19. Trânsito de São Francisco de Assis: o que é?

domingo, setembro 28, 2008

TRÂNSITO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS: O QUE É?

Quando ouvimos falar de "trânsito" logo pensamos em carro e nos engarrafamentos das grande cidades do Brasil, como Rio de Janeiro ou São Paulo, ou de outros Países, como Nova York, Paris, Madri, Roma ou Lisboa. Mas, aqui no nosso caso, quando falamos em "trânsito" falamos em "passagem", ou seja, da passagem de São Francisco de Assis desta vida para a outra, isto é, de sua morte, acontecida na tarde do dia 3 de outubro de 1226, um sábado. São Franscisco tinha mais ou menos 44 anos de idade. Ele morreu cantando um salmo, na presença de seus confrades.

No domingo seguinte, 4 de outubro, foi sepultado na igreja de São Jorge, na cidade de Assis, mas o cortejo fúnebre passou antes pelo mosteiro de São Damião, para que Santa Clara, sua grande amiga, pudesse se despedir.

Por isso, em algumas igrejas franciscanas, as celebrações do dia de São Francisco já se iniciam no dia 3 de outubro, com o Trânsito, seguido de Missa. Depois, o dia 4 é todo dedicado ao Santo, padroeiro dos animais e da ecologia.

Abaixo, oferecemos a você um artigo muito interessante sobre os valores da Espiritualidade Franciscana:

"No dia 4 de outubro, a Igreja celebra a memória de São Francisco de Assis. Para a Família Franciscana, de modo especial para a Ordem dos Frades Menores, esta celebração se reveste do caráter e grau de solenidade.

Para a Igreja e para a humanidade, São Francisco tornou-se inspiração daqueles valores mais essenciais do Evangelho. Por isso sua mensagem atravessou os séculos, e continua a despertar no coração da humanidade aquilo que de melhor ela pode realizar.

A oração litúrgica da solenidade resume assim o significado perene de São Francisco:

"Ó Deus, que fizestes o seráfico Pai São Francisco
assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza,
concedei que, trilhando o mesmo caminho,
sigamos fielmente o vosso Filho,
unindo-nos convosco na perfeita alegria"

OS VALORES DA ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA

Da vida e do modo de ser de São Francisco nasceu uma inspiração de vida, um caminho. A espiritualidade franciscana é fundamentalmente seguimento do Cristo pobre, humilde e crucificado. E o seguimento torna-se um encantamento, que por sua vez leva à configuração com o Cristo. Algumas características desta espiritualidade:

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Marcos Antonio Félix da Silva disse:

    É com grande alegria que localizei esse site. Pois, constitui mais uma fonte de água cristalina para os sedentos dessa água viva que é a Sagrada Escritura Paz e Bem.

  2. Zélia disse:

    Eu gostaria muito de saber porquê se comemora o dia de São Francisco de Assis no dia 04 de outubro e não no dia 03 que foi quando ele realmente faleceu.

  3. Gasparino de Souza disse:

    Gostei muito deste artigo,me ajuda muito na caminhada Franciscana.Desejo receber constantemente artigos de SITES Franciscanos.

Deixe uma resposta