O Cristo de Deus – Evangelho Comentado

sexta-feira, junho 18, 2010

 

jesus cristo cruz segue-me evangelho comentado igreja catolica canto da paz 

12° Domingo do Tempo Comum – EVANGELHO COMENTADO

Evangelho: (Lc 9, 18-24) – Estando Jesus a orar a sós com os discípulos, perguntou-lhes: “Quem as multidões dizem que eu sou?” Responderam-lhe: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, que ressuscitou algum dos antigos profetas”. Perguntou-lhes então: “E vós, quem dizeis que eu sou?” – “O Cristo de Deus”, respondeu Pedro…

…Mas Jesus proibiu-lhes severamente falar disso a quem quer que fosse. E acrescentou: “O Filho do homem deve sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e escribas, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia”. E disse a todos: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará”.

COMENTÁRIO

Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo! Esta afirmação foi feita pelo Espírito Santo, através de Pedro. O evangelho deste Domingo sugere que nos deixemos guiar pelo Espírito. O dono de um coração aberto à Palavra de Deus entende e enxerga melhor, tem a mente sã e os olhos aguçados.

Jesus disse: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” As respostas foram várias. Também nós, em nossos dias, ouvimos muitas referências a respeito de Jesus. Dois mil anos depois e ainda o chamam de homem excepcional, grande mestre, o maior dos profetas. Muitos o conhecem por diversos títulos, porém, poucos o reconhecem como Verdadeiro Deus.

“Quem sou eu para vocês?” Se hoje Jesus nos dirigisse esta pergunta, o que diríamos? Certamente nossa resposta seria igualzinha àquela de Pedro, “Tu és o Messias, o Filho de Deus Vivo!” Sem pestanejar, gritaríamos essa frase feita.

Provavelmente, Jesus insistiria para obter uma resposta individual e concreta. Talvez dissesse, “é isso mesmo que você pensa, ou é o que você ouve desde pequenino na catequese, nas homilias e, até mesmo em aulas de teologia?” 

“Quero saber mais”, diria. “Quero uma resposta lá do fundo do coração: que influência eu exerço em sua vida e quais as mudanças que essa fé trouxe para a sua vida familiar, profissional e comunitária?” Diria ainda, “Só mais uma perguntinha, o que você tem feito para propagar essa verdade?”

O que responder? É bom estarmos preparados, pois certamente seremos cobrados. Somos batizados, somos Igreja, e como membros dessa Família temos que evangelizar, gritar com convicção, para que o mundo todo ouça que Jesus, o Verdadeiro Deus, está entre nós.

Feliz aquele que acredita e propaga o que o Pai do Céu revelou. Feliz aquele que assume a sua função na construção do Reino. Sejamos pedra, sejamos Pedro, homem de fé que, apesar dos seus momentos de covardia e de fraquezas, sabia humildemente arrepender-se e recomeçar tudo de novo.

Não faz muito tempo que o Haiti foi abalado por um terremoto. Em apenas quarenta e cinco segundos, centenas de prédios foram destruídos. Milhares de pessoas morreram, além das que ficaram feridas. Num piscar de olhos, milhares de famílias foram mutiladas.

Na preparação para a vida eterna enfrentamos terremotos, tempestades e ventos fortes. Se nossa fé não estiver alicerçada em uma base sólida e apoiada em pedra firme, certamente, tudo vem abaixo. Essa Base Sólida chama-se Jesus Cristo. Sem Ele, uma fração de segundo é suficiente para deixar-nos sob os escombros por toda eternidade.

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Jacqueline Nascimento disse:

    Adorei, como sempre,os evangelhos comentados serve para mim como um aprendizado de vida, pois busco refletir e procuro praticar, parabens a voces, pois tudo o que está escrito no site, serve para mim como aprendizado e estudo.
    Obrigada!

    Fiquem com Deuz!

  2. ANTONIO EDUARDO CARVALHO DA MOTA disse:

    Nossa como é lindo esses artigos comentados que voces nos passam, sou muito grato a voces todos, do Canto da Paz, e em especial por Katia Lima que nos envia, muitissimo obrigado………Bom eu gostaria de recebê-los sempre………..Parabéns Katia Lima (Canto da Paz)pela sua bomdade e isso é evangelizar……Abraço

  3. arnaldo disse:

    O Haiti é um refúgio de pessoas fortes, e acredito os mais crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo. As dificuldades são inúmeras, ainda mais com o terrível abalo que ali germinou. Note que uma de nossas mais adoráveis seguidoras, – espalhou com sua bondade – e fortificou-se com a Pastoral a fim de cuidar dos recém nascidos, e fazê-los ter uma oportunidade de respirar. Não esqueçamos que a sua fé – de Irmã Zilda -, foi inabalável. Creio que com essas palavras – digo :- não é feliz, em sua claridade, fazer menção à horrível tragédia (Haiti) com a mensuração da fé do Cristão. Arnaldo Alves de Souza Junior

  4. Infelizmente,a maioria,não quer nem saber de Cristo,muito menos dizer como São Pedro:TU ÉS O fILHO DE DEUS VIVO.Shalom.

  5. Paula disse:

    Antes de preparar as liturgias da comunidade onde participo, gosto muito de ler o evangelho comentado no site. São contribuições maravilhosas quanto as reflexões liturgicas. Obrigada pelo trabalho de vocês que contribui com nossos trabalhos aqui na comunidade de Santa Clara.Olimpia/SP
    Abraços

  6. CArlos Alberto Morais de Freitas disse:

    PRESCISO DE ARTIGOS SOBRE MARIOLOGIA,

    GRATO

Deixe uma resposta