O Milagre Eucarístico de Santarém, Portugal

sábado, outubro 11, 2008

O MILAGRE EUCARÍSTICO DE SANTARÉM, PORTUGAL (1247 ou 1266)

Custódia de Prata contendo a Sagrada Hóstia

 

Corria o ano de 1247, segundo uns cronistas, ou o de 1266, segundo outros.

Em Santarém, hoje cidade e então vila de Portugal, vivia uma pobre mulher, a quem o marido muito ofendia, andando desencaminhado com outra.

Cansada de sofrer, foi pedir a uma bruxa judia que, com os seus feitiços, desse fim à sua triste sorte.

Prometeu-lhe esta remédio eficaz, para o que necessitava uma Hóstia Consagrada. Depois de naturais hesitações, consentiu no sacrilégio a pobre mulher; foi à Igreja de Santo Estêvão, confessou-se e pediu Comunhão. Recebida a Sagrada Partícula, com suma cautela a tirou da boca, embrulhando-a no véu. Saiu apressada, da Igreja, e encaminhou-se para a casa da feiticeira. Mas, então, sem que ela o notasse, do véu começou a escorrer Sangue, que, visto por várias pessoas, levou-as a perguntar àquela infeliz quais ferimentos tinha, já que tanto sangue jorravam. Confusa em extremo, correu logo para casa, e encerrou a Hóstia Miraculosa numa das suas arcas, onde guardava toalhas limpas de linho.

Passou o dia, entretanto, e, à tarde, voltou o marido para casa. No entanto, alta noite, acordaram os dois, e viram a sua casa toda resplandecente. Da arca saíam misteriosos raios de luz. Inteirado o homem, então, do ato pecaminoso de sua mulher, ambos passaram o resto da noite de joelhos, em adoração. Mal rompeu-se o dia, o pároco foi informado de tal prodígio sobrenatural. Espalhado o sucesso, metade de Santarém acorreu pressurosa a contemplar o Milagre.

A Sagrada Partícula foi então levada, processionalmente, para a Igreja de Santo Estêvão, onde ficou conservada dentro duma espécie de custódia feita de cera. Mas, passado tempo, ao abrir-se o sacrário para expor à adoração dos fiéis  o Santo Milagre – como era costume -, encontrou-se a cera feita em pedaços, e, com espanto, viu-se estar a Sagrada Partícula encerrada numa âmbula de cristal, miracuiosamente aparecida.

Esta pequena âmbula foi colocada numa custódia de prata dourada onde ainda hoje se encontra. Santo Estêvão é agora a Igreja do Santíssimo Milagre.

Igreja do Santíssimo Milagre

Interior da Igreja

(Com a aprovação da Autoridade Eclesiástica – Dom Antonio Francisco, Bispo de Santarém, Portugal)

(O texto sofreu pequenas alterações para ser melhor compreendido no Brasil – fonte: Câmara Municipal de Santarém – www.ribatejo.com/ecos/santarem/stagenda.html)

    CONHEÇA OUTROS MILAGRES EUCARÍSTICOS

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Alex A. Borges disse:

    Muitíssimo interessante este artigo! Jamais ouvira antes falar da existência desse milagre eucarístico. Seria muito bom se o Canto da Paz pudesse relatar outros milagres eucarísticos!!!

  2. clarissa disse:

    Ótimo, que bom poder conhecer tantos milagres!!!!

  3. Maria Terezinha Gomes disse:

    Nunca podemos brincar com coisas sagradas, sempre Jesus dá uma rasteira, entre aspas .O poder de Deus é maravilhoso! Amém. Shalom.

  4. Alex A. Borges disse:

    Muito pertinente o comentário de Maria Terezinha Gomes.
    De fato, nos diz a Sagrada Escritura em Gálatas 6,7-8: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba. Em realidade, aquilo que o homem semear, isso também colherá.”

