Quem vos der um copo de água… – Evangelho Comentado

sábado, setembro 26, 2009

 

Evangelho: (Mc 9, 38-43.45.47-48) – 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM

copo agua evangelho comentado jesus cristo
(pedra de moinho)

"João disse: “Mestre, vimos alguém expulsar o inimigo em teu nome e o proibimos, porque não nos segue”. Jesus, porém, disse: “Não o proibais, pois não há ninguém que faça um milagre em meu nome e fale mal de mim. Quem não está contra nós está a nosso favor.
E quem vos der um copo de água porque sois de Cristo, em verdade vos digo, não perderá sua recompensa. E quem escandalizar um destes pequeninos que crêem, melhor seria para ele se lhe atassem uma pedra de moinho ao pescoço e o jogassem no mar. Se tua mão for para ti ocasião de pecado, corta-a.
É melhor entrares na vida aleijado do que com duas mãos ires para o inferno. Se teu pé for para ti ocasião de pecado, corta-o. É melhor entrares na vida coxo do que com dois pés seres jogado no inferno. E se teu olho for para ti ocasião de pecado, arranca-o. É melhor entrares com um só olho no reino de Deus do que com dois seres lançado no inferno, onde o verme não morre e o fogo não se apaga."

COMENTÁRIO

Neste Evangelho encontramos algo ainda muito comum em nossos dias. Nos deparamos com os discípulos de Jesus proibindo um homem de curar as pessoas, por não pertencer ao grupo. Já pensou? Não podia fazer o bem, por não pertencer ao seleto grupo de apóstolos.

Convém notar que eles dizem “ele não nos segue”. Não disseram que o homem não seguia a Jesus, mas sim que não seguia a eles, seus discípulos. Isso mostra como ninguém está livre do orgulho e da presunção. Até os apóstolos de Jesus foram contaminados pelo orgulho, pela prepotência.

Sabiam que se tratava uma boa obra, no entanto, procuraram desmerecê-la, pois o homem não pertencia à comunidade. Da forma como agiram, dá a impressão que fazer o bem é uma exclusividade de determinado grupo ou pastoral.

Como dissemos, esse fato não é incomum. Infelizmente, milhares de discípulos, que se autodenominam cristãos, fingem não enxergar, procuram ignorar e minimizar o bem praticado por alguém que não pertença a sua igreja ou não professe a sua fé.

É importante lembrar dos privilégios que nossa religião nos traz: nós temos uma Mãe que nos ama e que intercede por nós. Temos os Sacramentos, em particular o Sacramento da Eucaristia, alimento na caminhada. Temos coisas maravilhosas! Jesus nos deixou tantas coisas boas, que se torna difícil enumerá-las.

No entanto, sem perder sua identidade e sua crença, o verdadeiro cristão deve também se alegrar ao encontrar alguém, noutra religião, praticando o bem, lutando por um mundo melhor, com exemplos de generosidade, religiosidade, tolerância, respeito e amor ao próximo.

Jesus disse: “Quem trabalha em benefício do irmão, é dos nossos. Ninguém faz nada em meu nome e depois fala mal de mim”. É hora de aceitar o convite do Mestre para abrir os olhos do coração e enxergar o bem onde quer que se encontre.

Em setembro, o mundo celebra o dia internacional da paz. Representantes de diversas religiões se encontram para falar de amor, para falar de paz. É o respeito que está presente, tornando realidade o diálogo ecumênico entre irmãos.

Ecumenismo significa convivência pacífica, proximidade, diálogo e respeito. Não precisamos, não podemos, e nem devemos mudar nossas convicções, nem tentar forçar mudanças nos outros. O diálogo inter-religioso deve servir para aproximar, para ressaltar as coisas comuns e nos fazer tolerantes nas divergências.

É importante lembrar, e sempre por em prática estas palavras: “A certeza de que estamos no caminho certo, não deve servir de pretexto para afirmar que nosso caminho é o único!”

Jesus encerra seu Evangelho advertindo sobre o dano que provoca o escândalo, causado aos pequenos. Os pequenos que Jesus se refere, não são necessariamente as crianças, mas sim aquelas pessoas fracas na fé e que estão caminhando seus primeiros passos em direção ao Mestre. Ai daqueles que provocar seu afastamento da fé no Cristo Ressuscitado.

Vamos levar para as nossas comunidades esta Boa Notícia: se acolhermos com muito amor os renegados e excluídos, se as portas das nossas comunidades se abrirem para acolher aqueles que erraram e que procuram a reconciliação, estaremos trazendo para o caminho certo os filhos prediletos de Deus.

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. hernandes aparecido rodrigues disse:

    gostei muito do evangelho comentado, seu ministro da palavra e esta me ajudando muito na minha celebração. esta otimo..

  2. custódia da Costa Santos disse:

    O Evangelho é uma descoberta constante. Tantas vezes meditei esta passagem e nunca tinha meditado entre, ” nos seguir e seguir Jesus”! Coisas muito diferentes. Obrigada Senhor, porque nos fazes descobrir as gotinhas do Teu Reino

  3. joao freitas disse:

    Este artigo ajuda-me a comprender mais claro sobre o evangelho. Ele educa-me a ser bom catolico, respeitar irmaos de outras religioes. Muito obrigado.

Deixe uma resposta