Jesus ensinava com autoridade – Evangelho Comentado

sexta-feira, janeiro 30, 2009

JESUS ENSINAVA COM AUTORIDADE – EVANGELHO COMENTADO

4º DOMINGO DO TEMPO COMUM – EVANGELHO COMENTADO

jesus ensinava autoridade evangelho comentado cristo católico

Em Cafarnaum, no sábado, Jesus foi à sinagoga e se pôs a ensinar. Todos ficavam admirados de sua doutrina, pois ele os ensinava como quem possui autoridade e não como os escribas. Havia na sinagoga um homem com um espírito impuro, que gritou: “O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!” Mas Jesus o intimou, dizendo: “Cala-te e sai deste homem”. Agitando-o violentamente, o espírito impuro deu um grande grito e saiu. Ficaram todos tão espantados que perguntavam uns aos outros: “O que é isso? Uma doutrina nova, dada com autoridade! Ele manda até nos espíritos impuros e eles lhe obedecem”. E sua fama se espalhou logo por toda parte, em todas as regiões da Galiléia.

COMENTÁRIO

Mais uma vez nos reunimos para meditarmos a Palavra de Deus, neste quarto domingo do tempo comum. No evangelho de hoje encontramos Jesus bem no início de sua missão evangelizadora. Na cidade de Cafarnaum, Jesus entra na sinagoga e se põe a ensinar todos que lá se encontravam.

Para tudo existe uma primeira vez. Com Jesus também foi assim, Ele quis experimentar, passo a passo, todas nossas dificuldades. Assumiu a natureza humana com todos seus problemas e limitações.

O evangelista ressalta que Jesus ensinava de forma diferente. Os ouvintes ficam admirados, pois Ele fala com autoridade. Não fala só da boca para fora, Jesus fala com o coração.

Falar com o coração, é falar com convicção. Jesus não se limita a repetir as belas palavras usadas pelos doutores da lei. Fala com naturalidade porém, com calor e entusiasmo. Deixa transparecer que conhece o assunto.

Esse é o segredo. Essa é a primeira lição que Jesus nos deixa no evangelho de hoje. Precisamos estar preparados para evangelizar. Frases feitas, palavras bonitas, podem até provocar lágrimas momentâneas, mas não convencem nem convertem.

Mais dias ou menos dias, as palavras desacompanhadas de exemplos caem no descrédito e no esquecimento. Mais do que falar, é preciso viver o que se diz. Neste evangelho, Marcos não se preocupou em relatar o que Jesus ensina, mas sim, o modo como ensina.

Marcos ficou entusiasmado com esse novo método de Jesus que fez até o espírito do mau tremer. Todos os presentes ouviram o próprio demônio testemunhando que, ali se encontrava Jesus Nazareno, o Santo de Deus que tinha poderes para destruí-lo.

Cheio de ódio, tomado pelo medo de ser destronado e de perder o seu poder no mundo, o príncipe do mal tentou discutir com Jesus. Outra lição que aprendemos hoje é como reagir diante da provocação do demônio.

Precisamos estar preparados, pois no serviço voltado para o bem, o mal está sempre presente. O evangelizador é seu inimigo mortal. Para não perder seus súditos, o demônio usa de artimanhas para atrapalhar e desencorajar. A oração é o escudo protetor, é o remédio que liberta da preguiça e do medo.

Neste evangelho Jesus ensina como evangelizar através de novos métodos e com renovado ardor missionário. O novo método de evangelização é falar com o coração, é lutar por justiça e paz, é viver a partilha e a fraternidade. Ardor missionário é viver o evangelho, é viver o amor.

Veja que boa notícia! Viver a Palavra de Deus é dizer ao maligno: "Cala-te e saia!"

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Nós temos que ser que nem Salomão,pedir sabedoria pra enfrentarmos as tribulações. Shalom.

  2. Conceição disse:

    Salve Amigos! Gosto de repetir como um mantra o que me toca o coração: “A oração é o escudo protetor, é o remédio que liberta da preguiça e do medo” Muitas vezes não temos coragem de agir pelo comodismo. O evangelho de hoje nos ensina a sair do marasmo! Orar sempre com coração e alma para que possamos viver em comunidade e construir com autoriadade e suavidade o Reino do Pai. Abraços fraternos.

  3. Antônio disse:

    Este é o tipo de tema para uma discussão sem fim.
    Assomam à nossa mente uma avalanche de indagações, porque a temática mexe com nosso querer, nossas forças, nossas intenções… e nosso comodismo, nossa hipocrisia, nossa tibieza… Soube de um pastor protestante de Brasília que não dá esmolas. Se alguém lhe pede, ele responde: “Ao invés de dinheiro, vou dar-lhe instrução religiosa e a Palavra de Deus. Após o quê, você saberá onde pode conseguir o seu sustento.” Óbvio! Não exageremos!…
    Sto. Ambrósio, pelos seus sermões converteu muita gente; inclusive Sto Agostinho! E esse método de Jesus será ele novo mesmo?… Ou sempre foi este o seu método, o de falar com autoridade? Não seria bom ficarmos no meio? Ou seja: cuidemos sim, do social, mas primeiro e antes de tudo, olhemos com profundidade o lado espiritual. Olhemos para as flores dos campos…! Deus nos guie a portos seguros!…

  4. Wilson Meira disse:

    Caros irmãos e irmãs, Com uma Metodologia Nova, Jesus Cristo é o Mestre,pois com a sua capacidade e forca, diante de tantos desafios,inclusive o AUTORITARISMO, ELE apresenta um modo simples,humilde e popular de aplicar a Pedagogia, um pouco parecida com a do OPRIMIDO,ou seja, de modo que, com que todos entendam, não invoca o autoritarismo, mas uma autoridade, que as vezes é necessária, porque nem todos estão a servico de uma MISSÃO, mas procuram destruir os projetos da VIDA. Será que nós estamos preparados para esta MISSÃO PEDAGÓGICA LIBERTADORA?

  5. ANILDO disse:

    não consigo fazer cópia do filme “como começou a Igreja” para passar aos alunos.
    Me dê uma dica por favor..

Deixe uma resposta