Campanha da Fraternidade 2009

domingo, janeiro 25, 2009

cartaz campanha da fraternidade 2009 paz fruto justica CNBB

 

REFLEXÃO:

Na quarta-feira de Cinzas, dia 25 de fevereiro, começa mais um Tempo de Quaresma e mais uma Campanha da Fraternidade. Neste ano de 2009 o tema da Campanha será "Fraternidade e Segurança Pública", tendo como lema "A paz é fruto da justiça".

Abaixo nós oferecemos a você um artigo de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, para que desde já vá se preparando para um bom tempo quaresmal de reflexão:

"O Santo Padre, o Papa Bento XVI, ainda na sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2009, sublinha que a pobreza, muitas vezes, aparece associada ao desenvolvimento demográfico, como se este fosse a sua causa. Por isso, não são poucos os que protagonizam as campanhas de redução da natalidade, promovidas a nível internacional. No bojo destas campanhas está o uso de métodos que não respeitam a dignidade da mulher e nem mesmo o direito dos esposos de decidirem responsavelmente o número de filhos. Neste âmbito, se instalam os absurdos que atentam contra o direito sagrado à vida. Não se pode desconhecer e tratar com normalidade, é a advertência do Santo Padre, o extermínio de milhões de nascituros em nome da luta pela pobreza. Justifica-se o extermínio como sendo uma luta contra a pobreza. Exterminar os nascituros nada menos é do que exterminar os mais pobres dentre os seres humanos. Esta abordagem situa a compreensão do processo de construção da paz como empenho no combate à pobreza, o título temático desta Mensagem do Papa.

Este processo de combate à pobreza, portanto, requer incursões na ordem dos valores morais que estão presidindo consciências e motivando a escolha de prioridades sociais e políticas. As escolhas das prioridades sociais e políticas não podem ser regidas simplesmente pela consideração de números e nem mesmo das estratégias que definem funcionamentos. O Papa focaliza a presunção existente de que a redução populacional é responsável pela diminuição da taxa dos que, mundialmente, vivem abaixo da linha de pobreza. Parece incontestável que existiriam recursos para se resolver o problema da pobreza, mesmo no caso do crescimento da população. Nesta mensagem, o Papa Bento XVI recorda que, desde o fim da segunda guerra mundial até hoje, a população da terra cresceu assustadoramente, incluindo neste contexto, especialmente, países que surgiram recentemente no cenário internacional como novas potências econômicas, alcançando um rápido desenvolvimento graças, precisamente, ao elevado número de seus habitantes. Não é incontestável o argumento de que as nações que mais se desenvolveram, aquelas que detêm maiores índices de natalidade, são as que gozam de melhores potencialidades de progresso? A população, é o argumento do Papa Bento XVI, é uma riqueza e não um fator de pobreza. Esta afirmação remete, pois, ao desafio de compreender o processo de combate à pobreza como um processo que precisa ser iluminado pela lógica de valores morais. Sem esta lógica corre-se o risco de aplicar critérios e métodos que passam simplesmente por cima da vida e das pessoas.

O Papa traz também à consideração as pandemias como malária, AIDS, tuberculose. Quando estas pandemias atingem os setores produtivos da população, obviamente, vem um grande comprometimento nas condições gerais do país. No entanto, não se constata um adequado e audacioso processo para se alcançar com mais rapidez resultados que sejam significativos. Lamentavelmente, no enfrentamento destas pandemias, em muitos países, se constata o dado da chantagem por parte de quem condiciona a ajuda econômica com o compromisso de se atuar com políticas que são contrárias à vida. É um horror perante os céus a falta de valores morais levando responsáveis pelo bem comum a negociar ajuda humanitária em troca de compromissos com políticas contrárias à vida.  Não se pode, pois, dissociar a busca da paz da vivência e compromisso com valores morais. Não é fácil para uma mentalidade positivista compreender o alcance desta afirmação e o sentido amplo de sua realidade. É sempre polêmica a discussão da necessidade de promover processos educativos, da sexualidade e da responsabilidade, de jovens particularmente, abordando valores morais e condutas pautadas pelos princípios da moralidade, quando se trata, por exemplo, do combate à difusão do vírus HIV. A compreensão sanitária prescinde da importância decisiva da moralidade nestes processos.

