Conhecendo os números da Bíblia

sábado, agosto 22, 2009

 

conhecendo numeros biblia significado exegese jesus cristo

NÚMEROS NA BÍBLICA

Conhecendo os números da Bíblia

Devemos observar que na Bíblia os números nem sempre têm um significado exato, como nós entendemos hoje, mas sim um significado simbólico, veja alguns exemplos:

3 = significa repetição, um número próprio de Deus (três vezes santo);

4 = significa totalidade;

6 = é um número imperfeito, o número do inimigo é 666 (Ap. 13,18: três vezes seis);

7 = é um número perfeito, é a soma de 3 + 4; é muito usado na Bíblia;

10 = pode ser positivo e negativo, temos 10 pragas, porém temos os 10 mandamentos;

12 = é um número de escolha; é 3 x 4: Doze tribos; Doze Apóstolos…

40 = é o tempo necessário de penitência para a preparação de algo muito importante, (dilúvio durou 40 dias, no deserto o povo ficou 40 dias, Jesus passa 40 dias no deserto, quando alguém fazia algo errado levava 40 chicotadas (cf. 2Cor 11,24);

 

1a Citação – Gn 29,15 (Livro do Gênesis, capítulo 29, versículo 15)

– Aqui nós fechamos o quadro dos Patriarcas e Matriarcas da nossa fé;

– Nossos Patriarcas são: Abraão, Isaac e Jacó;

– Nossas Matriarcas são: Sara, Rebeca, Lia e Raquel;

– Jacó irá ter com Lia e Raquel e suas duas servas 12 filhos (que darão os nomes às Doze tribos na Terra Prometida);

– Lembrando que 12 é um número de escolha.

 

2a Citação – Ex 1 (Livro do Êxodo, capítulo 1)

– Iniciamos o estudo do segundo livro da Bíblia e aqui continua a ação de Deus com escolha e chamados para a missão;

– Segundo alguns biblistas, já o Gênesis seria uma seqüência de ações de Deus onde Ele sempre faz a opção pelo mais fraco, em detrimento do mais forte ou do mais velho que a principio teria o direito: Abel mais novo em vez de Caim, que é o primogênito; Isaac e não Ismael, que nasceu antes e também era filho de Abraão; Jacó no lugar de Esaú, que era o primogênito; José e Benjamin prediletos a Ruben, o mais velho dos irmãos; Raquel em vez de Lia, que era a primeira mulher de Jacó; os últimos filhos de Jacó (José e Benjamin) são mais queridos que os mais velhos; etc. Este tipo de ação de Deus resultará na mais espetacular opção feita por Deus: vai escolher o mais pequenino dos povos da terra para fazer dele o seu povo (cf. Ex 3,7-10; Dt 7,7-8) e com este povo fazer a sua história.

– Êxodo significa saída;

– Este livro começa com uma entrada e não uma saída. Relata o nome dos descendentes dos Patriarcas que entraram no Egito;

– Foi neste período que foram construídas as pirâmides do Egito através do trabalho forçado/duro também do povo hebreu, com isso os egípcios tornaram amarga a vida do povo hebreu com uma dura escravidão e duros trabalhos;

– No texto de Ex 1,15-22, o rei do Egito ordenou que fossem mortos todos os meninos que nascessem do povo hebreu e se fosse menina, deixasse viver. Porém as parteiras temeram a Deus e não cumpriram esta ordem dizendo cuma pequena mentira. Mesmo assim, o rei ordenou que jogasse no rio Nilo todo menino que nascesse.

 

3a Citação – Ex 2 (Livro do Êxodo, capítulo 2)

– Moisés significa “aquele que foi salvo das águas”;

– Aqui, novamente aparecem várias vezes a palavra “criança” e “menino”;

– Moisés teve apenas uma mulher: Séfora;

– No Livro do Êxodo, o sogro de Moisés tem dois nomes: Ragüel (2,18) ou Jetro (3,1; 18,1), ele era um sacerdote de Madiã;

– A idéia de sacerdócio no Antigo Testamento é bem diferente do Novo Testamento;

– Um novo rei assume como Faraó, e o povo hebreu gemeu pelo peso da escravidão e Deus lembrou da Aliança que havia feito com Abraão, Isaac e Jacó e também viu as condições do povo de Israel e levou em consideração.

