São Silvestre: um santo ou um maratonista?

domingo, dezembro 28, 2008

SÃO SILVESTRE: UM SANTO OU UM MARATONISTA?

sao silvestre sao paulo maratonista maratona santo corrida premio

Todos conhecem, pelo menos aqui no Brasil, a famosa corrida de São Silvestre, realizada sempre no dia 31 de dezembro em São Paulo, onde participam maratonistas do mundo todo.

Por isso, nossa pergunta para você é a seguinte: São Silvestre foi um santo ou um maratonista? Ou foi os dois? Pense um pouco e responda.

Bem, São Silvestre não foi nenhum corredor ou maratonista. Ele foi papa, paralelamente ao governo do imperador Constantino, nesse período, formou-se uma organização eclesiástica, que duraria vários séculos.

Foi o imperador Constantino, porém, que autorizou a construção de uma grande basílica em honra de São Pedro, sobre a colina do Vaticano, após ter destruído, ou parcialmente recoberto de terra um cemitério pagão, descoberto pelas escavações, feitas a pedido de Pio XII em 1939.

Entretanto, foi a harmonia entre Constantino e o papa Silvestre, que puderam ser construídas duas importantes basílicas romanas, uma em honra a São Paulo na via Ostiense e a outra em honra a São João.

São Silvestre faleceu no ano de 335.

O nome da corrida realizada em São Paulo ser São Silvestre se deve ao fato apenas dela acontecer no dia em que comemoramos o santo, ou seja, o dia 31 de dezembro.

São Silvestre, rogai por nós!

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Madalena AL disse:

    Olá! Gostei muito de saber mais sobre São Silvestre e especialmente a origem da denominação da corrida. Valeu!

  2. Maria Terezinha Gomes disse:

    Vamos ser que nem são silvestre (a maratona) correr pra Deus, aposto que São Silvestre correu muito pra chegar em Deus. Amém. Shalom.

  3. Silvestre Cardoso Araujo Filho disse:

    Prezados amigos organizadores, achei ótimo seu artigo, no entanto, gostaria de pedir-lhe a gentileza de, ao contrário de todos os outros, tentar informar sobre o seu nascimento, tal como, data, cidade, pais, (pai rufinus), infancia, estudos, enfim, mais informações sobre o homem.
    Tal solicitação prende-se ao fato de todas a informaçõe disponíveis girarem em torno de seu pontificado, carecendo de uma abordagem mais aprofundado do homem que tão bem soube conduzir seu pontificado, o que sugere ter sido alguem bem preparado.
    Portanto, faz-se necessário conhecer-se melhor o homem para melhor se compreender o pontífice.
    Antecipadamente agradeço a gentileza, se possível via contato pessoal pelo e-mail acima e, pela desafiadora pesquisa.
    Cordialmente: Silvestre Filho.
    (Parabéns por oferecer este espaço para contato)

Deixe uma resposta