Ora, uma sociedade justa só pode ser realizada na medida em que pratica o respeito pela dignidade transcendente da pessoa humana. O caráter transcendente da pessoa humana tem que presidir a compreensão de todos os processos na sociedade. A pessoa não pode ser instrumentalizada por projetos de caráter econômico, social e político, ainda quando são propostos em nome de pretensos progressos da comunidade civil no seu conjunto. É imprescindível, pois, compreender a importância insubstituível da conduta pessoal. A Doutrina Social da Igreja, por isso, ensina que uma autêntica moralização da vida social se dará a partir de cada pessoa e em referência a todas as pessoas. É o exercício da vida moral que atesta a dignidade da pessoa, afirma o Catecismo da Igreja Católica. A paz se conquista a partir da vivência de valores morais."

(fonte: www.cnbb.org.br)

 

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família,
como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.

Nesse tempo em que nos chamais à conversão,
à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,
pedimos perdão pela violência e pelo ódio
que geram medo e insegurança.

Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.

Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,
para que a Campanha da Fraternidade
seja um forte instrumento de conversão.

Sejam criadas as condições necessárias
para que todos vivamos em segurança,
na paz e na justiça que desejais.

Amém.

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. neto disse:

    Boa tarde a todos vocês, graças a Deus que temos progamas como este para nos orientarmos melhor. Vocês estão de parabéns, sobre este artigo, C.F-2009, muito bom mesmo. Obrigado. Estou aguardando os vídeos, deste tema, abraços do seu irmão Neto ( São Lourenço PE).

  2. nazir disse:

    eu amei e sei que vai ter muito proveito para mim e para a igreja

  3. Marilene disse:

    Paz e Bem a todos nós, muito bom os temas das campanhas, só depende de cada um nós colocar em prática, abraços a todos vocês.

  4. neto disse:

    Boa noite estou entrando em contato mais uma vez para lembrar que estou aguardando os vídeos e áudios do tema campanha da fraternidade – 2009, para melhor coordenar nosso trabalho aqui enm nossa comunidade, nossos agradecimentos.   NETO – SÃO LOURENCO PE.

  5. cantodapaz disse:

    **** Neto, No momento ainda não temos o áudio. Estamos tentando conseguir uma gravação. Quando estiver pronto você poderá assisti-lo dentro do site. Fraternalmente, ****

  6. Muito bom, mesmo o sites c/ partituras ainda é melhor. É o que eu gosto. De tocar c/ partituras. Parabens….

    Um grande abraço

    Tiao

  7. Wilson Meira disse:

    Caros irmãos e irmãs, O Tema da CF-2009 Fraternidade e Seguranca, surge no momento que urge medidas para combater todo e qualquer tipo de acão de agride a VIDA, pois é muito comum os programas televisivos ao pensarem que estão passando informacão, na realidade é uma verdadeira deformacão. Vários setores da Igreja Católica e o CONIC são acusados constantemente de estarem defendendo menores infratores, que para muitos são bandidos, ou acusam sistematicamente que depois com esta luta de leigos, padres, freiras e missionários, o estimulo a “BANDIDAGEM AUMENTOU”. Para todos nós católicos ou não, mas, que ao defendermos os DIREITOS HUMANOS, a nossa resposta é imediata: Estamos defendendo o DOM MAIS SAGRADO DE DEUS: A VIDA.Será que eles estão contra DEUS? JESUS CRISTO disse: VIDA, e, em abundância. Será que eles estão contra JESUS CRISTO? Por que se estiverem, estão defedendo o PROJETO DA MORTE, E NÃO DA VIDA. Queremos VIDA ou MORTE? Como também não queremos todos os tipos de impunidades, porque os impunes são sempre os mais ricos, enquanto os pobres, até lema eles inventam POBRE É BANDIDO, PRIMEIRO MATA DEPOIS VEM A IDENTIDADE, OU BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO, OU PENA DE MORTE, O FIM DA MAIORIADADE PENAL, pensam que estão acima de tudo e todos. Mas, nós como missionários e discipulos de JESUS CRISTO temos mais uma MISSÃO, FAZER VALER NA ORACÃO E NA PRÁTICA A CF-2009. Então, conforme o artigo, o Papa BENTO XVI conclama todos a seguir esta entricheirada, ou seja: A PAZ É O FRUTO DA JUSTICA.

