Mensagem do Papa para a Quaresma 2009

sábado, fevereiro 21, 2009

CONTINUAÇÃO

De quanto disse sobressai com grande clareza que o jejum representa uma prática ascética importante, uma arma espiritual para lutar contra qualquer eventual apego desordenado a nós mesmos. Privar-se voluntariamente do prazer dos alimentos e de outros bens materiais, ajuda o discípulo de Cristo a controlar os apetites da natureza fragilizada pela culpa da origem, cujos efeitos negativos atingem toda a personalidade humana. Exorta oportunamente um antigo hino litúrgico quaresmal: «Utamur ergo parcius, / verbis, cibis et potibus, / somno, iocis et arcitius / perstemus in custodia – Usemos de modo mais sóbrio palavras, alimentos, bebidas, sono e jogos, e permaneçamos mais atentamente vigilantes».

Queridos irmãos e irmãos, considerando bem, o jejum tem como sua finalidade última ajudar cada um de nós, como escrevia o Servo de Deus Papa João Paulo II, a fazer dom total de si a Deus (cf. Enc. Veritatis splendor, 21). A Quaresma seja portanto valorizada em cada família e em cada comunidade cristã para afastar tudo o que distrai o espírito e para intensificar o que alimenta a alma abrindo-a ao amor de Deus e do próximo. Penso em particular num maior compromisso na oração, na lectio divina, no recurso ao Sacramento da Reconciliação e na participação activa na Eucaristia, sobretudo na Santa Missa dominical. Com esta disposição interior entremos no clima penitencial da Quaresma. Acompanhe-nos a Bem-Aventurada Virgem Maria, Causa nostrae laetitiae, e ampare-nos no sforço de libertar o nosso coração da escravidão do pecado para o tornar cada vez mais «tabernáculo vivo de Deus». Com estes votos, ao garantir a minha oração para que cada crente e comunidade eclesial percorra um proveitoso itinerário quaresmal, concedo de coração a todos a Bênção Apostólica.

Vaticano, 11 de Dezembro de 2008.

PAPA BENTO XVI
BENEDICTUS PP. XVI

(Tradução do original italiano distribuída pela Santa Sé – © Copyright 2009 – Libreria Editrice Vaticana)

 

   CLIQUE AQUI PARA LER "JEJUM E ABSTINÊNCIA: O QUE É ISSO?

   CLIQUE AQUI PARA LER SOBRE O SIGNIFICADO DA QUARESMA 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Irmã Silvana de Freitas disse:

    Parabéns otimo gostei de poder de sentir este carinho que o papa tem por cada umm de nós nesta mensagem falando sobre quaresma no espiritualizando dentro do tempo e tema. Um abraço fraterno.

  2. valencia menezes laudeauzer disse:

    olá! estou vindo do 2º dia de retiro de minha comunidade. Que surpresa maravilhosa , encontrar a mensagem do nosso papa sobre a quaresma. Na terça -feira, último dia, vou ler para todos. paz e bem.

  3. Sabe irmãs,tenho que perguntar ao nosso pároco,como posso fazer jejum sem que minha família saiba,se todos souberem,que recompensa terei? Falou Jesus.

Deixe uma resposta