As Figuras do Advento: você conhece?

quinta-feira, dezembro 2, 2010

 

sagrada familia figuras advento natal presentes jesus maria jose igreja catolica canto da paz ordem franciscana irmas clarissas 
(A Sagrada Família de Bartolomeo Esteban Murillo. 1650)

No advento existem algumas Figuras principais, que vão aparecer ao longo dos domingos até a chegada do Natal. Estas Figuras do Advento são:

a) O PROFETA ISAIAS

É o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 – 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim, os exilados.

As principais passagens deste livro são proclamadas durante o tempo do Advento num anúncio perene de esperança para os homens de todos os tempos.

 

b) JOÃO BATISTA

É o último dos profetas e segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d’Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (conf. Lc 7, 26 – 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s).

A figura de João Batista ao ser o precursor do Senhor e aponta-LO como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento; por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo, em especial no segundo e no terceiro domingo.

João Batista é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a também ser profetas e profecias do reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez os homens a despertar do torpor do pecado.

 

c) MARIA, A MÃE DE JESUS

Não há melhor maneira de se viver o Advento que unindo-se a Maria como mãe, grávida de Jesus, esperando o seu nascimento. Assim como Deus precisou do "sim" de Maria, hoje, Ele também precisa do nosso "sim" para poder nascer e se manifestar no mundo; assim como Maria se "preparou" para o nascimento de Jesus, a começar pele renúncia e mudança de seus planos pessoais para sua vida inteira, nós precisamos nos preparar para vivenciar o Seu nascimento em nós mesmos e no mundo, também numa disposição de "Faça-se em mim segundo a sua Palavra" (Lc 1, 38), permitindo uma conversão do nosso modo de pensar, da nossa mentalidade, do nosso modo de viver, agir etc.

Em Maria encontramos se realizando, a expectativa messiânica de todo o Antigo Testamento.

 

d) JOSÉ, ESPOSO DE MARIA

Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi".

José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.

(texto extraído de: Comunidade Shalom – http://www.comshalom.org/formacao/liturgia/o_tempo_advento.html)

 

  PARA SABER MUITO MAIS SOBRE O ADVENTO, CLIQUE AQUI

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Lenir Albuquerque disse:

    O advento é a espera que que se concretiza com o nascimento e, consequentemente, com a vinda de Jesus Cristo, Filho do Altíssimo. Concebido pelo poder do Divino Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, escolhida pelo Criador para trazêr seu único Filho, a fim de nos dar somente amor e ainda nos perdoar dos nossos pecados. O coração de cada um deve se inundar de fé, alegria para esta vinda do Prometido, o Messias, Salvador da humanidade. Que esse espírito do Advento seja continuado na vida de cada um de nós, através de nossas açõespara com o nosso próximo: praticando o amor, através de gestos de humildade, fraternidade,partilha, paz, solidariedade. Manifestações,ações, enfim que Jesus espera de cada um de nós, porque Ele foi só amor. É o seu legado e nosso compromisso por esse amor incondicional Dele para conosco. Para assim alcançarmos a verdadeira salvação e vida eternas. FELIZ NATAL!

    Belo texto, muito bem explicitado.

  2. Enéuma Dias disse:

    Maravilhos são estes artigos! Pois são verdadeiros intrumentos de Evangelização, para quem está a serviço das CBEs, como eu, muito nos ajuda, pois sempre há alguma dúvida sobre o tempo do advento. Por exemplo, gostaria de escarecimentos sobre a cor das velas para os quatro domingos dentro do sentido liturgico, bem como o sentido da coroa do advento.
    Se possível responda-me por favor. Paz e Bem a todos.

  3. Estou tão feliz em participar mais uma novena de Natal,começa hoje.Infelizmente a maioria das pessoas vê essa data tão especial como um dia de consumismo,e nem lembra que tem um Aniversáriante que merece toda Honra,toda Glória,todo Poder.Amém.Shalom.

  4. Valéria Nogueira Cabral disse:

    O artigo está ótimo. Explicações bem clara das pessoas que compõe o Advento, as leituras que é tirada do livro de isaías. Está de parabéns! um forte abraço Feliz Natal!!! feliz 2011.

  5. ruygandra disse:

    No tempo de Jesus, o Povo eleito teve o privilégio de viver o “verdadeiro” Advento, aquele em que o Salvador nasceu. E será que soube aproveitar a primazia de viver lado a lado com Jesus?
    E nós hoje, como preparamos o Advento?
    Uma vez mais a porta abre-se para Jesus entrar no nosso coração. Deixa-mo-lo entrar? Ou fazemos de conta? Que não está ninguém em casa? A campainha faz-se soar, mas não atinge o nosso coração?
    A pressão comercial faz-se sentir. O consumismo puro e simples Invade-nos, em casa através da televisão, nos jornais enchem-nos o cérebro com “lixo materialista”. Gastamos energias a viver e a cultivar o Natal da imagem. Distraímos-nos com iluminações, montras, prendas e esquece-mo-nos do essencial que é Jesus e quando “acordamos” dizemos: “O Natal passou depressa, nem dei por ele”
    Jesus nasceu, viveu, e nos deu exemplos, de amor de entrega de amar sem limites.
    PEREGRINO DO AMOR (PAZ E BEN)

Deixe uma resposta