Tecnologia a serviço da Igreja

sábado, maio 15, 2010

 

44.º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

(ano: 2010 – O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra.

era digital meios comunicacao social papa igreja catolica canto da paz

O Papel principal do sacerdote é anunciar a Palavra de Deus que se fez carne, homem, história; se tornando, de tal modo, sinal desta comunhão que Deus realiza com o homem. A eficácia deste ministério requer, contudo, que o sacerdote viva uma relação íntima com Deus, radicalizando-se num amor profundo e numa consciência viva das Sagradas Escrituras, "testemunho" em forma escrita da Palavra divina.

A mensagem pela 44ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais quer convidar, de modo particular, os sacerdotes, no período deste Ano Sacerdotal e depois a celebração da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a considerar os novos meios de comunicação como uma grande possibilidade de fonte para o seu ministério ao serviço da Palavra e quer dizer uma palavra de encorajamento afim que afrontem os desafios que nascem da nova cultura digital.

Os novos meios, de fato, se conhecidos e valorizados adequadamente, pode oferecer aos sacerdotes e a todos os agentes pastorais uma riqueza de dados e de conteúdos que antigamente eram de difícil acesso e facilitando formas de colaboração e de crescimento de comunhão inimaginável no passado. Graças aos novos meios, quem prega e anuncia o Verbo da vida pode chegar com as palavras, sons e imagens – verdadeira e específica gramática expressiva da cultura digital – a pessoas individualmente e a inteiras comunidades em cada continente, para criar novos espaços de conhecimento e de diálogo, chegando a propor e a realizar itinerários de comunhão. Se utilizados sabiamente, com a ajuda de profissionais em tecnologia e cultura de comunhão, os novos meios de comunicação poderão, assim, se tornarem para os sacerdotes e para todos os agentes pastorais um valioso e eficaz instrumento verdadeiro e profundo de evangelização e comunhão. Serão uma nova forma de evangelização para que Cristo avance pelos caminhos das nossas cidades e nas soleiras de nossas casas: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo." (Ap 3, 20)

………………………..

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter mirifica, 1963), está marcada na maioria dos países, por indicação do episcopado mundial, para o domingo precedente (anterior) a Pentecostes. Em geral, o anúncio do tema é divulgado no dia 29 de setembro, festa dos Arcanjos S. Miguel, S. Rafael e S. Gabriel, o qual foi designado Patrono dos radialistas. A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é publicada tradicionalmente em coincidência com a memória de S. Francisco de Sales, Patrono dos jornalistas (24 de janeiro), para permitir que as Conferências episcopais, os Escritórios diocesanos e as organizações que se ocupam de comunicação social tenham tempo suficiente para preparar subsídios audiovisuais e outros materiais destinados às celebrações a nível nacional e local.

(fonte: Vaticano – www.pccs.va)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Que os Arcanjos Miguel,Gabriel e Rafael,intercedam pelos radialistas,porque está triste a coisa,infelizmente o nivel está muito baixo.Shalom.

Deixe uma resposta