Jesus, o Cordeiro imolado: por quê?

domingo, abril 12, 2009

CONTINUAÇÃO

NA TORÁ (Lei dos Judeus)

Sacerdotes levavam dois bodes ao templo de Jerusalém para que um deles fosse escolhido, em sorteio, para ser sacrificado e queimado junto com um touro no altar dos sacrifícios. O sangue de ambos era colocado nas paredes do templo. 

O outro animal, livrado do sacrifício, tornava-se o bode expiatório, que virava um símbolo de purificação e expiação dos pecados e culpas. O sacerdote colocava as mãos sobre a cabeça do bode para confessar todos os pecados de Israel. Em seguida, o povo também depositava os seus erros no animal, que depois era abandonado ao relento no deserto. Dessa forma, o povo ficava livre dos males cometidos. 

A VISÃO CRISTÃ

Na teologia cristã, a história do bode expiatório no Levítico (Levítico 16:7-10) é interpretada como uma prefiguração de Jesus, que chama a Si os pecados da Humanidade, tendo sido expulso da cidade sob ordem dos sacerdotes.

Quando Jesus veio, Ele se tornou nosso bode expiatório. Ele ofereceu-se a Si mesmo "de uma vez por todas" como sacrifício para pagar pelos pecados "do mundo inteiro" (Hebreus 7:27; 1 João 2:2). Aquele primeiro bode foi sacrificado como uma oferta pelo povo de Deus e simbolizava o sacrifício de Jesus na cruz. O outro bode era a representação de Jesus completamente inocente que aceitava e removia nosso pecado e culpa. 

Nenhum de nós está sem pecado, mas o Pai colocou sobre Jesus "a iniquidade de nós todos" (Isaías 53:6). Deus vê os seguidores de Seu Filho como inculpáveis — pois Jesus tomou toda a culpa que merecíamos.

SENTIDO FIGURADO DO TERMO

Em sentido figurado, um "bode expiatório" é alguém que é escolhido arbitrariamente para levar (sozinho) a culpa de uma calamidade, crime ou qualquer evento negativo, que geralmente não tenha cometido. A busca do bode expiatório é um ato irracional de determinar que uma pessoa ou um grupo de pessoas, ou até mesmo algo, seja responsável por um ou mais problemas.

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Maria Terezinha Gomes disse:

    O nosso Salvador é uma Boa Nova, Ele ressuscitou! Aleluia!

  2. Maria Terezinha Gomes disse:

    Parabéns,esse site está lindo! Já gostava muito de São Francisco, e agora de Santa Clara, vocês estão me ajudando a almentar a minha fé, por me dar a devoção aos Santos. Amém. Shalom.

  3. Ida Pires da Silva disse:

    Cada visita ao site é uma viagem cheia de graça, parabéns a toda a equipe. Um grande abraço com muita PAZ E BEM!

  4. Fernando Cesar Boarati disse:

    O site Canto da Paz está maravilhoso. Obrigado por me enviar.

  5. Ernestina Maria Bridi disse:

    Ir., Paz e bem!, Acho que foi engano meu. Mais uma fez parabéns pelo novo visual do site. Paz e bem do CRISTO RESSUSCITADO.

  6. joão vitor disse:

    e muito interesante pois tem de tudo um pouco

Deixe uma resposta