 

4a Citação – Ex 3 (Livro do Êxodo, capítulo 3)

– Moisés vai para a montanha de Deus;

– Moisés consegue ver num fenômeno da natureza a presença de Deus;

– Deus diz a Moisés que a terra onde ele esta é santa, diz também que Deus é o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó;

– Moisés cobriu o rosto, pois temia a Deus;

– O texto de Ex 3,7-10, é um dos mais importantes da Bíblia! Primeiramente Deus “viu” a situação do povo; segundo, Deus “ouviu”; e terceiro Deus “conhece” e por isso “desce” para libertar;

– Esta região produzia boas frutas, e onde tem frutas, normalmente tem muita abelha e conseqüentemente havia muito mel. Também haviam muitas pastagens e criação de cabritas, por isso “corria” leite;

– A quantidade de povos que havia nesta terra eram 6 (Ex 3,8), isto é, não eram um povo perfeito, pois não faziam um bom uso da terra;

– Sinônimos: Hebreu (vem do povo Hapirú), e significa aquele que faz trabalhos forçados. Israelita (vem de filhos de Israel) e Judeu é um termo usado mais tarde depois do Exílio (para ser Judeu teria que provar que era descendente de Abraão e teria que ser circuncidado).

 

Citações Extras – Deuteronômio 7,6-9

– A escolha que Deus faz não é porque este é o melhor ou maior povo da terra. Mas é uma escolha de amor, em vista do projeto de Deus e para manter a Promessa. Porque Ele é um Deus fiel!

 

Citações Extras – Deuteronômio 32,8-11

– É Deus quem distribui os povos pela terra. Este povo Deus o encontrou num deserto e com o tratou com amor e carinho, como a mãe trata seu filho. Este povo é “a menina dos olhos de Deus”.

(Fonte: www.ofmcapuchinhos.org.br/biblia/igapo_resumo_30_08_2005s.pdf – Curso Bíblico – Jardim Igapó – Resumo feito por: Gustavo Isaias da Silva – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Revisão feita por: Frei Ildo Perondi)

CONHEÇA MAIS:

  SIGNIFICADO DOS NÚMEROS NA BÍBLIA

  ENTENDA OS NÚMEROS DO APOCALIPSE

  O QUE SIGNIFICAM 153 GRANDES PEIXES?

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Sérgio Itamar Alves disse:

    Muito bom e esclarecedor.

  2. Muito obrigado para os irmaos da Canto da Paz. Fico mais esclarecdo por vossos artigos sobre o significado dos numeros encontrados na sagrada escritura. Afinal ja sei que estes numeros tambem tem suas proprias intrepretacoes conforme as culturas existentes naquele povo daquele tempo. Agradeco por vossos esforcos incomparaveis. Que Deus vos abencoe. Amem.

  3. Andrea disse:

    Tenho certeza que oa receber este e-mail estará lhe trazendo uma grande energia, Também lhe trará grande riqueza.

  4. Maria da Conceição Silveira disse:

    O artigo é varavilhoso e muito esclarecedor.
    Sou sua fã. Um forte Abraço e um Feliz e abençoado 2010

  5. Importante: o número 4 não significa totalidade, e sim o número 3. O número 3 é totalidade porque concerne à Ss. Trindade que é a totalidade do SER de Deus, o que significa três vezes santo: Pai Santo; Filho Santo, e Espírito Santo, distintos entre si somente quanto ao modo de operar, mas quanto ao SER, ambos são três pessoas em uma mesma substância que é a natureza de Deus. Deste modo, Cristo é tentado três vezes no deserto. As três tentações as quais Cristo passou no deserto também é totalidade: significa que ele teve que passar, em sua humanidade, por todos os tipos de tentações que qualquer homem normal pode passar.

