Maria, Mãe, Esposa e Filha?: por quê?

sexta-feira, maio 15, 2009

 

MARIA: filha, mãe, esposa

maria mae esposa filha maio nossa senhora

É conhecido o velho axioma: “A Jesus por Maria”. Nem outra pode ser a missão de Maria: apontar para o seu Filho Jesus, que é também o Filho muito amado do Pai. Só Cristo é «o Caminho, a Verdade e a Vida» (Jo 14,6). Só em Cristo escutamos «palavras de vida eterna» (Jo 6,68). Só por Cristo nos é oferecido, em abundância, o “vinho” da alegria, da salvação e da felicidade.

Vão neste sentido as últimas palavras de Maria, que a Bíblia nos transmite, no contexto das bodas em Caná da Galileia. Dirigindo-se aos serventes, a Mãe de Jesus diz-lhes: «Fazei o que Ele vos disser!» (Jo 2,5). Mas também podemos dizer: «A Maria por Jesus.» Quanto mais aprofundarmos o mistério insondável de Jesus Cristo, na sua realidade humana e divina, tanto mais nos encontraremos com a vocação e a missão de Maria de Nazaré.

Assim foi com os primeiros cristãos: o anúncio, a celebração da fé e o testemunho missionário centrava-se em Cristo e no seu Mistério Pascal. Em tudo e em todos, Jesus tinha sempre o «primeiro lugar» (Cl 1,18). Depois, ao aprofundarem este mistério, é que foram descobrindo, celebrando e testemunhando a presença e acção de Maria na vida de Jesus e na vida e missão da Igreja.

São Francisco o apaixonado de Cristo

O mesmo aconteceu com Francisco. Após o encontro inicial com o Crucifixo de S. Damião, a sua única paixão será por Jesus Cristo: escutar as suas palavras, seguir os seus passos numa fidelidade contagiante, amar os que Ele amou, deixando-se transformar “noutro Cristo”, terminando os seus dias numa total identificação com Ele e orientando para Ele a vida da Fraternidade iniciada por si.

Diz o seu biógrafo Tomás de Celano: «Os irmãos que viveram com ele sabem muito bem como a toda a hora lhe aflorava aos lábios a recordação de Jesus e com que enlevo e ternura sobre Ele discorria. Da abundância do coração falava a boca, e a fonte de amor iluminado que por dentro o enchia transbordava fora em fervente cachão. Que intimidades as suas com Jesus! Trazia Jesus no coração, Jesus nos lábios, Jesus nos ouvidos, Jesus nos olhos, Jesus nas mãos, Jesus presente sempre em todos os seus membros!» (Vida Primeira: 115,3-5).

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Graças a minha mãe,que estou perseverando,ela me ensinou o caminho da cruz,e os padres marianos da paróquia que eu frequento,me falaram do Mistério da Santíssima Trindade,e falaram da Mãe que é a minha! Mãe.Amém.Shalom.

  2. Ir. Erica Rockenbach disse:

    Gostei imensamente do artigo sobre Nossa Senhora “Maria Filha, Mãe, Esposa, Por que?”

  3. Norma dos Santos Biscaro disse:

    Parabéns pelo site, adorei!! Belas matérias muito bem explicadas e esclarecedoras,um site para encher nossos corações de boas infomações. Peço e Jesus e Maria para que muitas pessoas (principalmente jovens) e entrarem e lerem os artigos. Deus os abençoe.

Deixe uma resposta