Jesus, o Cordeiro imolado: por quê?

domingo, abril 12, 2009

JESUS, O CORDEIRO IMOLADO: POR QUÊ?

jesus cordeiro imolado páscoa ovo de chocolate presente vitória

Neste dia de Páscoa, e durante toda a semana, incluindo o Domingo que vem, a Igreja celebrará todos os dias como se fosse um único dia. Por este motivo, dizemos que nesta semana celebramos a Oitava da Páscoa, ou seja, celebramos a Páscoa durante oito dias, como se fosse um só dia; tamanha a alegria dos cristãos pela vitória de Cristo sobre a morte.. Assim, as orações rezadas durante a Missa neste Domingo de Páscoa serão repetidas ao longo de oito dias.

Se você prestou bastante atenção ao Prefácio da Missa de hoje (antes de se iniciar a Oração Eucarística), percebeu que o sacerdote rezou deste modo: "…é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, mas sobretudo neste dia em que Cristo, NOSSA PÁSCOA, foi imolado. Ele é o VERDADEIRO CORDEIRO, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. Morrendo, destruiu a morte, e, ressurgindo, deu-nos a vida."… É sobre isto que vamos falar em seguida: o porquê dos termos Cordeiro Pascal e bode expiatório.

"ORIGENS DA FESTA DA PÁSCOA

A festa da páscoa tem origem numa tradição judaica, muito antes da vinda de Cristo. Era uma festa que recordava momentos significativos do povo hebreu (judeu). Inicialmente começou com a cerimônia das primícias, apresentava-se a Deus o primeiro feixe da colheita ( Lv 23, 9-14).

Outro momento significativo é a páscoa da libertação, que é a passagem do Senhor (Ex. 12,11), passagem de Deus na figura do anjo exterminador que passou, adiante, ao ver o sangue do cordeiro sobre os umbrais das portas das casas habitadas. Páscoa neste sentido significa a libertação do povo na situação de morte entre o mar vermelho e o exército inimigo. O terceiro momento era o rito da imolação do cordeiro, macho, sem mancha ou defeito (perfeito) e a atitude de comer pães ázimos que recordava o grande acontecimento da libertação no Egito e da aliança no Sinai, bem como a entrada na terra prometida.

SÍMBOLOS E ESPERANÇA

A páscoa de Cristo tem um significado profundo, apesar da correspondência com alguns símbolos da páscoa judaica: como Ele ressurgiu três dias após sua morte, todos ressurgirão para a vida eterna. E a páscoa para os cristãos é a festa da esperança na vida eterna. Temos os símbolos cristãos que evocam um novo desabrochar da vida, uma passagem da morte para a vida, através da ressurreição…

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Maria Terezinha Gomes disse:

    O nosso Salvador é uma Boa Nova, Ele ressuscitou! Aleluia!

  2. Maria Terezinha Gomes disse:

    Parabéns,esse site está lindo! Já gostava muito de São Francisco, e agora de Santa Clara, vocês estão me ajudando a almentar a minha fé, por me dar a devoção aos Santos. Amém. Shalom.

  3. Ida Pires da Silva disse:

    Cada visita ao site é uma viagem cheia de graça, parabéns a toda a equipe. Um grande abraço com muita PAZ E BEM!

  4. Fernando Cesar Boarati disse:

    O site Canto da Paz está maravilhoso. Obrigado por me enviar.

  5. Ernestina Maria Bridi disse:

    Ir., Paz e bem!, Acho que foi engano meu. Mais uma fez parabéns pelo novo visual do site. Paz e bem do CRISTO RESSUSCITADO.

  6. joão vitor disse:

    e muito interesante pois tem de tudo um pouco

Deixe uma resposta