  8. cassia prado disse:

    gostaria de sugestões para realizar a abertura da campanha da fraternidade 2009 na minha paroquia pois faço parte da pastoral liturgica e até agora não sei que símbolos usar. Desde já agradeço. Que a paz de Jesus e o amor de Maria estejam com todos.

  9. Tina (Vila Velha/ES) disse:

    Paz e bem! Amo a singeleza deste site, tem carinha de Francisco. Que o Senhor Deus da vida as abençoe. Hum… o canto Santo, Santo, Santo é maravilhoso… Com admiração, em Cristo Jesus.

  10. Eu falo com as mesmas palavras do Neto.
    Parabens a voces…

    Tiao

  11. Neto,S. Lourenço - PE disse:

    Boa noite a todos, PAZ E BEM, gostaria de agradecer pelo artigo da CF-09 com áudio, video e partitura, será muito últil para nós que iremos trabalhar sobre este assunto,toda equipe está de parabéns pelos esfoços demostrados. “MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS”

  12. carlos disse:

    ótimo, isto só reforça a tese que se utilizarmos a internet para o bem, então o bem se propagará mais rápido, afinal é o que o mundo precisa.
    obs: percebi que não há todas as partituras da cf/2009. Onde posso encontrar as faltantes?

  13. Achei excelente! Se todos usassem a internet só para coisas boas como essas, bem como se muito mais pessoas abrissem a internet em programas como esses, com certeza o mundo seria outro, pois muito mais gente estaria evangelizada.Parabéns!!!
    Onde posso encontrar todas as músicas que estão no livrinho da campanha 2009? Gostaria de copiar em CD para tocar nos encontros.

  14. PE.EDMILSON disse:

    GOSTEI MUITO DESTE AMBIENTE DE REFLEXÃO E FRATERNIDADE!!!1 ABRAÇOS E ORAÇÕES! VAMOS FAZER DE NOSSO BRASIL UM AMBIENTE, ODE A PAZ SEJA REALMENTE FRUTO DA JUSTIÇA!!!!!!!!!!!

  15. Hélio disse:

    Parabéns por este site e aproveito para dizer que gostei muito da maneira como o tema da Campanha da Fraternidade está sendo tratado por vocês.
    Que a paz reine e que frutifique em ações de justiça entre nós.
    Abraços

  16. Cristiane Alvim disse:

    PAZ E BEM A TODOS!!
    GOSTARIA DE PARABENIZAR A VCS IDEALIZADORES DESTE WEB SITE POR DISPONIBILIZAREM AS MÚSICAS DA CF 2009 EM AUDIO. ESTE TRABALHO AJUDA MUITO OS MINISTROS DE MUSICA APRENDEREM ESTES CANTOS PARA A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO DA SANTA MISSA. QUE DEUS VOS ABENÇOE.

  17. José disse:

    A CF-2009 SOBRE FRATERNIDADE E SEGRURANÇA PÚBLICA CHEGA EM BOA HORA EM QUE NÃO SE TEM MAIS SEGURANÇA EM LUGAR NENHUM, TALVEZ PORQUE TENHA SE ESQUECIDO O VALOR DA PARTILHA, DO AMOR E DA FRATERNIDDE E SE INVISTA TANTO EM SEGURANÇA PRIVADA. QUE DEUS NOS AJUDE A SERMOS SINAL DE PAZ !
    ABRAÇOS,
    JOSÉ.

  18. Sandra - Uberaba - MG disse:

    Excelente este site. Faço parte do coral da paróquia de São Domingos, em Uberaba. Com os áudios e partituras fica mais fácil aprender ou relembrar as músicas da CF. Continuem assim. Nos ajuda muito. Parabéns.

