Panis Angelicus – Corpus Christi

quarta-feira, junho 2, 2010

 

Temos a certeza de que você apreciará ouvir e meditar esta linda e tradicional música sobre a Eucaristia, "Panis Angelicus" (pronúncia: pânis angélicus).

The YouTube ID of oYbmiXtWCas&feature=player_embedded is invalid.

MÚSICA "PANIS ANGÉLICUS" COM TRADUÇÃO

EM LATIM  EM PORTUGUÊS
   
 Panis Angelicus   O Pão dos Anjos
 Panis angelicus  O Pão dos Anjos
 Fit panis hominum;  Torna-se Pão dos Homens;  
 Dat panis coelicus  O Pão do céu
 Figuris terminum.  Dá fim a todo símbolo antigo. 
 O res mirabilis!  Oh, coisa admirável!
 Manducat Dominum  Deus é o Alimento
   
 Pauper, Pauper,  do pobre, pobre,
 Servus et Humilis.  e humilde servidor.
 Pauper, Pauper,  do pobre, pobre,
 Servus et Humilis.  e humilde servidor.

 

Panis Angelicus é a penúltima estrofe do Hino escrito por Santo Tomás de Aquino para a Solenidade de Corpus Chisti, a qual se tornou música. Em 1872 Cesar Franck musicou esta estrofe para voz de tenor, harpa, violoncelo, órgão.

"A FESTA DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

1. O sentido da celebração

Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi. A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

Poderíamos perguntar se na Quinta-Feira Santa a Igreja já não faz esta memória da Eucaristia. Claro que sim! Mas na solenidade de Corpus Christi estão presentes outros fatores que justificam sua existência no calendário litúrgico anual. Em primeiro lugar, no tríduo pascal não é possível uma celebração festiva e alegre da Eucaristia. Em segundo lugar, a festa de Corpus Christi quer ser uma manifestação pública de fé na Eucaristia. Por isso o costume geral de fazer a procissão pelas ruas da cidade. Enfim, na solenidade de Corpus Christi, além da dimensão litúrgica, está presente o dado afetivo da devoção eucarística. O Povo de Deus encontra nesta data a possibilidade de manifestar seus sentimentos diante do Cristo que caminha no meio do Povo.

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Carlos Alberto Botelho Moniz disse:

    Sómente em Deus encontro a paz e a vida. O canto da paz é de inspiração divina e ajuda-me a fortalecer a minha fé. Bem hajam todos quantos integram essa obra maravilhosa de anuncio do Reino de Deus.

  2. mauricio disse:

    só não gostei porque não expuseram a partitura da música Panis Angélicus na sua originalidade. Da próxima vez façam isso, Ok?
    muito obrigado.

  3. Paulo Tavares Pável disse:

    Excelente, procurava a tradução de Panis Angelicus, e aqui a encontrei. Tudo que fala de Deus e da Igreja de Cristo, tem um valor imenso! Que Deus os abençõe! Obrigado por existir.

  4. Paulo Tavares Pável disse:

    Falou em Deus, falou tudo! Falou em Eucaristia, aí está nosso tesouro! Parabéns pelo artigo! Se nos leva a Deus, continue sempre! Que o Senhor lhe derrame copiosas
    bençãos e que a Santíssima Virgem Maria –
    lhe seja intercessora e advogada em todas
    as graças! Paulo

  5. william farid estefen disse:

    … mais do que uma interpretação , uma verdadeira manifestação alegórica da representação encarnatória !

  6. Adilson Pereira disse:

    NÃO só, a tradução da letra, do título desta obra, Maravilhosa, composta por Cesar Frank, Mas tbm a, Esplanação do verdadeiro significado do dia, do feriado de, Corpus Christi(A FESTA DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO-corpus christi).
    Pânis Angélicus.
    Parabéns, DEUS os Abençoem: hoje e Sempre.
    A Verdadeira…, Paz de Cristo, caríssimos irmãos.

Deixe uma resposta