São Cosme e São Damião, médicos

quinta-feira, setembro 24, 2009

 

balas criancas doces festa

São Cosme e São Damião, patronos dos cirurgiões

São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, no dia 27 de setembro já se celebra o dia de São Vicente de Paulo.

Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.

Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".

Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.

Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.

Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS – Cosme e Damião.

Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada por documentos históricos. Uma das fontes relata que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.

Segundo outra versão, na primeira tentativa de matá-los, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Milagres e cura

Conta-se que eram sempre confiantes em Deus, que oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres".  (fonte: pt.wikipedia.org – com modificações)

Sincretismo brasileiro

O sincretismo (mistura de religiões) brasileiro fez com que os santos católicos, Cosme e Damião, fossem associados a religiões de origem africana. Também houve erradamente o acréscimo de um terceiro irmão, que na verdade nunca existiu, chamado "Doúm" (dois em um, já que eram gêmeos).
 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. eu adorei esse canto depaz amen

  2. Valéria disse:

    Gostei muito do artigo, porém como leiga, tenho uma dúvida: Para nós,católicos,convém participar da comemoração de Cosme e Damião distribuindo guloseimas? Podemos comer tbm essas guloseimas? Ou devemos nos abster delas? Por favor, o que nossa Igreja nos diz?Obrigada pela atenção
    um abraço

  3. cantodapaz disse:

    *** Valéria, Cosme e Damião são santos e, portanto, da Igreja Católica. Não há qualquer problema em comer doces e distribuir doces para as crianças, desde que não haja qualquer conotação a mais, fora do que ensina a Igreja Católica. ***

  4. LUCIENE MORAES disse:

    peço saude e proteção pra mim e minha filha drielle moraes,peço pelos nossos sonhos e desejos,peço pelas nossas vidas material,sentimental,fisica e espiritual,amém luciene moraes

Deixe uma resposta