Qual o significado do cartaz da Campanha da Fraternidade 2009?

quinta-feira, março 5, 2009

QUAL O SIGNIFICADO DO CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009?

CARTAZ DA CF 2009

 

O conceito principal da imagem é mostrar que a paz pode ser conseguida em qualquer nível cultural ou econômico e que a cultura é uma forte ferramenta para a conquista da paz e da justiça. A perspectiva da foto tem como objetivo ilustrar que o acesso à cultura pode trazer mudanças, por isso, na parte mais ao fundo da imagem podemos perceber que há lixo jogado, representando uma vida bagunçada e sem sentido. Que é deixado para trás.

O jovem da foto é um convite para que se crie condição para a promoção de uma cultura da paz fundamentada na justiça social e iluminada pelo Evangelho e pelos valores cristãos. A foto em preto e branco realça a característica da cena retratada, dando emoção ao momento captado e enfocando a seriedade, o que leva a reflexão sobre o conteúdo. Deixar apenas o livro colorido tem como objetivo destacar a leitura e a cultura como forma de combate à violência.

Criação: Ana Paula Couto, Bianca U. trava, Fernado R. Morette, Nathália Bellan, Luis Gustavo Cavalcante.  –  Modelo: Adauto H. Cavalcante.

Fonte: Manual da Campanha da Fraternidade

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Fátima Valente disse:

    Eu acho que o cartaz da campanha da fraternidade vai além do significado posto até agora.Do ponto de vista de quem olha,pode ter muitos significados.Precisa contextualizar mais este cartaz,enriquecê-lo mais.

  2. vitoria disse:

    foi muito bom

  3. maezia placinda disse:

    isso é ótimo.

  4. Jean carlos dos santos disse:

    O tema da cf2009 foi muito bem escolhido pois retrata bem a vida das pessoas não só de rua, mas também das pessoas mais humildes. O significado também tem tudo a ver com o tema. Parabéns.

  5. maria gabriela disse:

    Nossa é muito bom esse site pois ajuda tanto os catequista como os catequizandos. muito legal eu sou catequista aqui em campo grande MS. Eu estava preucupada pois eu tinha que preparar a catequese sobre o cartaz,ai eu achei o site aqui e ta me ajudando bastante! obrigada.

  6. Renato Sousa Silva disse:

    Na minha opnião foi feito um otimo trebalho porque o que visa nessa campanha é acabar como a violencia e cultiva a cultura, foi feita uma otima representação sobre isso, porque é desse tipo de coisa que nos precsiamos para despertar a nossa sociedade nesses dias que estão tão violentos….

  7. antonio felipe disse:

    É muito bonito mas significa que devemos diminuir a violencia humana.

  8. Ana Dias disse:

    Tenho uma amiga que mora num bairro que poderia ser classificado como um bairro pobre de periferia, não fosse o fato das pessoas terem carros, motos, microondas, tv plasma, som, dvd, vaidades, etc., mas minha amiga reclama do lixo nas ruas, do barulho infernal, das brigas em bares (muitos bares), da falta de educação das pessoas, da falta de entendimentos entre as pessoas, enfim, ela lamenta e acabou se dando conta que ela é igual a eles e que agora só percebe isso porque está tendo acesso à educação e convivência com outras pessoas de outras culturas. É assustador, parece uma situação insustentável, que se alastra e que vai acabar com o nosso país. Como resolver esta tamanha gravidade, parece que nossos políticos e mídia fazem vistas grossas a isto?

  9. manoel disse:

    Amén.

  10. muito bom!
    acho que finalmente alguém vai perceber o que se passa em volta de todos

  11. karine disse:

    muito interesante achei q está muito bom!!!!!!!

  12. Chega! De injustiça,insegurança,o mundo está assim,porque nunca estve com o olhar fixo em Jesus,porque os pais não escolhem os programas de televisão e nem de computador para os filhos.Shalom.

  13. Jocastha disse:

    Eu gostei muito do cartaz da Campanha da Fraternidade de 2009, eu achei que ela demonstrou, muita coisa que uns nem ligam para o que falam ou que dizem. Continuem assim!!!

  14. taila disse:

    nossa, foi muito legal saber q esse site mostra sobre as campanhas, adorei mesmo, ainda mais q eu sou clarissa(santa clara)

  15. Ale e Manu disse:

    queremos uma esplicassão sosre isso

Deixe uma resposta