  6. O número 666, não necessariamente se refere ao número de um inimigo (quando pensamos que este é o …). Em Ap 13,18, João faz alusão ao número de um homem mas não diz se é amigo ou inimigo. O que sabemos é que é uma fera, mas que pode ser amigo daqueles que acatarem seu sistema de governo. O sinal, é a esfige (sua moeda). Explicando melhor: para os judeus: K=100; S=60; R=200; N=50; R=200; O=6; N=50. As letras seguintes têm valor numérico para os judeus e: KSRNRON, é do grego, que é as iniciais do nome do imperador Kaisar Neron (César Nero), grande perseguidor dos cristãos dos séc. I-II. Deste modo,a soma de K+S+R+N+R+O+N=100+60+200+50+200+6+50=666,referente ao número da … do Apocalipse. João escreve isto como enigma para advertir os cristãos de Roma, e isto porque só entendia este enigma a comunidade dos cristãos ao passo que os romanos só entendiam muito mais de leis, e não eram bons em decifrar enigmas. Sendo assim, esta carta poderia entrar em Roma com mais facilidade.

  7. Obrigado pelo esforço, mas sugiro consultar mais fontes, de pesquisas, isto levando em consideração as diversidades de opiniões que temos hoje quando se refere ao modo de ver a Sagrada Escritura em geral, e transmitir, a partir dela um conteúdo no intuito de evangelizar… um abraço.

  8. Quando se refere a Jesus, o número 40 não significa que necessariamente ele passou 40 dias no deserto. Alíás, para os judeus, o número 40 é simbolo de maturidade e determinação. Para eles, era impossível o homem completar 40 anos e ainda não ter decidido sua vida. Deste modo, o número 40, quando se refere a Cristo, o Hagiógrafo cita-o para afirmar que Jesus passou um tempo no deserto até amadurecer a convicção que tinha de que iria morrer na cruz para cumprir a vontade do Pai. Não se sabe ao certo se foi uma semana, quinze dias um mês ou quarenta dis. O certo é que, o retiro de Jesus no deserto tinha a finalidade de prepará-lo para determinadamente exercer a sua missão (ou Páscoa), que culminaria na cruz. E para isto, o número 40 é usado para dizer o tempo que ele passou no deserto, mas, simbolicamente.

  9. O que aconteceu com o numero 11?
    Não foi mencionado e nem tão pouco explicado??????

  10. Rachel disse:

    Com relação ao artigo considero muito esclarecedor. Gostei muito!

  11. Ana Paula Lisboa disse:

    Gostei muito, São coisas que nós católicos devemos sempre saber…
    Além de hoje ter praticamente salvado minha palestra…:D
    Obrigado a todos E fiquem com Deus e nossa Senhora!!

  12. Novaes disse:

    muito Bom.
    quero me aprofundar nesta questão.

  13. E IMPORTANTA,PORQUANTO SE ESCLARECE A SIGNIFICANCIA DOS NUMEROS NA LINGUAGEM DA BIBLIA E SEU VALOR HISTORICO

  14. e importanta,porquento se esclarece o siginficado dos numeros na leitura da biblia e no contexto historico

  15. juju disse:

    eu qro saber o significado do numero 600 ?

  16. CASSIA REGINA PEREIRA disse:

    Gostaria de saber, se o numero 23 tem algum significado?

    Obrigada,

  17. eduardo dos s.xavier disse:

    Pra min o número nove é sagrado porque é o “primeiro cubo de um número ímpar (3)” espiritualmente, nove é o número da “morte para si mesmo para renascer em Espírito”.Essa é uma falsificação …. para o novo nascimento. Finalmente, o nove triplicado (999) é utilizado para representar …, pois é simplesmente a inversão de …eu acho que é isso pra quem quis saber o significado do nove. Deus vos abençoe!

  18. M. NEUCY P. MAGALÃES disse:

    Gostei muito do significado dos números na Biblia, me esclareceu muito.
    Que DEUS vós abençoe!

  19. Anônimo disse:

    mt bom! facio entedimento.

  20. Nadir disse:

    Parabéns! Site recheado de informações teológicas.para conhecermos melhor a ciência da religião…

  21. gaudencio disse:

    gostaria de saber o significado do n 11 dizem que é dimperfeiçao da… 1 na frente do outro 1 homem querendo ser superior a Deus me esclareçam se puderem obrigado

  22. Daniela disse:

    podemos passar o pouco que aprendemos da palavra de Deus,temos a capacidade de ajudar a quem necessita, uma boa ideia colocar na net onde a maioria das pessoas visita,boa sorte.fique com Deus.

  23. Jurema Signori disse:

    È muito bom, interessante a gente conhecer o significado dos números da Bíblia. Gostei.

Deixe uma resposta