Epifania, Gaspar, Melquior e Baltazar: o que significa isso?

sábado, janeiro 3, 2009

EPIFANIA, GASPAR, MELQUIOR E BALTAZAR: O QUE SIGNIFICA ISSO?

epifania gaspar melquior baltazar natal reis belem presentes ouro incenso mirra

Epifania do Senhor

Evangelho: (Mt 2, 1-12)

Tendo nascido Jesus em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou alarmado e com ele toda Jerusalém. Reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, e começou a perguntar-lhes onde deveria nascer o Cristo. “Em Belém da Judéia – responderam eles – pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de forma alguma és a menor das sedes distritais de Judá, porque de ti sairá um chefe que apascentará meu povo Israel”. Herodes chamou, então, secretamente os magos e informou-se com eles cuidadosamente sobre o tempo exato em que a estrela tinha aparecido. Depois, mandou-os a Belém e disse: “Ide e investigai bem sobre o menino e, quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também possa ir adorá-lo”. Tendo ouvido o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia à frente deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Quando viram a estrela, encheram-se de grande alegria. Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe; e, prostrando-se, o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes, ouro, incenso e mirra. Depois, avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para sua terra por outro caminho.

COMENTÁRIO

Estamos ainda em clima de festa, respirando confraternização, esperando as mudanças e que os tradicionais votos de paz se tornem realidade. Todos almejamos mudanças, porém, as propostas não podem ficar somente no desejo, é preciso fazer acontecer.

Para o mundo mudar, precisamos mudar com ele. Paz é sinônimo de amor e se traduz em partilha e solidariedade. Ainda bem que essas coisas não dependem de dinheiro, dependem somente do desejo de amar que trazemos no coração.

Foi para isso que Jesus veio. Com o coração ardente de amor, veio para promover a união, e quis nascer pobre para mostrar que felicidade não é privilégio dos abastados. Uma Grande Estrela mostrou ao mundo a felicidade daquela família. Era transparente a alegria ao lado da manjedoura naquele humilde curral.

Epifania quer dizer manifestação do Senhor. Com o nascimento de Jesus, Deus manifesta o seu desejo a todos os homens. Vontade de ter novamente os seus filhos ao seu lado, vontade de por em prática o seu Plano de Amor e de Salvação.

Vemos que os Magos vêm de longe, guiados por um sinal luminoso. Antigamente eram chamados magos os sábios, os conhecedores de medicina, astrologia e outras ciências. Os magos representam os povos de todas as nações, raças e línguas, que se deixam guiar pela mensagem de paz e amor de Jesus.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Lea dos Santos Rabello disse:

    Irmãos Amados, a cada dia a minha emoção e gratidão é maior. Esse site é muito. Abençoado e, portanto, vocês são muito bem intuidos e só podem nos dar PAZ, EQUILÍBRIO, CRESCIMENTO e devemos dizer que é o “Canto do Céu”, porque realmente é Divino! Que DEUS continue Iluminando essa equipe coordenada pela Abençoada Katia Lima para que tenhamos um 2009 com a PAZ que nos proporcionaram até hoje. FELIZ ANO NOVO!!! Beijos no coração.

  2. Antonio disse:

    Impressionante verdade: a cada instante, surge nova e oportuna exegese no contexto bíblico. Apreciei o comentário a respeito do significado de Epifania, a qual abrange, por exemplo, a função e o “destino” das figuras dos “Reis” Magos.
    Excelente catequese que aprofundando o conhecimento, extirpa da mente do povo antigas concepções que conduziam até à superstição. Muito bom.

  3. clarice disse:

    Que bom contar com esse trabalho de crescimento espiritual, que vocês fazem. Parabens!

  4. Maria da Conceição disse:

    Salve amigos! A Paz esteja com todos vocês neste ano que se inicia.
    Quero manifestar a minha alegria e fé em um trecho do comentário de hoje:
    “O evangelho diz que os magos mudaram o rumo e voltaram para suas terras por outro caminho. Mudar o caminho significa converter-se. Conversão é o apelo forte da celebração da Epifania. Esta é a Boa Nova de hoje: a Paz é possível e está ao nosso alcance. No entanto, é preciso procurá-la. Vai encontrá-la quem mudar seus caminhos e seguir a Verdadeira Luz”.
    DESEJO A TODOS FORÇA, PERSEVERANÇA PARA OBSERVAR E FAZER AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA CONSTRUIR UM ANO PRODUTIVO, COM BONS FRUTOS.DEUS LHES ABENÇOE.

  5. Wilson Meira disse:

    Epifania: aparicão ou manifestacão Divina. Neste momento singular, o significado para todos nós, é a solidariedade, amor e não entregar o próximo ao perverso, ou seja, dar o endereco de Jesus ao rei Herodes. Outra coisa, que me chamou muito a atencão, é que são usados varios lugares para designar onde nasceu o Menino, mas, o termo curral, é primeira vez que tenho conhecimento, ao mesmo tempo, me alegro, porque mostra um Jesus Cristo nascido em lugar mais humilde e simples ainda, pelo termo usado para indicar o lugar onde o Menino nasceu. A reflexão, ainda, nos mostra, outros caminhos, em que o dinheiro não é tudo, pois, não existe mercados ou lojas que comecialize AMOR, CARINHO, FELICIDADE, SOLIDARIEDADE, ALEGRIA E FÉ. Se, eu encontrar, denuncio. Então, devemos ou não, ser discipulos e discipulas de Jesus, nesta grande missão? Meus parabéns, pela reflexão e o seu comentário.

  6. claudia nicole disse:

    Jesus é a maior prova de amor de DEUS por nós homens, pois a Sua preocupação em nos demonstrar o Seu Infinito Amor O fez revelar-Se em carne e osso no Seu Filho Jesus, para que com os nossos olhos humanos pudéssemos contemplá-LO face a face.

  7. Fátima Valente disse:

    “A paz é fruto da justiça”,que este seja o desejo de toda a humanidade neste ano.Que seja o ano da paz,do amor,da graça do Senhor Jesus.Que nossas bocas proclame para sempre o amor que Deus nosso pai dedicou a todos nós na pessoa do menino de Nazaré.Shalom..

  8. eliza disse:

    gostei muito mas tenho uma duvida o cirio pascal deve ficar durante a celebração da missa da epifania. e a cruz entra tambem neste dia

  9. cantodapaz disse:

    **** Eliza, o Círio Pascal permanece no altar durante a Santa Missa, desde o dia da Vigília Pascal (na noite do Sábado Santo) até o domingo do Batismo do Senhor. Portanto, durante o Tempo da Páscoa. Ele aparecerá também durante as celebrações de batizados. Talvez você tenha se confundido e queria se referir à Coroa do Advento… Esta permancece no altar apenas durante as quatro semanas do advento. Quanto à Cruz processional, ela poderá entrar sempre que o padre desejar celebrar uma Santa Missa com solenidade. Abraços. *****

  10. neiva caÇaõ disse:

    E muito gratificante poder contar com esse site,oqual nos ajuda a crescer espiritualmente.

    Obrigada.

    Neiva caçaõ.

Deixe uma resposta