte pelas águas do batismo os novos seguidores de Cristo.

DOMINGO DE PÁSCOA OU DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Celebração do dia : Missa da Ressurreição, nos horários das Missas de Domingo.

Deus sempre nos reserva pequenas surpresas. Surpresas agradáveis! Na manhã da Páscoa, a maior de todas as surpresas, que mudaria os rumos da História: havia vencido a própria morte, ressuscitara!

Sinais silenciosos de Deus, sem deixar vestígios violentos ou imponentes a não ser a pedra removida e os panos de linho dobrados no sepulcro. Para alguns, pareceu loucura afirmar a ressurreição. Ainda hoje o dizem: loucura! Para a simplicidade dos primeiros discípulos foi o sinal suficiente que arrastaria o cristianismo pelos quatro cantos do planeta através dos séculos futuros. Jesus ressuscitou, meu irmão! Alegre-se na sua dor, ele venceu toda forma de morte e vai ajudá-lo a vencer a sua. Participe de uma celebração em sua igreja neste dia! Alegre-se com sua comunidade Aleluia! Aleluia! Aleluia!

(texto adapatado – fonte: http://www.loreto.org.br/mar2005_ss_dia_a_dia.asp)

  NA BARRA LATERAL ESQUERDA DO SITE, NÚMERO 9, VOCÊ ENCONTRARÁ: O que é a quaresma?, Domingo de Ramos, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado Santo, Domingo de Páscoa.

  NA BARRA LATERAL DIREITA DO SITE, VOCÊ ENCONTRARÁ: Quaresma, Páscoa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Maria da Conceição Olavo Ferreira disse:

    A PAZ esteja com todos vocês! “Bendito o que vem em nome do Senhor”.Em tempos difíceis é preciso ficar atento, manter o coração e alma em sintonia com Deus.Ele é caminho! É Luz que ilumina!É Porto Seguro.Precisamos ficar atentos abertos ao novo alicerçadoS nos ensinamentos da Fé Cristã.

  2. Bento Pereira Palhares disse:

    Muito bom e que nos faz interiorizar e pensar neste grande amigo Jesus Cristo.
    Muito obrigado.

  3. Fátima Cristina disse:

    Gostei,este artigo esta bem explicado é muito bom para pessoas que tem duvidas sobre os passos da Semana Santa.
    Parabéns e fique na paz de Cristo!

  4. maria candeias disse:

    a informaçao que procurava esta bem explicada.obrigada.e pena nao saber transferir o texto pra minha pag. de facebook para poder partilhar com quem nao consulte o vosso documento.

  5. Essas cerimônias tocam a gente e também pra nós vermos como Jesus nos amou e nos ama.A quinta feira lavando os pés dos Apóstolos quanta! Humildade,na sesta feira derramou todo seu sangue por nós e no domingo ressuscitou com grande glória.Amém.Shalom.

  6. Arlindo Jesus disse:

    bem eu, era só para disser que fico feliz encontrei o caminho ate ao nosso senhor Jesus Cristo E QUE POR MUITO TEMPO ME AFASTEI mas agora já não me quero afastar mais, um amigo me disse para falar com Jesus e assim o fiz e ate agora não me dei mal sinto-me muito feliz muito feliz….

Deixe uma resposta