15a. O amor de São Francisco pelo Natal

sábado, dezembro 20, 2008

O AMOR DE SÃO FRANCISCO PELO NATAL

São Francisco e a devoção para com o Natal

amor sao francisco natal virgem maria devocao presepio advento
 

(quadro: Holy Family with Saint Francis (Jacob van Oost, 1601-1671) – fonte: www.marymediatrix.com)

– São Francisco celebrava com inefável alegria, mais do que as outras solenidades, o Natal do Menino Jesus, afirmando que é a festa das festas, em que Deus, tornando-se criança pequenina, dependeu de peitos humanos.

– Beijava com profunda devoção as imagens do Menino, e a compaixão por ele derretia seu coração, fazendo-o até mesmo balbuciar palavras de doçura a modo das crianças.

– Francisco queria que, no dia do Natal, os pobres e famintos fossem saciados pelos ricos e que, aos bois e burros, fossem concedidos ração e feno mais do que de costume.

– Dizia: "Se eu pudesse falar com o Imperador, pediria que se fizesse uma lei geral para que todos aqueles que podem atirem pelas ruas trigo e grãos, a fim de que, no dia de tão grande solenidade, os pássaros tenham fartura, principalmente as irmãs cotovias".

– Saibam, caros filhos, que a pobreza (do Menino Jesus e de sua Mãe), a simplificação voluntária da vida em prol da solidariedade é o caminho especial para a felicidade plena".

– O nome de Jesus Menino era para ele como o mel e o favo na boca.

(Frei Tomás de Celano, Livro da Segunda Vida de São Francisco, n. 199, 1-8)

(fonte: www.franciscanos.org.br)

  PARA SABER MUITO MAIS SOBRE O ADVENTO, CLIQUE AQUI

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Elisian disse:

    Gostei muito deste site e o coloquei como homepage. Na verdade a internet estava mesmo precisando deste espaço religioso e espiritual. Beber da fonte franciscana é sempre um deleite e como franciscana da OFS fiquei muito contente com esta iniciativa. Parabéns!

  2. É lindo! Ver como São Francisco fala sobre o Natal, Infelizmente não podemos falar com nenhuma autoridade pra dar uma refeição pros mendigos. Shalom.

  3. Maria Jesus c. Neves disse:

    Muito lindo. São Francisco sempre está atual e seu exemplo nos da alento para ir em frente e ensinar as nossas crianças a amar o menino Jesus. Paz e Bem. Maria Jesus

Deixe uma resposta