Cores Litúrgicas: o que são?

quinta-feira, agosto 14, 2008

CORES LITÚRGICAS

Cores Litúrgicas: o que são? Você já percebeu que as cores litúrgicas variam, ou seja, as cores que o padre veste nas Missas, nos Batizados ou nas Confissões mudam? E que, em algumas igrejas, as cores das cortinas dos sacrários também mudam de cor? Por que isto acontece? É para ficar mais colorido ou mais bonito? ou é porque o padre gosta mais de verde do que de vermelho, por exemplo?

cores liturgicas casulas missa celebração

Casulas (acima) – usadas em Missas onde se celebra alguma Solenidade ou Festa Litúrgica ou quando se quer solenizar alguma Missa em especial

cores liturgicas estolas missa celebração

Estolas(acima) – colocadas sobre as túnicas. São usadas nas Missas diárias, nas Missas onde não existe a celebração de qualquer Solenidade específica, mesmo que seja um Domingo.

Na verdade, as diferentes cores das vestes litúrgicas têm o objetivo de manifestar exteriormente os mistérios que estão sendo celebrados pela Igreja naquele determinado dia. Além do mais, visa alertar o povo de Deus para a consciência de que a vida cristã não é algo imóvel e que ela progride com o desenrolar do ano litúrgico.

No início da Igreja havia uma certa preferência pelo branco. Estas cores foram fixadas em Roma no século XII.

 

BRANCO ou
DOURADO

Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.

VERMELHO

Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.

VERDE

É usado nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana do Tempo Comum (o Tempo Comum é constituído por todos os dias do ano que não estão incluídos no Advento (antes do Natal) ou na Quaresma (antes da Páscoa). O verde simboliza o crescimento e a esperança.

ROXO

Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.

PRETO

Era sinal de tristeza e luto. Foi praticamente abolida da liturgia (esta cor era usada antes do Concílio Vaticano II, no início da década de 60). Atualmente utiliza-se o roxo. Apesar do preto ser algo que quase não se vê mais, ainda é permitido o seu uso como cor litúrgica. É a cor para os Ofícios e Missas de defuntos.

ROSA

O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Domingo Gaudete ou Domingo da Alegria) e 4º domingo da Quaresma (Domingo Laetare ou Domingo da Alegria). O ROSA é uma cor intermediária entre o ROXO do Advento ou da Quaresma e o BRANCO do Natal ou da Páscoa, para simboizar as alegrias que já se aproximam.

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Mercia Regina Milaneli Antico Sirgado disse:

    Parabéns pelo blog. Muito esclarecedor. Assim como eu, sei que muitas pessoas se questionam sobre os rituais, sobre os significados ou mesmo gostariam de conhecer a história de seus santos de devoção. Muito interessante o conteúdo. Vou adicionar nos meus favoritos, com certeza.

  2. maryanne g. mendes disse:

    Que Deus seja louvado e glorificado por termos este site! Parabéns! Jesus Sacramentado Nosso Deus Amado Deus os abençõe… Abraços e muita admiração!!!!

  3. Alex A. Borges disse:

    Excelente artigo! Muito didático! Linguagem clara, simples, explicativa. Parábens!

  4. Auxiliadora disse:

    Parabéns pelas explicações. É muito importante podermos contar com informações confiáveis. Minha curisiodade é sobre a origem das cores, gostei de saber que foram fixadas no século XII, fico pensando se a definição delas tem origem em alguma influência dos costumes da época. Parabéns!

  5. Alex A. Borges disse:

    Gostaria que falassem também de outro tema litúrgico: o acólito.
    Quem é o acólito, qual a sua função, a sua veste litúrgica, como ela deve ser, a sua cor, etc…

  6. R. Marques disse:

    Parabéns, o povo de Deus deve saber já de tudo que estava oculto, para que haja uma participação convicta do amor de Deus atraves dos simbolismos da Igreja. obrigado.

  7. Maria Terezinha Gomes disse:

    Achei muito interesante a cor roxa com a cor rosa, sempre quando vem a quaresma, eu agradeço por mais uma oportunidade a Deus por me redimir dos meus muitos pecados. AMÉM. SHALOM.

