Participe da Semana Santa

quarta-feira, março 31, 2010

 

jesus cristo ressurreicao pascoa ovos chocolate presentes igreja catolica canto da paz 

O significado da Páscoa Hoje

Estamos vivenciando a semana santa, na qual se celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O tríduo pascal (Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo) . Momento de grande manifestação religiosa, devoção e piedade para os católicos de todo o mundo, em que as igrejas lotam de pessoas que participam com especial devoção e amor de todas as celebrações.

A Páscoa com toda certeza é a maior de todas as festas do calendário litúrgico da igreja, pois ela o centro e ápice da fé cristã. È fonte de vida, que leva à renovação, transformação de cada um. Momento de sair do egoísmo, que impede a prática da caridade e do amor.

O que entristece profundamente é ver na ocasião da semana santa, nas paróquias, que na Sexta-Feira Santa, as igrejas lotam: muitos vão às procissões com piedade. Porém quando chega o Sábado, a missa da Ressurreição do Senhor poucos participam.

Não se pode ficar no sepulcro; deve-se ressuscitar com o Cristo. Lógico que a cultura e a religiosidade popular brasileira levam as pessoas se compadecerem e a se configurarem ao sofrimento de Jesus; mas, Ele ressuscitou e vive e deve-se ressuscitar com Ele também.

A Páscoa é muito mais do que ovos de chocolate, decorados e saborosos; do que lindos almoços em família, com ceias fartas: é a luta de homem–Deus que busca uma vida melhor para o seu povo.

È semana, de entrega, de amor, é busca do significado da vida. Mas principalmente vida nova. Para dar vida nova a todos os homens e mulheres que são marginalizados, colocados de lado numa sociedade consumista que só vê seus próprios interesses.

Ressurreição é oportunidade de uma vida nova, que se estende até um outro mundo. A eternidade. Que já começa agora. È escatológica. È o já ainda não da salvação.

O verdadeiro significado da semana santa é este: paixão, morte, mas principalmente ressurreição; é ter a oportunidade de uma vida nova, em que possa imperar a partilha, o amor, a fraternidade. È uma nova chance de viver. Aproveitemos isso.

(fonte: www.parsantacruz.org.br/ autor: Eduardo Rocha Quintella)

PARTICIPE DAS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Conceição disse:

    Salve irmãos em Cristo,

    A Páscoa é a luta cotidiana, é a busca da transformação para construir dias melhores para a si e para a comunidade que o cerca. Estamos no tempo forte de reflexão e mudanças de atitude. Aproveitemos da Graça de Deus que mais uma vez se faz homem para gentilmente nos mostrar o caminho da salvação. Feliz Pascoa!

  2. MARIA LUIZA MEIRELLES disse:

    PARA CADA AMIGO QUE EU CONHEÇO EU EVANJELHIZEI NA QUARESMA E INICIEI NA SEMANA SANTA COM TUDO QUE EU RECEBÍ DE VOCÊS .SEI QUE FOI POR INTERMEDIO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.O QUE EU PUDE FAZER EU FIZ E FAREI PARA EVANJELHIZAR PRINCIPALMENTE A MINHA FAMILIA.
    OBRIGADA POR VOCÊS SEREM O ESTRUMENTO DE MINHA AÇAÕ.
    MARIA LIUIZA.

  3. Na Semana Santa que a gente vê que temos que ter esperança de um mundo melhor,porque cada Semana Santa as Igrejas estão cada vez mais lotadas.Amém.Shalom.

Deixe uma resposta