  19. Marcelle Freitas disse:

    Agradeço ao filho de Deus que realizou este trabalho em colocar a partitura em especial aos servos do Senhor, que O exalta e O louva através da música… Que nosso Senhor o cubra da santidade celeste e abençõe-o sempre.

  20. Oi gente tudo bem lindo….A campanha da fraternidade desse ano fala justamente Do que a sociedade mais precisa..de paz..A paz que todos buscam..Porque o mundo esta tão cheio de Guerras e não Guerras internas..Muitas vezes as Nossas guerras Começam no nosso Interior…Muita paz pra todos e Aproveitem muito a PAz De Deus
    bjus Poli

  21. Vanilson Alves disse:

    Parabêns,maravilhoso o site, encontrei tudo desde o audio até as partituras que eu procurava da campanha da fraternidade 2009.Que Deus ilumine e abençoe todos que participam deste site pois eu não o conhecia e agora indicarei para outros músicos da paróquia que participo: “sagrada família” no conjunto Clarice Athaide, Montes Claros Minas Gerais.Abraço a todos.

  22. Alonso disse:

    O site é maravilhoso, como sugestão fica a inclusão do audio do domingo de ramos. Abração e que Deus abençoe a todos.

  23. Jorge Luis disse:

    Gostei muito desde local de reflexão atualização e de muita sabedoria!!!

  24. Parabens, é maravillhoso esse site, onde podemos encontrar hinos e músicas maravilhosas, onde falam de Deus.cantos de louvor e salmos maravilhosos que nos dizem tudo sobre a palavra de Deus. Amei esse site;.è muito gratificante poder estar online saboreando a palavra de Deus em forma de musíca. Beijos. Moro em Patos no Estado da Paraíba. Faço parte da pastoral familiar em segunda união.sou có piloto de um ciclo.

  25. picapau disse:

    estou proucurando o hino da campanha da fraternidade

  26. Ir. Maria disse:

    Ave Maria

    Gostei muito do site.è pena que exatamente as músicas que a gente mais precisa da partitura não tinha.Como faço pra conseguir?
    Deus abençoe a todos

  27. Gilvan Santos de Jesus disse:

    foi muito bom ver disponível este material, foi uma pena não ter descoberto antes. Tive que passar em várias capelas vizinhas para ver se achava um cd emprestado e não conseguir. Espero que muitas pessoas tenha se servido deste material. Deus os abençoe.

  28. Debora disse:

    estou proucurando o hino da campanha da fraternidade mas se a voz só tocada será q poderia me ajudar?
    desde ja muito obrigada

  29. José Márcio de Campos disse:

    Gostei muito do site
    Parabens!
    Diácono José Márcio

  30. Ir. Maria disse:

    Ave Maria
    Agradeço muito a vocês por terem colocado as partituras dos cantos que me faltavam.
    Deus lhes pague.

    Desde já desejo-lhes Feliz Páscoa!!!

  31. Anônimo disse:

    mais qua é o significado

  32. Quando saio pra ir pra Missa ou pra outros lugares: Faço o sinal da cruz,rezo uma Ave Maria,Gloria ao Pai,ó meu Jesus,Santo Anjo,e a oração de São Bento,esse mundo está muito violênto,só Deus,pra nos livrar.Amém.Shalom.

  33. Antonia Maria Claret da S. Carvalho disse:

    Gostei do tema da campanha de 2010, mas gostaria de receber sugestoes pra a abertura, pois faço parte da liturgia de minha paróquia e não sei ate agora o que usar. Desde já agradeço.

  34. André disse:

    Olá Antonia, elaboramos a folha de canto para o tempo da CF 2010, e como entrada chegamos a um acordo c todos os ministerio de musica de nossa comunidade e teremos como opção de entrada a musica “Somos gente da esperança” que tbém está no cd da campanha desse ano e tbém como opção de entrada e final o hino da campanha. até +

  35. Elayne disse:

    OBRIGADO! APENAS. FOI BOM ENCONTRAR ESTE ARTIGO. CONSEGUI BAIXAR MÚSICAS PELA INTERNET NUM SITE TÃO INTERATIVO COMO ESSE É MUITO BOM. PARABÉNS A TODOS!

Deixe uma resposta