A beleza da Coroa do Advento

sábado, dezembro 19, 2009

CONTINUAÇÃO

RECOMENDAÇÕES

É preciso manter os elementos essenciais (forma circular, ramagem natural, quatro velas). Sem eles, a coroa perde sua característica, deixando de ser a coroa do Advento.

Não utilizar elementos artificiais! Folhagens de papel ou de plástico e pisca-pisca não são símbolos, pois não são verdadeiros. Para Deus, apenas o natural, o belo, o verdadeiro.

E preciso ritualizar! Fazer um bonito rito de acendimento, como o proposto abaixo. Sem ritualizar, a coroa se tornará apenas um belo enfeite… (veja o rito que propomos no quadro abaixo).

RELEITURA

No Brasil, o Advento acontece em pleno verão. quando a luz do sol e o calor estão em seu ponto máximo de atuação. Bem diferente de onde surgiu a coroa. Muitas folhagens, por aqui, criam cores diferentes justamente por causa da luz do sol.

Quando plantadas na sombra, elas permanecem verdes. Usar este tipo de ramagem evocaria bastante nossa vegetação e enraizaria este belo símbolo do Advento!

RITO DE ACENDIMENTO DA COROA DO ADVENTO

Alguém da coroa se aproxima com uma pequena vela acesa – no lugar de fósforos, isqueiros etc. – e acende a vela correspondente.

Até aqui o grupo de canto pode entoar um mantra: “Senhor, nós te esperamos!”, ou “Teu sol não se apagará”, ou outro.

Quando já tiver acendido a vela, o canto é interrompido e a pessoa bendiz a Deus dizendo:

Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho. a quem esperamos com toda ternura do coração. Amém.

(Todos cantam novamente o refrão.)

Obs.: O Bendito seja feito com expressividade. A pessoa que acende a vela e bendiz a Deus o faça erguendo os braços, olhar dirigido para Deus e coração em sintonia com a oração. Decorar o texto é essencial!

(fonte: http://www.loreto.org.br/dez2005_advento.asp  –  Jornal Opinião – Pe. Danilo César do Santos Lima  –  texto com pequenos acréscimos para um melhor entendimento do leitor leigo)

  PARA SABER MUITO MAIS SOBRE O ADVENTO, CLIQUE AQUI

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Jose Augusto disse:

    Todos os artigos de voces são maravilhosos, continuem sempre assim!Amém

  2. maria alice alves de oliveira disse:

    Este site em si,é todo maravilhoso,nos deixa atualizados e me esclarece muitas duvidas.Obrigado a todos e um grande abraço

  3. JOSÉ CARLOS BARBOSA disse:

    Como é gratificante ler e ouvir seus comentários os textos bíblicos de cada fim de semana litúrgico. Enriquecem nossas almas e nos preparam espiritualmente para viver bem todos os dias da semana. Muito obrigado, freis franciscanos.!!!Continuem a nos brindar com suas reflexões teológicas de fácil entendimento. Valeu!
    De São José do Alegre,sul de Minas,
    Prof. JCBarbosa

Deixe uma resposta