16c. O Testemunho das Fontes Franciscanas

sábado, setembro 19, 2009

 

The YouTube ID of qzvtJcpZY7I&feature=PlayList&p=C3069A96D91C98B9&playnext=1&playnext_from=PL&index=12 is invalid.

O TESTEMUNHO DAS FONTES FRANCISCANAS SOBRE OS ESTIGMAS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Dos "Fioretti" – Terceira consideração dos Sacrossantos Estigmas

"Um dia, no princípio de sua conversão, ele rezava na solidão e, arrebatado por seu fervor, estava totalmente absorto em Deus e lhe apareceu o Cristo Crucificado. Com esta visão, sua alma se comoveu e a lembrança da Paixão de Cristo penetrou nele tão profundamente que, a partir deste momento, era-lhe quase impossível reprimir o pranto e suspiros quando começava a pensar no Crucificado".

testemunho fontes franciscanas sao francisco de assis jesus cristo crucificado

E rezava:

"Ó Senhor, meu Jesus Cristo, duas graças eu te peço que me faças, antes de eu morrer: a primeira é que, em vida, eu sinta na alma e no corpo, tanto quanto possível, aquelas dores que tu, doce Jesus, suportaste na hora da tua dolorosa Paixão.

A segunda, é que eu sinta, no meu coração, tanto quanto for possível, aquele excessivo amor, do qual tu, filho de Deus, estavas inflamado, para voluntariamente suportar uma tal Paixão por nós pecadores".

Da Legenda Menor de São Boaventura, Capítulo 6

"Francisco era um fiel servidor de Cristo. Dois anos antes de sua morte, havendo iniciado um retiro de Quaresma em honra de São Miguel num monte muito alto chamado Alverne, sentiu com maior abundância do que nunca a suavidade da contemplação celeste. Transportado até Deus num fogo de amor seráfico, e transformado por uma profunda compaixão n’Aquele que, em seus extremos de amor, quis ser crucificado, orava certa manhã numa das partes do monte.

Aproximava-se a festa da Exaltação da Santa Cruz, quando ele viu descer do alto do céu, um serafim de seis asas flamejantes, o qual, num rápido vôo, chegou perto do lugar onde estava o homem de Deus. O personagem apareceu-lhe não apenas munido de asas, mas também crucificado, mãos e pés estendidos e atados a uma cruz. Duas asas elevaram-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para o vôo, e as duas últimas cobriam-lhe o corpo.

Tal aparição deixou Francisco mergulhado num profundo êxtase, enquanto em sua alma se mesclavam a tristeza e a alegria: uma alegria transbordante ao contemplar a Cristo que se lhe manifestava de uma maneira tão milagrosa e familiar, mas ao mesmo tempo uma dor imensa, pois a visão da cruz transpassava sua alma como uma espada de dor e de compaixão.

Aquele que assim externamente aparecia o iluminava também internamente. Francisco compreendeu então que os sofrimentos da paixão de modo algum podem atingir um serafim que é um espírito imortal. Mas essa visão lhe fora concedida para lhe ensinar que não era o martírio do corpo, mas o amor a incendiar sua alma que deveria transformá-lo, tornando-o semelhante a Jesus crucificado.

Após uma conversação familiar, que nunca foi revelada aos outros, desapareceu aquela visão, deixando-lhe o coração inflamado de um ardor seráfico e imprimindo-lhe na carne a semelhança externa com o Crucificado, como a marca de um sinete deixado na cera que o calor do fogo faz derreter.

Logo começaram a aparecer em suas mãos e pés as marcas dos cravos. Via-se a cabeça desses cravos na palma da mão e no dorso dos pés; a ponta saía do outro lado. O lado direito estava marcado com uma chaga vermelha, feita por lança; da ferida corria abundante sangue. Frequentemente, molhando as roupas internas e a túnica. Fui informado disso por pessoas que viram os estigmas com os próprios olhos.

Os irmãos encarregados de lavar suas roupas, constataram com toda segurança que o servo de Deus trazia, em seu lado bem como nas mãos e pés, a marca real de sua semelhança com o Crucificado".

Tomás de Celano – Vida II, 211

"Francisco já tinha morrido para o mundo, mas Cristo estava vivo nele. As delícias do mundo eram uma cruz para ele, porque levava a cruz enraizada em seu coração. Por isso fulgiam exteriormente em sua carne os estigmas, cuja raiz tinha penetrado profundamente em seu coração".

(http://www.franciscanos.org.br/v3/carisma/especiais/2009/chagas_2009/testfontes.php)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. ANETE MARIA DOS SANTOS disse:

    PAZ E BEM
    ESTA SENDO ÓTIMO RECEBER ESTE E-MAIL DE VOÇES
    NOS DIAS 1,2,3 E 4 DE OUTUBRO É A FESTA DE SÃO FRANCICO, SOU CATEQUISTA DA SEMENTINHA
    SE PUDEREM ME MANDAR ALGUMA COISA DA LINGUAGEM
    DELES SAO CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS.
    UM ABRAÇO
    ANETE

  2. João Carlos de Oliveira disse:

    A minha opinião sobre esse artigo é a seguinte: Eu gosto muito de ler esses artigos sempre que tenho tempo. Sou católico e atuo na comunidade como ministro da palavra e sempre que o Padre não vem eu tenho que celebrar.

  3. gisele rosa leao disse:

    fico muito feliz ao receber seus e-mails.leio e medito profundamente,ja o tenho na lista de favoritos .quanto ao artigo achei maravilhoso,pois,sempre aprendo com voces.muita paz,com jesus e maria.

  4. LINDEMBERG disse:

    ESTOU FELIZ QUE EXISTA PESSOAS QUE NOS MOSTRA TANTO AMOR VERDADEIRO. ESTE ARTIGO VEM NOS LEMBRAR DE SERMOS IRMÃOS DE TODOS OS SERES VIVOS,EM ESPECIAL DOS QUE SE DIZEM HUMANOS E VIVEM TORTURANDO OS OUTROS E FALA QUE É CRISTÃO. PARABENS A TODOS OU A QUELE QUE TEVE O BOM GOSTO DE COLOCAR PARA APRECIAÇÃO DAS COMUNIDADES. PAZ E BEM.

  5. Anônimo disse:

    Achei Excelente este topico!! meus parabens por este grande post, Adorei tambem o modelo aqui neste vosso site

  6. Maria das Graças Nazario disse:

    SOU APAIXONADA POR TUDO QUE DIZ RESPEITO A SÃO FRANCISCO. SOU SEGUIDORA DE SEU CARISMA.FIQUEI MUITO FELIZ COM ESTE ARTIGO. PAZ E BEM!

Deixe uma resposta