  5. Alex A. Borges disse:

    Eis o que nos diz a Instrução Redemptionis Sacramentum, “sobre alguns aspectos que se deve observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia” no seu número 172: 1. GRAVIORA DELICTA (atos graves) [172.] Os graviora delicta (atos graves) contra a santidade do sacratíssimo Sacramento e Sacrifício da Eucaristia e os sacramentos, são tratados de acordo com as «Normas sobre os graviora delicta, reservados à Congregação para a Doutrina da Fé»,[280] isto é: a) roubar ou reter com fins sacrílegos, ou jogar fora as espécies consagradas;[281] b) atentar à realização da liturgia do Sacrifício eucarístico ou sua simulação;[282] c) concelebração proibida do Sacrifício eucarístico juntamente com ministros de Comunidades eclesiais que não tenham sucessão apostólica, nem reconhecida dignidade sacramental da ordenação sacerdotal;[283]
    d) consagração com fim sacrílego de uma matéria sem a outra, na celebração eucarística, ou também de ambas, fora da celebração eucarística.[284] [280] Cf. JOÃO PAULO II, Carta Apostólica motu próprio, Sacramentorum sanctitatis tutela: AAS 93 (2001) pp. 737-739; cf. CONGR. DOUTRINA FÉ, Carta a todos Os Bispos da Igreja Católica e aos Outros Ordinários e Jerarcas aos que interese: de delictis gravioribus eidem Congregationi pro Doutrina Fidei reservatis: AAS 93 (2001) p. 786. [281] Cf. Código de Direito Canónico, c. 1367; PONT. CONSELHO PARA A INTERP. DOS TEX. LEGISLATIVOS, Respuesta ad propositum dubium, dia 3 de julio de 1999: AAS 91 (1999) p. 918; CONGR. DOUTRINA FÉ, Carta a todos Os Bispos da Igreja Católica e aos Outros Ordinários e Jerarcas aos que interesse: de delictis gravioribus eidem Congregationi pro Doutrina Fidei reservatis: AAS 93 (2001) p. 786. [282] Cf. Código de Direito Canónico, cc. 1378 § 2 n. 1 e 1379; CONGR. DOUTRINA FÉ, Carta a todos Os Bispos da Igreja Católica e aos Outros Ordinários e Jerarcas aos que interese: de delictis gravioribus eidem Congregationi pro Doutrina Fidei reservatis: AAS 93 (2001) p. 786. [283] Cf. Código de Direito Canónico, cc. 908 e 1365; CONGR. DOUTRINA FÉ, Carta a todos Os Bispos da Igreja Católica e aos Outros Ordinários e Jerarcas aos que interese: de delictis gravioribus eidem Congregationi pro Doutrina Fidei reservatis: AAS 93 (2001) p. 786. [284] Cf. Código de Direito Canónico, c. 927; CONGR. DOUTRINA FÉ, Carta a todos Os Bispos da Igreja Católica e aos Outros Ordinários e Jerarcas aos que interese: de delictis gravioribus eidem Congregationi pro Doutrina Fidei reservatis: AAS 93 (2001) p. 786. Fonte: http://www.veritatis.com.br

  6. Wilma disse:

    Este é um site cheio de Espiritualidade, onde qualquer dívida é facilmente sanada, Parabéns! que o Senhor os ilumine sempre!!!

  7. Alex N. Borges disse:

    A Ostia consagrada é o Cristo Vivo temos que respeitar e recebela com muita devoção eu amo Jesus.

  8. solange disse:

    Feliz daquele que pode desfrutar desse milgre de amor e fonte de vida, Viva JESUS EUCARISTIA!!!!!!!!!!!!

  9. Valderez disse:

    Conheci este site hoje e já gostei. Parabéns… Jesus está presente na Santíssima Eucaristia… Eu creio.

  10. Anônimo disse:

    Muito interessante enrriqueceu a minha vida me fazendo olhar com mais respeito para a Santa Eucaristia!

  11. J.Manuel Lopes disse:

    Very impressed.

  12. Nunca tinha ouvido falar deste milagre. hoje ao participar de uma missa o Frei Josué falou. fiquei muito feliz, por que sonhei hoje com uma Adoração ao Santissimo Sacramento, em adoração.Quando acordei com o interfone tocando, era 5:45 minutos da manhã de hoje. Creio na presença de Jesus na Eucarístia. Sei que através deste Milagre de Santarem vou receber uma grande graça. Meu esposo também como aquele homem, vive no adultério, foi embora de casa há 18 anos. Peço muito a misericórdia do Senhor. Amém!

  13. sonia aparecida disse:

    senti medo e temor a Deus e ao Nosso Senhor Jesus Cristo.e que Deus pode tudo o que quiser onde quiser e como quiser e que Deus abençoe a todos que divulgam essas mistica da fé catolica.a paz esteja convosco.

  14. GERALDINO ALVES JUNIOR disse:

    Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns milagres Eucaristicos, mas não conhecia o de Santarém. Fico muito feliz em poder conhecer mesmo pela internet, é uma graça de Deus. Seria muito interessante divulgar as analises científicas que comprovam o milagre. Que Deus abençõe.

  15. agueda ines cabral disse:

    É bom que todos contassem sobre os diverssos milagres escaristico,
    pois tem muitas pessoas que desconhecem esses milagres e tambem que a igreja explicasse mais sobre o dia de corpus cristi que ocorreu primeiramente em lanciano .

Deixe uma resposta