Solenidade da Exaltação da Santa Cruz – Evangelho Comentado

domingo, setembro 14, 2008

CONTINUAÇÃO

Mas essa manifestação da glória de Deus no amor de Cristo que dá sua vida por nós na cruz tem conseqüências práticas para nós: “Jesus deu a vida por nós; por isso nós também devemos dar a vida pelos irmãos” (1Jo 3,16). Também o hino citado por Paulo na 2ª  leitura está num contexto semelhante: Jesus esvaziado como escravo e exaltado como Senhor é o exemplo dos que se reúnem em seu nome, para que considerem os outros mais importantes que a si mesmos e tenham em si o mesmo pensar e sentir dele (2,1-5).

O canto da entrada lembra Gl 6,14: “Que eu me glorie somente na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo”. As palavras seguintes, “o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” (v. 15), alimentaram entre os cristãos de antigamente um desprezo pelo mundo. Não é, contudo, com desprezo da realidade terrestre que devemos olhar a cruz, mas como sinal de salvação. Para Paulo, para João, para nós, a cruz é sinal de salvação. Por isso, o mundo não tem mais o mesmo significado. Só conseguimos dar-lhe pleno valor na medida em que ele é marcado pela cruz de Cristo, o sinal da vida doada em amor até o fim.

(fonte: www.franciscanos.org.br – Do livro "Liturgia Dominical", de Johan Konings, SJ, Editora Vozes)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta