A Igreja se posiciona contra Dilma Rousseff

sábado, agosto 28, 2010

 

Segundo o site de notícias G1, o Bispo de Guarulhos, São Paulo, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, orienta os padres a pregar nas missas voto contra Dilma Rousseff, candidata à Presidência da República, no Brasil. Dom Bergonzini disse que mandará uma circular às igrejas com o pedido, uma vez que a candidata  do PT defende o aborto.

Disse o Bispo: "Vou mandar uma circular para os padres da diocese pedindo que eles façam o pedido na missa, para que os nossos fiéis não votem na candidata do PT e em nenhum outro candidato que defenda o aborto. Desde o Antigo Testamento temos que é proibido matar. Uma pessoa que defende o aborto não pode ser eleita. Eu tenho obrigação de orientar meus fiéis pelo que está certo e o que está errado". (fonte: http://g1.globo.com)

O texto foi originalmente publicado no site da CNBB, na segunda-feira, 19 de Julho de 2010, as 13:02, mas foi retirado posteriormente do ar. Igualmente foi retirado do site da Diocese de Guarulhos-SP

Leia-o na íntegra:

“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”

“Com esta frase Jesus definiu bem a autonomia e o respeito, que deve haver entre a política (César) e a religião (Deus). Por isto a Igreja não se posiciona nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato, mas faz parte da sua missão zelar para que o que é de “Deus” não seja manipulado ou usurpado por “César” e vice-versa.

Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família, pois tudo isso é de Deus e não de César.

Vice-versa extrapola da missão da Igreja querer dominar ou substituir-se ao Estado, pois neste caso ela estaria usurpando o que é de César e não de Deus.

Já na campanha eleitoral de 1996, denunciei um candidato que ofendeu pública e comprovadamente a Igreja, pois esta atitude foi uma usurpação por parte de César daquilo que é de Deus, ou seja o respeito à liberdade religiosa.

Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu IIIº e IVº Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.

Na condição de Bispo Diocesano, como responsável pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural que – por serem naturais procedem do próprio Deus e por isso atingem a todos os homens -, denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus, como o suicídio, o homicídio assim como o aborto pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender.

A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto. (confira-se: Ex. 20,13; MT 5,21).

Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais “liberações”,  independentemente do partido a que pertençam.

Evangelizar é nossa responsabilidade, o que implica anunciar a verdade e denunciar o erro, procurando, dentro desses princípios, o melhor para o Brasil e nossos irmãos brasileiros e não é contrariando o Evangelho que podemos contar com as bênçãos de Deus e proteção de nossa Mãe e Padroeira, a Imaculada Conceição.”

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, Bispo de Guarulhos-SP

Nota: O site Canto da Paz igualmente não se posiciona politicamente e nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato em especial. Como meio de comunicação católico tem o dever de mostrar fatos verídicos, e devidamente comprovados, orientando seus amigos e visitantes a votar em candidatos que não sejam contrários às leis de Deus.

 

   CLIQUE AQUI – CNBB apela a todos os brasileiros pela defesa da vida

    CLIQUE AQUI – Dilma Russef falta a debate na TV Católica

  

ASSISTA E REFLITA:

  Entrevista com o Presidente Lula

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Anônimo disse:

    Gostei muito desse artigo sobre a Dilma, realmente o povo deve conhecer mais essa pessoa pois na minha opinião ela é um perigo para a Igreja. Parabéns gostaria de receber em meu email mais artigo que esclareça mais essa questão. Não gostaria que meu email aparecesse nesse site. Que Deus a abençoe!

  2. Mirian disse:

    Sou católica, contra o aborto, que considero um crime abominável, e acho que a Igreja deve advertir seus fiéis contra a prática de tal ato. Porém, falar que os fiéis não votem em candidato que considere o aborto um problema de saúde pública, eis que as pessoas com menor poder aquisitivo o fazem com charlatões arriscando a própria vida, acho que não seria o caso.

  3. Heloisa de Loures dos Santos disse:

    Muito bom !
    Demonstra a coragem que nós católicos devemos ter em defender aquilo que Deus quer da humanidade.
    Heloisa.

  4. roodney disse:

    cadê meu comentário?

  5. Edna Vieira disse:

    Absurdo, sem nível, o maior desespero ,que esta senhora ,está prestes a governar o nosso País. então será o caus nacional. Acredito até que mereçamos, pois o brasileiro não tem memória ou finge, e votam. Vamos esperar, para ver, e acreditar, que acontecerá o melhor. A mulher não tem nem uma crença, vai para a onde o vento bater. Não é firme em nada.Não tem uma religião. Se diz cristã, não sei que cristão é este que não tem posiçao religiosa alguma.Obrigada.

  6. Carlos Leite disse:

    Sou, Catolico e defendo profundamento o direito a Vida .Tenho 52 anos ,casado e pai de tres filhos.Em minhas palestras sempre que posso digo que o Aborto é um crime , a mulher nao tem direito a decidir sobre a vida do outro .Um Bispo com todo respeito que tenho e vejo como um Pastor a guiar o seu rebanho, nao acho correto Tomar uma decisao pessoal e fazer campanha contra um candidato .A Igreja sempre prega que nao tem partido e eu acho correto, nem preferencia por nomes. Se tem alguem com autoridade para fazer campanha contra este ou aquela candidato ou partido deve ser respeitado a hierarquia da Igreja, No caso seria a CNBB, que por sinal nao se manifestou. Desculpe mas o Bispo está exagerando nas suas posiçoes . Paz e Bem !!

  7. jarbas disse:

    Sou cristão espírita e nos juntamente com irmãos das diversas religiões devemos vetar nosso voto nessa Ateia chamada Dilma sou contra o aborto

  8. Maria Goretti Perdigão disse:

    A Igreja como Mãe tem o direito e o dever de orientar seus filhos contra os valores da cultura da morte e deformidade da ética e moral, anunciando proféticamente as palavras do Senhor e as sua legítimas exigências que é a luta pela justiça, pela paz e santidade de seu povo. Tenho “orgulho” de ser católica; de fazer parte desta família de Deus em peregrinção para o verdadeiro e definitivo lar. Para isto, conto com a Sua Graça e Misericórdia! Deus seja Louvado!!!!!

  9. Elisabete Santos disse:

    Até que enfim temos alguém que não tem medo de falar a verdade. Concordo plenamente com Dom Luiz. Que Deus o abençoe e faça com que mais bispos e padres tenham a mesma coragem de denunciar e defender as coisas que são de Deus e abrir os olhos dos católicos que estão dormindo…

  10. Eu não gosto de política,vamos dobrar nossos joelhos,por que o inimigo está cada vez rondando as almas.Shalom.

  11. Anônimo disse:

    QUE O BOM DEUS NOS AJUDE PARA QUE ESSA CANDIDATA DO PT NÃO GANHE. É PRECISO GRITAR DE CIMA DOS TELHADOS, E CONTAR COM O ESFORÇO DE TODOS, IGREJA E CRISTÃOS PARA VENCERMOS ESSA BATALHA.

    MARIA LUCIA

  12. mara silvia belmiro disse:

    ´Foi ótimo, gostaria e subsidios para preparar as missas do mês de outubro , faço parte da equipe de litujrgia e tenho certeza que vai nos ajudar muito.

  13. angela disse:

    AGRADEÇO O esclarecimento,essa mulher não pode ser um representante do povo.Quem não defende a vida vai defender o que?

  14. Regina Cheli Costa disse:

    Obrigado por este video , pois temos que nos concientizar , que o pt nunca mais , não podemos nos calar , Deus com certeza conta conosco , Deus abençõe vocês obrigado

  15. Kle disse:

    Muito bom saber disso… Alias ninguem tem o direito de tirar a vida de ninguem, ainda mais um inocente que está no ventre sem poder se defender.
    Amo o site canto da paz.
    Parabéns por todas as matérias.

  16. VITAL BEZERRA disse:

    QUALQUER JUSTIFICATIVA PARA MATAR È QUERER ENGANAR-SE OU CONFUNDIR AS PESSOAS. SE OS CATÓLICOS TIVESSEM O MÍNIMO DE CONSCIÊNCIA CRISTÃ E NÃO FOSSEM ANALFABETOS POLITICAMENTE, NÃO ESTARIAM A DEFENDER E SEQUER PENSARIAM EM VOTAR NESSA CRIATURA. NO MAIS, ROGO A DEUS QUE TENHA MISERICÓRDIA DESSA SENHORA E DE TODOS AQUELES QUE IRÃO VOTAR NELA. SÃO UNS COITADOS!

  17. VITAL BEZERRA disse:

    EXCELENTE, OPORTUNO.PARABÉNS!

  18. RAIMUNDA SOARES disse:

    Sou católica, e sou contra o aborto, por que considero um crime abominável. É por isso que o mundo esta como esta, por que esses politicos só faz o que não presta e apoio a Igreja a advertir seus fiéis contra a prática de tal ato, e conscientizar não só os fies mas também toda a população a respeito do que irá acontecer e tambem o que diz a biblia, se a legalização do abordo for aprovada vai ser muitos e muitos crimes ao um ser indefeso e também muitas mulhers irão morrer devido ao abordo ilegal, ou seja, já é ilegal, por que esta ferindo a lei de Deus. Raimunda.

  19. sidnei jose de araujo disse:

    Até que enfim há uma postura da Igreja católica contra esta podridão que infelismente tem proliferado dentro da Igreja de forma deliberada por pessoas consagradas e ordenadas que infelismente da espaço a este grupo de menbros… que tem usado o altar e a igreja de Deus para deturbar a verdade e induzir os fiéis ao erro,é preciso verdadeiramente que nossos Pastores se identifiquem e se posicione em defesas de suas ovelhas, da familia e do povo de Deus.

  20. cristina pontes disse:

    Vocês não têm vergonha de se posicionar contra o presidente Lula, o primeiro presidente que colocou um pouco de dignidade na vida de milhões de brasileiros que viviam abaixo da linha de pobreza? A quem a igreja sempre ignorou. A vida de quem vocês defendem ? daqueles que ainda nem existem? E os milhares de famintos?
    Mas por outro lado não é de se admirar essa posição de vocês afinal de contas quantos índios foram mortos com a vossa bênção? quantos negros escravizados? e os negros nem podiam entrar em vossos templos? Que Jesus na sua infinita misericórdia tenha piedade de vocês.

  21. viviano disse:

    gostei muito desse comentario é a realidade se nos q confiamos em deus ñ tomar uma atitude esses candidatos vai ineglir a imagem de jesus com tanta coisa q ñ agrada a deus nos cristão devemos votar contra esses candidatosque querem aprovar o que ñ agrada ao senhor jesus cristo pesso a vcs q tem a consciencia ñ vote dilma por que ela esta contra a lei de deus

  22. Francisco disse:

    O bispo de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, provocou mal-estar na Igreja Católica. Em artigo publicado no site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o clérigo pedia aos fiés: “não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff”. O motivo, segundo o bispo, é a defesa da legalização do aborto apresenta em congressos do PT.

    Publicado na última segunda-feira, o artigo foi retirado nesta quinta da página da CNBB na internet. No texto, dom Bergonzini dizia: “Recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais ‘liberações’, independentemente do partido a que pertençam”.

    Procurada, a assessoria da CNBB disse anteriormente que o artigo expressava apenas opinião do autor. Mesmo assim, decidiu silenciar o bispo. A íntegra do documento também foi bloqueada no site da Diocese de Guarulhos.

  23. paulo de paula disse:

    CANDIDATA DILMA SE JESUS CRISTO ESTIVESSE AQUI ENTRE NÓS NA TERRA, VC LARGARIA TUDO E O SEGUIA?

  24. luana marques disse:

    Para sermos verdedeiro , é preciso dizer que serra ,já praticou atos sa favor do aborto quando era Ministro da Saude do FHC…. Mas quando é candidato nega…

  25. Denise disse:

    A Dilma vive com uma mulher de 23 anos, depois quer dar lição de moral da família, se nem uma família ela construiu.

  26. É FÁCIL ‘SER CATÓLICA”, DIFÍFIL MESMO É SER CONVICTA NO CATOLICISMO. RELIGIAO E POLITICA Ñ SE MISTURAM, MAS O QUE PREVALECE MESMO, É O BOM SENSO!

  27. Brito JR disse:

    “Arcebispo defende livre manifestação eleitoral de bispos que prega voto contra Dilma alegando que ela é a favor do aborto”

    Comungo com todos os irmãos Cristãos as palavras do nosso Cardeal Dom Odilo Scherer.

  28. Anônimo disse:

    Mas, então, deveríamos anular nossos votos? É isso que propõe o texto? Soube que o Sr. José Serra regulamentou a lei do aborto em 1998 quando era ministro da saúde e que seu partido também apresentou lei para a legalização total do aborto. Também seu Plano de Direitos Humanos previa o aborto. O que fazer?

  29. Anônimo disse:

    Vocês estão dizendo por acaso que Serra é cristão?

  30. Ruy de Souza Alves disse:

    Dom Luiz Gonzaga, bispo de Guarulhos fez o que devia fazer. Acho que a religião não deve participar da política, mas tem a OBRIGAÇÃO de orientar seus fiéis. A candidata Dilma é ATÉA confessa (video no Youtube).O PNDH3 é a maior atrocidade contra todas as religiões,principalmente a Católica.

  31. Nadir disse:

    Sou Cristã e parabenizo a Igreja Cristã de
    não permitir que candidatos “políticos” que não possui um comportamento Cristão ou seja de dupla personalidade governem o Brasil.

  32. Anônimo disse:

    … O Evangelho de hoje (Lc 18 9-14) precisa ser refletido por esses admiradores do bispo de Guarulhos, pois representam a parte mais detestável do catolicismo.Eu sou católica e vou votar é em Dilma que defende a vida de milhões de brasileiros que estão à margem e que Lula tem resgatado a auto-estima com suas políticas sociais. Eu quero Dilma para continuar o que Lula começou. Procurem ler a entrevista de Frei Beto… Eu me orgulho de ser uma católica que pensa como ele. Paz e Bem.

  33. Sidnei disse:

    … Deturpam as palavras do PAPA com intuito obscuro. SE o PAPA deu o tom de ser contra o ABORTO, não vote em nenhum dos dois…. (NORMA TÉCNICA feitas pelo JOSÉ SERRA para a prática do ABORTO). Não tem nada montado e nem tem nada editado. São matérias da época que você pode acessar e pesquisar nas datas para ter consciência antes de escrever essas idéias distorcidas…Cadê o resultado das investigações???? São 108 MILHÕES!!!! E aí?….

  34. O pior é o que fica ao final de tudo, ao encerrar das cortinas, mentiras e falsidades, os fins justificam os meios no afã de arregimentar votos. Ouvimos da própria boca de candidatos, proferido ser favoravel ao aborto, mas não só ao aborto, e sim ao fim das instituições e a democracia, e ficamos calados. Maior que o caso Aborto, é o PNDH3, assinado por Dilma Roussef. Ela realmente podera agora assinar qualquer documento dizendo que não assinara nada, SE ELEITA, favoravel ao aborto. Ela não precisa, pois já encaminharam a LEI toda para o congresso. Subestimão a nossa inteligencia, mas o resultado das urnas, será a resposta a Ateus, que proferem de sua própria boca, dúvidas sobre a existencia de Deus, que compromisso terão a favor da igreja, se nem em Deus confiam, a não ser para angariar votos…

  35. Francisco Borges Pereira disse:

    Lamentável sob todos os aspectos o ocorrido. Utilizaram-se de palavras soltas, para julgar condenar e executar uma sentença! Não lograram exito, pois não conseguiram impedir a eleição da candidata… Sou a favor da vida, portanto contra o aborto em todas as formas! No entanto, uma opinião “forçada de barra” como esta me faz refletir que espécie de igreja temos!

Deixe uma resposta