“Ele viu e acreditou”! – Evangelho Comentado

sábado, abril 11, 2009

"ELE VIU E ACREDITOU"! – EVANGELHO COMENTADO

evangelho comentado jesus cristo ressuscitado maria madalena pascoa ovo de chocolate coelho presente 

Evangelho: (Jo 20, 1-9) – Evangelho do Domingo de Páscoa

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: «Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.» Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo.  Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu os panos de linho no chão, mas não entrou. Então Pedro, que vinha correndo atrás, chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão e o sudário que tinha sido usado para cobrir a cabeça de Jesus. Mas o sudário não estava com os panos de linho no chão; estava enrolado num lugar à parte. Então o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também. Ele viu e acreditou. De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura que diz: «Ele deve ressuscitar dos mortos.»

COMENTÁRIO

Que Jesus ressuscitado abençoe você e todos os seus familiares neste dia de festa, de alegria e de paz! Feliz Páscoa!  Hoje celebramos a vitória de Jesus sobre o mal e sobre a morte. Por isso a imagem de Jesus ressuscitado é representada empunhando uma bandeira branca, sinal de vitória

 

jesus cristo ressuscitado pascoa aleluia preconio pascaal

 

O Senhor Ressuscitou, venceu a morte! Como Jesus, e em Jesus, nós também venceremos as forças do mal. Certamente podemos vencer tudo aquilo que se contrapõe à nossa vida, ao nosso bem. Venceremos as forças que estimulam o desemprego, o salário de fome e a opressão. Venceremos tudo que é contrário ao nosso desenvolvimento, à saúde, alegria, à justiça e à paz.

Jesus faz questão de deixar transparecer que veio para mudar! Também aqui, numa sociedade em que as mulheres não tinham espaço, não tinham vez e nem voz. Uma sociedade que não aceitava sequer o testemunho das mulheres, elas eram discriminadas como os escravos e as crianças, no entanto, são elas as primeiras testemunhas da ressurreição. 

Jesus, que já havia reabilitado a mulher em sua dignidade, a eleva também na capacidade de dar testemunho do maior acontecimento da história da salvação. As mulheres ficam assustadas, mas são envolvidas por uma grande alegria.

Correm, comunicam o fato a Pedro e a João e os convidam para verem o sepulcro vazio. Voltaram ao túmulo e nada encontraram, ainda não tinham compreendido a escritura, segundo a qual Jesus deveria ressuscitar dos mortos.

“Não tenham medo” – diz o anjo às mulheres que vão ao sepulcro. “Alegrem-se!” – diz Jesus, que vem ao encontro delas. Alegria e ausência de medo são notas dominantes na ressurreição. Pouco depois, ao se apresentar aos apóstolos reunidos no cenáculo, Jesus lhes diz: “A paz esteja com vocês”. Alegria, paz e coragem devem ser as características de quem crê em Jesus e vive a sua proposta.

O cristão tem que se alegrar! Tem tudo para ser como o discípulo que Jesus amava. Foi ele o primeiro a perceber que o Mestre ressuscitara. Enxergou de imediato a Vida explodindo com toda sua força. Percebeu a intervenção de Deus “escancarando” o sepulcro e fazendo brotar a Vida Plena.

Precisamos permanentemente enxergar a vida e torná-la presente em todas as coisas. O desânimo, a acomodação, a aceitação das injustiças sociais, a exclusão dos idosos, crianças e doentes, são sinais de morte. A vida é a meta do cristão.

Pelo batismo nos unimos a Jesus Cristo e assumimos sua proposta de vida nova, pois fomos batizados na sua morte e ressurreição. Em Jesus passamos para uma vida nova, uma vida plena. Como diz São Paulo, deixamos de ser “filhos das trevas” e passamos a ser “filhos da luz”. Uma vida verdadeiramente cristã, não termina com a morte, mas se abre para a plenitude da vida em Jesus.

Neste período pascal, a Igreja convida os fiéis a fazerem a confissão e comunhão pascal. Todos somos convidados a participar dos Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia. É uma ocasião de nos reaproximarmos de Deus. É uma boa hora para revermos nossa caminhada de fé.

Vamos rever nossos compromissos com a comunidade, com a família e com os menos favorecidos. Vamos nos aproximar dos excluídos e ressuscitar o Amor.

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Uma feliz ressureição. Não escrevi antes pois fiz um propósito que na quaresma não ia mexer no computador. Porque não fazer um pequeno sacrifício para Aquele que sofreu e morreu por nós? Quanto! Amor.o cristão tem que se alegrar, pois o Salvador nos resgatou. Amém. Shalom.

  2. selma ap. vieira disse:

    Conheço a pouco tempo o site e estão de parabéns.Tudo tem construindo muito p/minha formação e evangelização.Adorei pela diversidade. Benção e paz do Cristo Ressuscitado a todos vcs!

  3. Wilson Meira disse:

    Caros irmãos e irmãs: Primeiramente é preciso ressaltar a importância e papel das mulheres em toda toda História da Humanidade,pois foi Maria Madalena a primeira a chegar ao tumúlo onde estava Jesus Cristo,isso provou a coragem da mulher,sem falarmos em Maria e Rute. O segundo aspecto se caracteriza naqueles, que mesmo sendo filhos e filhas de um mesmo PAI, não acreditam em seus irmãos e irmãs, pois se somos filhos e filhas de um só DEUS, que barreira existe em duvidar tanto de nossos irmãos e irmãs. Será que é preciso ver, para depois crer? E como fica a nossa condição de discipulas e discipulos de JESUS CRISTO? Vale a pena uma reflexão. Um FELIZ TEMPO PASCAL PARA TODOS E TODAS!

  4. Cristo falou que Tomé é incrédulo,não vamos ser como ele,vamos acreditar,nós somos testemunhas que Cristo ressuscitou verdadeiramente ALELUIA!Amém.Shalom.

  5. claudia monica disse:

    NAO TENHO NEM PALAVRAS ACHEI MUITOBOM GOSTARIA QUR VOCES ME MENDASSEM TEXTOS SOBRE JESUS PORQUE ESTOU PRESCISANDO PARA LER E REFLETIR.ABRAÇOS E QUE DEUS ABENÇOE VOCE:

Deixe uma resposta