“Eu Sou a Videira” – Evangelho Comentado

sexta-feira, maio 8, 2009

5º DOMINGO DA PÁSCOA – EVANGELHO COMENTADO

eu sou videira vinho uva seiva plantacao vide agricultor

Evangelho: (Jo 15, 1-8)

Jesus disse: “Eu sou a videira e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo ramo que em mim não dá fruto, e poda o todo aquele que dá fruto, para que produza mais. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como o ramo e secará; será ajuntado, jogado no fogo e queimado. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será dado. Meu Pai será glorificado, se derdes muito fruto e vos tornardes meus discípulos”.

COMENTÁRIO

Estamos no Quinto Domingo da Páscoa. Hoje Jesus nos fala da videira e dos seus ramos. Um exemplo muito fácil de ser entendido, principalmente porque Jesus estava falando para agricultores, pessoas que sabiam muito bem porque a videira devia ser podada. Sabiam o quanto a poda é benéfica para a planta.

Ao podar a planta, o agricultor não corta somente os galhos secos, ele corta galhos sadios, vistosos e verdinhos. Ramos que têm tudo para produzir muitos frutos, mas que não estão dispostos a fazê-lo. Esses são cortados e queimados.

Jesus é a Videira e nós, somos os ramos. O agricultor, aquele que cultiva a videira e que também a poda, é o Pai. Jesus repete isso muitas vezes, só não entende essa comparação quem não quer, pois ela é muito clara.

A nossa união com Jesus é sinal de vida. Não existe vida estando separado do tronco. O ramo que se separa da cepa, seca e morre sem produzir frutos. Como qualquer lenha inútil, é então lançado ao fogo.

Em compensação, os ramos que se mantêm unidos ao tronco recebem a seiva da vida que os torna fortes, vigorosos e férteis. Produzem muitos frutos e de excelente qualidade.

Essa é a proposta do evangelho de hoje. Jesus ressalta a união. Por mais dolorido que possa parecer, esse é o único caminho para a felicidade. A poda por si só é algo que machuca, é um corte que deixa suas cicatrizes.

Se a parreira fosse humana e pudesse falar, certamente reclamaria e não entenderia o porquê da poda no momento em que está sendo podada. Assim como, não entendemos a dor no momento da dor.

Só mais tarde, muito mais tarde, entenderia a importância da poda. Ao ver-se toda florida, ao presenciar seus próprios frutos, certamente agradeceria a Deus pelos sofrimentos daquele dia.

Assim é o nosso dia-a-dia. Os obstáculos, os sofrimentos e a luta pela sobrevivência nos fazem crescer, são as podas que nos tornam férteis. Em geral choramos de dor, não compreendemos e não os aceitamos, mas um dia veremos os frutos. Os frutos da verdade e da partilha.

É preciso resignação para aceitar e tentar encobrir as cicatrizes. Toda dor é amenizada pelo amor. O amor mantém o ramo unido ao Tronco, o amor é a flor mais bela, é o fruto maior, o mais colorido e o mais perfumado.

O amor frutifica através de obras, ele é produto de quem se deixa alimentar pela Seiva da Vida que é o próprio Jesus.

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor:  Jorge Lorente)

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. lorena.bdutra disse:

    Maravilhoso gostei muito, continue me mandando que eu agradeço.

  2. marcos disse:

    ótimo, vou trabalhar esse comentário hoje na minha comunidade.

  3. Maria Aparecida Valinhos Arisa disse:

    Recebo sempre os artigos deste site. Gosto demais. Tem me ajudado muito como catequista. Agora mesmo baixei o artigo sobre os dons do Espírito Santo. Vou entregar uma cópia para cada crismando no encontro sobre Pentecostes.O Evangelho comentado é uma beleza, pois começo o encontro de catequese com o evangelho, e a noite iremos participar da missa. Eles já chegam tendo um noção do que vai ser a homilia. Paz e bem a todos. Deus os abençoe!

  4. joao freitas disse:

    Boa tarde amigo autor Jorge Lorente.Com os comentarios que voce publica sobre o evangelho “Eu sou a videira” abre mais os horizontes da minha alma para conhecer mais a vontade do Senhor. Sinto-me que tambem sou um ramo da Sua videira. Muitas vezes Ele me poda mas nao O sinto. Mas agora eu sei mais alguma coisa sobre o amor do Senhor. Ele cuida de nós com belissimo amor. Que Deus sempre vos abencoe.

  5. Hoje vi duas rosas caídas,me lembrei o que Cristo disse: Secará e será lançado no fogo eterno.Shalom.

  6. Marli Regina disse:

    Bom dia! Costumo ajudar na preparação de missas aos finais de semana e este site tem muitas coisas que podem nos ajudar. Obrigada.

  7. lacerda dias disse:

    a claresa da mensagem,e seu desdobramento de facil entendemento, levam-me a agradecer por este momento maravilhoso. obrigado.

Deixe uma resposta