Faremos nele morada – Evangelho Comentado

sexta-feira, maio 7, 2010

 

6° Domingo da Páscoa – EVANGELHO COMENTADO

No final deste artigo você poderá ouvir o Evangelho comentado por Frei Gilson Frede, capuchinho.

Evangelho: (Jo 14, 23-29) – Jesus disse: "Se alguém me ama, guarda minha palavra; meu Pai o amará, viremos a ele e nele faremos morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras…

jesus cristo espirito santo paraclito nossa senhora igreja catolica canto da paz

…A palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos trará à memória tudo quanto eu vos disse.
Deixo-vos a paz, eu vos dou a minha paz. Eu vo-la dou não como o mundo a dá. Não fiqueis perturbados nem tenhais medo. Ouvistes que eu vos disse: eu vou, mas volto para vós. Se me amásseis, certamente haveríeis de alegrar-vos. Porque eu vou para junto do Pai, e o Pai é maior do que eu. Disse-vos agora estas coisas antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem.

COMENTÁRIO

Um grande abraço para você mãe, neste dia todo seu! Também para você que vive a Palavra de Deus. Você que é Templo do Espírito Santo e que faz do seu coração Morada da Santíssima Trindade. É tão bonita esta forma de cumprimentar as pessoas e, é uma pena não nos sentirmos dignos desta saudação. Não costumamos levar a sério tudo isso que dissemos.

Parece um amontoado de palavras bonitas e nada mais, no entanto, foi o próprio Jesus quem disse essas verdades. Dá a impressão que essas palavras não foram dirigidas para nós e que essa mensagem é endereçada somente aos sacerdotes, religiosos e religiosas.

Todos somos dignos, foi para isso que Deus enviou seu próprio Filho, para restituir a vida e devolver a dignidade. Deus, em toda sua plenitude, quer estar próximo dos seus filhos, quer habitar em cada um dos corações.

Este Evangelho é continuação do domingo passado, Jesus está no cenáculo, preparando o coração dos seus discípulos para a sua partida. Trata-se de uma despedida, e como todas as despedidas, esse momento é carregado de emoção. Os discípulos amam o Mestre e não querem nem pensar em separação.
"Se vocês me amassem, ficariam alegres com a minha partida para junto do Pai". Por essa frase dá para perceber como pensamos e agimos de forma totalmente contrária a Deus. Quem ama de verdade, se satisfaz com a felicidade do outro. Renuncia até mesmo ao convívio e a proximidade.

Amor sacrifício, amor renúncia, um amor que para ser vivido plenamente, chega a trazer dissabores. Não dá para entender e, muito menos para aceitar um amor assim. O amor que pensamos conhecer só traz satisfação e alegria, nunca traz contrariedades. É o chamado amor unilateral, nunca é dividido.

O amor se complementa na doação. Quanto mais distribuímos, mais recebemos. Os matemáticos que se deixarem levar pela lógica, dificilmente entenderão esta verdade: "A matemática divina ensina que o amor é uma coisa que se multiplica, quando a dividimos".

O amor deve ser a principal ocupação do cristão e seu único objetivo nesta vida. Quem vive o amor, está vivendo a Palavra de Deus. Esse é o Novo Mandamento, o verdadeiro discípulo testemunha o amor de Deus, através do seu amor ao próximo.

O Espírito Consolador vai estar permanentemente nos lembrado, cobrando atitudes corajosas para mudar e excluir tudo que oprime e divide. Lembrará também que seremos julgados de acordo com o bom uso que fizermos dos nossos dotes e dos nossos dons, em favor dos necessitados.

O cristão é o mensageiro da paz. Essa mesma Paz que Jesus, não só desejou como realmente deu, aos seus discípulos. Uma paz verdadeira, que nasce na união e se fortifica através da procura constante da verdade, da justiça e da partilha. Quem procura amor encontra Paz, porque a Paz é fruto do Amor.

"Quem me ama guarda minhas Palavras e, Eu e o Pai faremos nele a nossa morada". Viu como é fácil? Basta amar para ser um Templo Vivo de Deus! Jesus diz para não se intimidar nem se perturbar, entretanto lembra também que ninguém pode dizer que ama a Deus que não vê se não ama o irmão, tão próximo e tão necessitado.

Eis aqui mais um bom motivo para vivermos a caridade: Jesus termina dizendo que vai ao Pai, mas voltará…

(fonte: www.miliciadaimacula.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. ir eunice disse:

    Para mim que estou em missao sao muito importantes os artigos de reflexao e evangelizacao. Gostei e esta dando vida ao nosso grupo com as leituras das reflexoes e as falas das homilias.
    agradeco por isso.
    continue firme na caminhada para Deus nos ajudando a evangelizar com artigos que arrastam com humildade na apresentacao.

  2. Francisca das Graças Silveira de Almeida disse:

    ARTIGO maravilhoso! Cada vez que eu recebo os seus artigos, vivo a Palavra de Deus em toda sua plenitude. EU amo amar o AMOR, o Amor de Deus para conosco é ilimitado. Portanto, sejamos ilimitados também no amor para com os nossos irmãos, e porque não amarmos também os animais que são criaturas de Deus. Vamos amar incondicionalmente a NATUREZA, pois, a natureza é o retrato de Deus nosso Pai, encarnado em todos nós. Obrigada

  3. wilson lopes disse:

    gostei d + do artigo, parabéns e continue escrevendo artigos dessa grandeza q vem enriquecer a nossa caminhada d filhos amados do pai,q o espírito santo te capacite cada vez mais para continuar com esse trabalho maravilhoso.um abraço fraterno e q Deus te abencõe.

  4. joao freitas disse:

    Eu gosto muito da frase “quanto mais distribuimos mais recebemos” Sim este é a matematica e logica divina que desconhecemos. É muito contrariuo do que a logica humana.
    Muito obrigado pela reflexão.

  5. Eu sou tão grata a minha mãe Itália,foi ela que me ensinou o Caminho,e hoje meu coração é morada da Santíssima Trindade,e eu sou templo do Espírito Santo.Amém.Shalom.

  6. Jorge Lorente disse:

    Foi muito gratificante para mim encontrar casualmente estes diversos comentários. São reflexões que utilizo em meu programa dominical e que posteriormente são postadas em diversos sites.
    Que Deus abençoe a Katia, toda equipe e de modo especial, você internauta.
    Jorge Lorente

Deixe uma resposta