Santidade aos 18 anos de idade

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

CONTINUAÇÃO

AQUELE ENCONTRO AOS 9 ANOS

Chiara manifesta muito cedo um caráter generoso. Numa tarefa, quando estava no primeiro ano da escola, escrevendo ao Menino Jesus, não lhe pede brinquedos, mas:"Ajude a vovò Gilda a sarar e todas as pessoas que não estão bem". É conciliadora, embora saiba defender suas idéias e discutir com os pais. Mas esse "rompimento" dura apenas alguns minutos. Uma recordação daquele período: a mãe lhe pede que lave a louça."Não, não quero", responde ela. E vai para o quarto. Logo depois volta e diz:"Como é aquela história do Evangelho, dos dois operários que devem ir à vinha, e um diz que sim, mas não vai, e o outro diz que não, mas vai? Mamãe, me dê o avental". E lava a louça.

Fatos como estes atestam a educação cristã sólida que recebe, graças também à comunidade paroquial, ao pároco que lhe dá aulas fascinantes de catecismo, e também às amizades que Chiara constrói. Tem um fraco pelas pessoas idosas, e procura ajudá-las.

Aos nove anos participa de um encontro das Gen 3 (crianças e adolescentes dos Focolares) e conhece o ideal da unidade. Um ano depois, em 1981, seus pais participam do Familyfest, um grande encontro para famílias promovido pelo Movimento. Sua mãe conta: "Voltando para casa, dizíamos que se tivéssemos que responder quando tínhamos casado, responderíamos: quando encontramos este Ideal". Desde aquele momento, a família Badano será um exemplo de respeito, calor e unidade.

No seu diário, Chiara escreve alguns fatos simples sobre o seu esforço de construir a unidade. Por exemplo:"Uma amiga está com catapora e todos têm medo de visitá-la. Com o consentimento dos meus pais, eu levo todo dia os deveres de casa para que ela não se sinta sozinha".

ESPORTE, AFETOS E… UMA VIAGEM DECISIVA

Santo Agostino repetia muito que "o amor nos torna belos". Chiara é, de fato, revestida da beleza evangélica, mesmo se naturalmente já é uma jovem bela. Chiara é uma menina cheia de energia e tem um caráter bem definido. Mas, nas suas fotos o que mais atrai é o seu olhar, nem retraído nem agressivo. Apenas límpido.

A adolescência transcorre na normalidade mais absoluta. Em 1985, vai com a sua família para outra cidade a fim de cursar o ginásio. Apesar do empenho, é reprovada na oitava série. Isso a faz sofrer muito.

Com os pais surgem alguns desentendimentos, por exemplo quanto ao horário de voltar para casa. Chiara gosta muito de sair à noite com os amigos, sobretudo nos fins de semana. Mas, o afeto familiar é mais forte e chegam a um entendimento.

Chicca Coriasco, grande amiga e confidente, diz: "Ela tinha um grande preparo humano. Gostava de vestir-se bem, de pentear-se com cuidado, e às vezes, de se maquiar, mas sempre de forma discreta".

Está sempre rodeada de amigos e amigas. É uma grande atleta: tênis, natação, escaladas nas montanhas. Não consegue ficar parada. Gosta muito de dançar e cantar.

Muitos rapazes se interessam por ela, mas ela é uma sonhadora. Algumas vezes, olhando para um ou outro, diz à amiga: "Aquele me agrada". Nada além disso.

VERÃO DE 1988

Pouco depois de saber que tinha sido reprovada em matemática, acompanha um grupo de crianças, as Gen 4, a um congresso em Roma. Sente o coração apertado por ter sido reprovada, mas não dá sinais de tristeza. Escreve aos pais: "Chegou um momento muito importante: o encontro com Jesus Abandonado. Abraçá-lo não foi fácil; mas esta manhã Chiara Lubich explicou às Gen 4 que ele deve ser o esposo delas".

Chiara Badano mantém com Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, uma densa correspondência, ma, sobretudo, um relacionamento intenso e vital até o fim, quando dirá: "Devo tudo a Deus e a Chiara". Quando lhe pediu um "nome novo", um programa de vida, a resposta foi "Chiara Luce", ‘Clara Luz’. Era para lembrar que sua vida deveria ser expressão da luz de Deus .

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Só em Deus encontramos a saída.Amém.Shalom.

  2. São Paulo fala que se não tivermos caridade,não adianta dá seu corpo às chamas.Shalom.

  3. Como São Francisco: .Amém.Shalom.

  4. Chiara,Clara,é claro que Santa Clara estava com ela.Amém.Shalom.

  5. DOM GILVAN FRANCICO,OSB disse:

    PAX!
    QUE MARAVILHOSA VIDA, A DE CHIARA LUCE!ISTO QUE ELA VIVEU É SIMPLISMENTE O QUE NOSSO SENHOR NOS PEDE, VIVERMOS NO AMOR AO PRÓXIMO NA ALEGRIA, POIS, NO “FIM DAS NOSSAS VIDAS SÓ SEREMOS JULGADOS PELO AMOR”DIZ SÃO JOÃO DA CRUZ.
    EM CRISTO, DOM GILVAN FRANCISCO,OSB
    MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA-SAVADOR

  6. maria de lourdes disse:

    Foi muito bom conhecer pessoas como Chiara a belesa de seus sentimentos é espelho para nos; espero receber sempre as noticias do Canto da Paz abraço fraterno Lourdes

  7. Gislaine disse:

    Lindo esse artigo, havia citado ela no meu blog também ,mas não desta forma tão linda… chorei muito ao ver ese video…me tocou profundamente…
    Um grande braço e que Chiara interceda por nó lá no céu,srs

    Paze Bem.

  8. josue disse:

    por quê a igreja catolica faz todo um processo de beatificação de pessoas?
    voce, katia lima, se considera santa?
    se a resposta é não, pergunto por quê será que a biblia enfatiza tanto o fato de nós sermos santos? hebreus 12.14; na tradução da biblia católica, da CNBB, diz: “procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguem verá o senhor” HEBREUS 12.14;
    isso diz respeito só às pessoas canonizadas pela igreja? ou é pra todos nós?
    isso quer dizer que se nós não formos santos, katia, não veremos a Deus. na biblia NVI, nova versçao internacional, diz: “esforcen-se para viver em paz com todos e para serem santos, sem santidade ninguem verá o senhor”.

Deixe uma resposta