Jesus, o Cordeiro imolado: por quê?

domingo, abril 12, 2009

CONTINUAÇÃO

Na páscoa cristã e Judaica, existem símbolos comuns: o cordeiro sem ossos quebrados e seu sangue, marcando o povo para uma nova realidade de mudanças e libertação em meio a toda opressão. Cristo é o cordeiro imolado que salva a humanidade com seu sangue onde nenhum dos seus ossos foi quebrado… Ele é o verdadeiro Cordeiro Pascal, ou seja, Cordeiro da Páscoa.

SEDER – A CEIA DOS JUDEUS

No pôr-do-sol, tem início a festa que consiste numa ceia chamada seder palavra que significa ordem, porque ela se desenvolve, segundo um ritual secular. Na ceia, é lembrado a libertação do povo da escravidão no Egito, transmitindo a importância dessa memória numa catequese que se refere a história do povo judaico.

A cerimônia do seder inicia-se com a bênção do vinho ou kidush, que se bebe enquanto uma criança faz perguntas rituais sobre o sentido do pessach. As respostas são dadas pelo chefe da família, enquanto são colocados alimentos na mesa: o pão ázimo, as ervas amargas, o cordeiro assado e um ovo que representa a destruição do templo de Jerusalém.

Na refeição são tomadas quatro taças de vinho. Após a refeição, as crianças procuram a sobremesa ou afikoman, que é escondida pelo pai no início da cerimônia. O doce é distribuído para os presentes na celebração, que depois não poderão tomar nada de sólido até o fim da noite. Depois vem a bênção de ação de graças e é tomado mais uma taça de vinho, que é dedicada ao profeta Elias.

O final da celebração do seder é apresentado uma série de canções e melodias, na qual a última é denominada "No ano que vem em Jerusalém" que é um voto de esperança que expressa o que está no coração de todo Judeu: que se restabeleça o Reino de Deus e que Jerusalém seja o símbolo, mesmo incompleto, da vida nos tempos messiânicos.

JESUS E A FESTA DA PÁSCOA

Depois de tudo isso cabe-nos lembrar que desde o início de sua vida, o Divino Salvador se inseriu na vida religiosa do seu povo. Ele não podia deixar de viver e fazer uso de todo tipo de rito dos Judeus, incluindo a celebração da páscoa, para assim perpetuar a verdadeira páscoa. Desse modo, o Salvador, antes de deixar este mundo e voltar para o Pai, instituiu um rito, para a verdadeira passagem do homem deste mundo para o Pai, através de sua morte redentora.

Não temos dúvida que Jesus celebrou a páscoa Judaica. Mas em seguida nasceu um novo rito em sua memória, a memória de outro fato histórico que havia de realizar: sua própria morte. "Fazei isto em memória de mim"(Lc 22,19) onde significava "sede vós, o meu exemplo, corpo dado e sangue derramado em favor de vossos irmãos".

Podemos concluir que a ressurreição é um aspecto do Reino de Deus que se dirige à pessoa inteira, é um novo mundo, uma nova criação, é o tempo- que há-de-vir, que existe vida – após – a morte nas ações do Salvador: saúde para os doentes, vida para os mortos, boas novas de libertação para os pobres."

(texto entre aspas – fonte: www.salvatorianos.org.br – o texto sofreu pequenas alterações para uma melhor compreensão)

BODE EXPIATÓRIO

O bode expiatório era um animal que era apartado do rebanho e deixado só na natureza selvagem como parte das cerimônias hebraicas do Yom Kippur (Dia do Perdão judaico), o Dia da Expiação, à época do Templo de Jerusalém. Este rito é descrito na Bíblia em Levítico, capítulo 16.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Maria Terezinha Gomes disse:

    O nosso Salvador é uma Boa Nova, Ele ressuscitou! Aleluia!

  2. Maria Terezinha Gomes disse:

    Parabéns,esse site está lindo! Já gostava muito de São Francisco, e agora de Santa Clara, vocês estão me ajudando a almentar a minha fé, por me dar a devoção aos Santos. Amém. Shalom.

  3. Ida Pires da Silva disse:

    Cada visita ao site é uma viagem cheia de graça, parabéns a toda a equipe. Um grande abraço com muita PAZ E BEM!

  4. Fernando Cesar Boarati disse:

    O site Canto da Paz está maravilhoso. Obrigado por me enviar.

  5. Ernestina Maria Bridi disse:

    Ir., Paz e bem!, Acho que foi engano meu. Mais uma fez parabéns pelo novo visual do site. Paz e bem do CRISTO RESSUSCITADO.

  6. joão vitor disse:

    e muito interesante pois tem de tudo um pouco

Deixe uma resposta