  8. Maria Martha de LIma disse:

    Estamos à procura dos significados das cores da Coroa do Advento, podem nos fornecer? Agradecemos Ir. Maria Martha e Catequistas.

  9. paulo roberto disse:

    Boa tarde. Gostaria de saber sobre estes simbolos colocados nas estolas?? onde posso encontra-los e qual o significado de cada um. Voces poderiam me ajudar??

  10. juliana vinholte disse:

    adorei o todos os artigos… sou uma pessoa muito religiosa e sempre quis saber os significados das coisas obrigada!!!!

  11. Irmã Silvana de Freitas disse:

    Gostei muito deste artigo para estar nos atualizando sobre a nossa missão de ser e porque os significados dos objetos usados dentro da liturgia que não é smplesmente para bonito mas para nos vivermos com fé a missão que Jesus nos deixou.

  12. Neto disse:

    Boa noite a todos vcs.Muito bom este artigo, muitas vezes, não sabemos a significado das coisas de nossa Igreja,(cor liturgicas,etc.), com estes artigos, estou tirando minhas dúvidas, aproveitando e levando ao conhedimento das pessoas que fazem parte do grupo o qual coordeno, em minha comunidade. Parabéns pelos artigos.
    Neto, S.Lourenço da Mata-PE

  13. carine disse:

    Oi, sou uma coroinha da paróquia São João Batista e achei esse artigo muiiiiiiiitoooooooo legal !!! beijão

  14. wabner disse:

    são belicimas otimas

  15. wabner disse:

    muito elegantes belicimas

  16. IVANI DE S CUNHA CORDEIRO disse:

    maravilhoso…
    amo todos…

  17. evandro silva disse:

    Perfeito!
    Esclarecedor!
    só faltou dizer que o dourado
    subistitui todas as cores,nas festas e
    solenidades dentro de um tempo que não o branco.

  18. Anelise disse:

    Mãe ta aí o que me pediu!
    te amo
    bjos

  19. tatyane maria da silva disse:

    as cores representada pelo os padre na minha opiniao sao o timas beijossss!tchau 100%jesus tiamo de mais tatiane a gradeci por ter nacidor

  20. solange p. cunha disse:

    Irmãos,
    Adorei saber o significados tão bem explicados das cores dos paramentos do sacerdote. Tudo faz sentido, com o conhecimento. Obrigado!

  21. Edna Lucia de Castro Faustino disse:

    Muito bom,sou catequista e uso muito para trabalhar com os jovens crismando esta semana to como tema o ano litúrgico e achei otimo.muto obrigada.

  22. valeria xavier ramos disse:

    ola fulano [nao sei o nome]eu gostei muito estou aprendendo pq um dia eu vou ter uma prova soubre isso ok beijos

  23. Jose Aparecido Ramos disse:

    Parabens é muito escrarecedor,é ótimo.A maioria dos católicos não sabem disso.
    Muito ótimo:Obrigado.

  24. O preto NÃO foi abolido. Leiam a atual IGMR, no nº 346, letra “e”.

  25. Ana Claudia disse:

    Faço parte da equipe de liturgia na paroquia, me disseram que não poderia usar uma toalha dourada para cobrir uma coluna onde seria depositada as reliquias de S. Felix de Nicosia por ocasião da festa em seu louvor. Que era uma cor que só poderia ser usada para Nosso Senhor. Pelo que entendi não é errado, já que ele não foi um martir. aproveitei para dar uma olhada geral no site. Que benção poder ter um material deste nivel à disposição. Parabens e obrigada!!!

  26. SEMINARISTA LUIZ FERNANDO disse:

    (…) A CASULA NÃO PODE SER ABOLIDA NAS MISSAS DOMINICAIS O DOMINGO É DIA DO SENHOR SOLENE POR EXCELÊNCIA, ANTES DE ESCREVER UM ARTIGO LITURGICO PREOCUPE-SE EM FAZÊ-LO COM FIDELIDADE AS LEIS RUBRICAS E QUANTO A COR PRETA AINDA É PERMITIDA SEGUNDO A IGMR.

  27. camylla lucyana freita da silva disse:

    é muito importante sabemos as cores da roupa dos padres e quais os dias são uzadas faco a catequese.

Deixe uma resposta