A ascensão de Jesus ao céu – Evangelho Comentado

sexta-feira, maio 22, 2009

 

Neste domingo, ainda dentro do Tempo da Páscoa, celebramos a ascensão de Jesus. Oferecemos a você uma pequena reflexão para esse dia.

ascensao jesus cristo ceu pascoa 

Evangelho: (Mc 16, 15-20) – Evangelho Comentado

Jesus disse os seus discípulos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo. Mas quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão os que crerem são estes: em meu nome expulsarão demônios a, falarão línguas novas, pegarão serpentes e, se beberem veneno, não lhes fará mal. Imporão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados”. Depois de lhes falar, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a Palavra com os sinais que a acompanhavam.

COMENTÁRIO

Hoje é um dia muito importante para os cristãos, pois festejamos a Ascensão de Jesus ao céu. No evangelho de hoje, Marcos nos diz que Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus.

Essa expressão vem dos costumes das cortes reais. Jesus tem seu lugar de honra, junto ao Pai. Sentar-se ao lado do rei é um privilégio de seus filhos e parentes próximos. O lado direito é reservado ao sucessor imediato do soberano.

Jesus subiu ao céu e confiou aos seus discípulos a missão de pregar o evangelho a todo mundo. Confirmou também que em seu nome, eles fariam milagres e, acima de tudo, Jesus prometeu que eles estariam protegidos dos animais ferozes e preservados dos ataques e ciladas dos inimigos.

Quem são em nossos dias esses animais ferozes? Onde encontrá-los? São encontrados com muita facilidade. Em cada esquina tem um. São aqueles que não querem que a verdadeira Palavra de Deus seja conhecida e amada. São aqueles que arrastam nossos filhos para os vícios e prostituição. Mas, Jesus prometeu que estará sempre por perto nos auxiliando nessa batalha.

É preciso acreditar, pois quem acreditar e for batizado já está salvo. No entanto, acreditar não se resume apenas em aceitar, como sendo verdadeira, a Palavra de Deus, é preciso viver sua Palavra através de ações e gestos concretos.

Pelo batismo nos tornamos missionários. Cabe a cada um de nós levar adiante a missão de Jesus. Nós somos os apóstolos de hoje, somos os portadores da mensagem de libertação para toda a humanidade.

O discípulo de Jesus não pode ficar apenas olhando para o céu chateado e chorando a ausência do Mestre que se foi. É preciso olhar ao redor. Jesus não se foi, Ele está aqui, bem próximo de nós. Na verdade, Jesus mal tirou seus pés do chão e está bem mais baixo do que imaginamos.

Da maneira humana como enxergamos as coisas, olhamos para as nuvens e imaginamos que o céu é um local bem acima delas. Por isso, convencionamos que subir ao céu é ir para um local distante, muito alto, inacessível.

Para o cristão, subir pode ser interpretado como subir o morro… escalar as encostas escorregadias, caminhar por vielas tortuosas e visitar o favelado. Significa aproximar-se de um mundo de crianças sem roupa nem comida, um mundo de idosos sem saúde nem remédios.

O Mestre quer ver-nos subindo todos os andares de hospitais e asilos. Quer ver-nos levando alento e conforto aos que sofrem. Levando uma palavra de fé, de amor e de otimismo aos excluídos e marginalizados. Com os pés no chão vamos todos à luta! Só assim receberemos o passaporte para subirmos ao céu.

Para o alto devemos dirigir somente nossas orações. O olhar e a atenção devem estar voltados para a terra e para a história. Não podemos esquecer que Jesus está próximo e exige nossa presença neste mundo tão carente de dignidade, justiça e paz.

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. FRANCISCO TOMÁZ DE AQUINO disse:

    Muito interessante; pois o evangelho de Marcos, fala sobre a ascensão de JESUS CRISTO ao PAI TODO PODEROSO, também nos diz que cada um de nós devemos ser um discípulo de JESUS. Se, cada um de nós pelo menos tentasse ser um discípulo, tenho certeza que o mundo seria completamente diferente, com mais AMOR, mais justiça social, mais respeito pelo proxímo, mais honestidade, não tinha miséria, fome, e delinquencia, e etc. porque DEUS está acima de tudo

  2. Vamos ser missionários para que todos creiam em Jesus Cristo e sejam salvos.Amém.Shalom.

  3. gabriela disse:

    essa g=foto ta linda que esta maravilhosa adorei jesus

  4. Edson Paiva disse:

    Gostaria de saber como faço para adquirir a imagem que ilustra esse artigo, para usar como capa do meu livro “Ide e Pregai”, a ser lançado dia 24/11/12.
    Peço, se possível, uma resposta urgente, tendo em vista o curto prazo para confecção da capa.E parabéns pelo excelente artigo.

    Grato pela atenção, Edson Paiva

Deixe uma resposta