Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?

sábado, março 20, 2010

 

Você sabe o significado do Coelho e dos ovos de Páscoa?

Acabei de voltar do supermercado. Nem bem começou a quaresma e já estavam montando montanhas de ovos e coelhos de chocolate. Impossível dizer não para nossas crianças. Todos querem ganhar um coelhinho… nem que seja pequeno.

O que fazer? Sugiro que você nesta páscoacoelhos e ovos moderadamente para seus amigos e familiares. Mas não deixe de explicar o significado.

Desde os tempos mais antigos, antes mesmo do cristianismo, no antigo Egito, o coelho já era visto como símbolo da fertilidade. Os judeus assumiram este símbolo. Porém ele não está na Bíblia.

O cristianismo deu novo significado à páscoa judaica. Agora entendemos páscoa como a celebração da ressurreição de Jesus. Aos poucos a cultura popular foi adotando o coelho como um dos símbolos da ressurreição, pois diz a crença popular que este animal é um dos primeiros que acorda. Ora a ressurreição teria acontecido de madrugada. Coelhos madrugadores seriam as testemunhas do maior milagre da história.

E o ovo? Não é difícil explicar. Além de representar a vida, um novo nascimento, o ovo é símbolo do Cristo que rompe a pedra do sepulcro, assim como a ave precisa romper a casca do ovo para nascer.

Nesta páscoa vamos aproveitar o tempo entre uma compra e outra no supermercado para dar catequese para nossas crianças.

(fonte: http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/2010/02/19/voce-sabe-o-significado-do-coelho-e-dos-ovos-de-pascoa/  –  autor: Padre Joãozinho, SCJ)

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. lucia de souza mariuba disse:

    Meus queridos,sou missionaria.Quero dizer que amei deste artigo,gostaria que fosse pulicado mais vezes,vou tirar varias cópias e sair distribuindo em vário lugares é uma forma de evangelhizaçao. Parabéns.Lúcia

  2. Therezinha Barros da Silva disse:

    A cada semana, aproveito o Artigo sobre o Comentário do Evangelho do Domingo para, juntamente com 8 (oit) a 12 (doze) casais, procedermos à reflexão numa afirmação cristão do viver e do conviver humano à luz dos ensinamentos do Mestre dos Mestres. Sou Missionária Leiga, já contando com 82 anos, e meu trabalho de evangelização consiste em pregar pela palavra escrita (escrevo semanalmente para um Jornal do interior de São Paulo) e atividades de grupos em minha residência. Louvo a Deus juntamente com vocês cque temos a intenção de construir e reconstruir vidas pela palavra escrita.
    Therezinha

  3. Tamyres disse:

    Parabéns mais uma vez a esta equipe abençoada!
    Adorei o artigo desta semana, curto , simples e bem objetivo.
    Irei aproveitar muito dele!

    Parabéns mais uma vez!!!

  4. judite disse:

    eu só tenho que agradecer! pois estou aprendendo muito com esses artigos que chegam no meu e-mail. e passo a diante. e também me ajuda muito na minha comunidade xeros a todos que trabalham ai. amo vcs

  5. marcelo disse:

    bastante interessante, para que não esqueçamos do verdadeiro significado da páscoa que é a Ressurreição nosso Senhor Jesus! e assim possamos catequizar sempre não só as crianças mais a todos!! as pessoas deixaram que o sentido da semana santa passasse despercebido curtindo em festas mundanas se dispersando do principal que é um tempo de Reflexão interiorização e Oração em espera do Cristo Ressuscitado! e nós como cristãos católicos devemos assumir esse papel de evangelizar.
    parabens!

  6. o meu nome e bianca eu sou crianca, idade 10 anos brigado pra voces feliz de pascoa

  7. Infelizmente a maioria das pessoas são incrédulas,as pessoas não querem saber se terminou a quaresma,eles querem ganhar,nem sei se eles sabem o que quer dizer quaresma! Shalom.

Deixe uma resposta