Um santo atleta ou um atleta santo?

quarta-feira, julho 16, 2008

CONTINUAÇÃO

Os seus estudos eram iluminados pela fé e caridade. Tinha reparado na Alemanha nas graves condições de trabalho dos mineiros e assim afirmou: “quero ajudar as pessoas nas minas e posso fazê-lo, mesmo não sendo sacerdote. Assim explicava o porquê da sua escolha a Luise Rahner, mãe do celebre teólogo Karl Rahner, onde ele foi hóspede por algum tempo. Dizia que queria ser “mineiro entre os mineiros.” E, por isso, escolheu Engenharia de Minas. Sua irmã, Luciana, revelou que a situação era mais humilhante do que se pode imaginar: em casa, Pier Giorgio era tido como um tonto e sempre com pouco dinheiro, para ajudar os outros devia dar não o supérfl uo mas o necessário.

Procurava convencer os outros a fazer o mesmo. Dizia um amigo: "Um dia  procurava convencer-me a entrar na conferência de S. Vicente de Paulo. A minha dificuldade era entrar nas casas dos pobres pois poderia vir a apanhar algumas doenças, mas ele, com muita simplicidade, respondeu-me que visitar os pobres era visitar Jesus."

Entre os seu sofrimentos, devemos lembrar o seu amor profundo por Laura Hidalgo, de condição humilde, amor ao qual ele sentiu o dever de renunciar devido aos preconceitos da família. E, ao ver o divórcio dos seus pais tão real, percebeu : ”não posso destruir uma família para formar uma outra. Serei eu a sacrificar-me.

"No dia 30 de Junho de 1925, Pier Giorgio começou a sentir uma dor de cabeça. Ninguém lhe deu a devida atenção porque a sua avó estava a viver os seus últimos dias, pois tinha já uma idade avançada. Aquele jovem alto e vigoroso, aceitando de forma bondosa que as suas "febrezinhas" não deveriam ser nada de outro mundo, fez com que os pais não se apercebessem do que se estava realmente a passar. Pier Giorgio começava a morrer, sentindo o seu jovem corpo destruir-se com a paralisia que avançava progressivamente e implacavelmente, sem que ninguém lhe desse atenção.

Assim ele, humilde e manso, enfrentou sozinho o sintoma da terrível doença sem se aperceber da gravidade. Quando os pais apavorados afinal compreenderam o que lhe estava a acontecer já era tarde. A vacina que veio rapidamente do Instituto Pasteurde Paris já não tinha efeito devido ao avanço da doença.

O último dia de sua vida Pier Giorgio pediu à irmã Luciana para buscar na escrivaninha uma caixa de injecções que não tinha conseguido entregar a um dos seus pobres e quis escrever um bilhete com as instruções e o endereço: "Quis escrevê-lo com as suas próprias mãos já atormentadas pela paralisia e saiu um emaranhado de letras quase incompreensível. É o seu testamento: as últimas energias para a última caridade."

O funeral foi um encher de amigos e principalmente de pobres; os primeiros a ficar assombrados, vendo-o tão querido e tão conhecido, foram os seus familiares que compreenderam onde e com quem Pier Giorgio viveu verdadeiramente os seus poucos anos de vida, apesar de ter tido uma casa confortável e rica à qual chegava sempre atrasado.

Sua Santidade o Papa João Paulo II Beatifi cou Pier Giorgio Frassati na Praça de São Pedro no dia 20 de Maio de 1990. Foi proclamado Beato e é um dos padroeiros dos jovens."

(fonte: www.fcee.lisboa.ucp.pt – o texto está em português de Portugal)

O corpo do beato Pier Giorgio, um dos dez patronos da Jornada Mundial da Juventude de Sydney, foi trasladado de Turim a Sydney para o evento. As relíquias não haviam deixado a cidade piamontesa desde a morte de Frassati, em 1925.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Hilda Armstrong disse:

    Parabéns pelo seu blog. Estou me cadastrando para receber notícias dele.

  2. Maria Terezinha Gomes disse:

    Meus parabéns,que site lindo!,Como é gostoso de ler a vida dos Santos,faz a gente querer ser como eles, amando muito esse Deus que é pura Misericórdia. Amém. Shalom.

  3. smile disse:

    Obrigado por divulgar essa história tão linda que jamais ouvira falar. Que sejamos como ele,juntamente com os outros santos da pobreza que encontraram a alegria nos que mais precisavam, e não nos que não precisavam. SMILE.

  4. ermes costa campos disse:

    este é aquele que levou a sério o seguimento da cruz do Senhor, pois na escola de Jesus Ele é o Mestre e nós somos os seus alunos. Todo aquele que se deixa ser conduzido pelo Mestre consegue ser santo.

  5. ignez Ribeiro de Almeida disse:

    É muito gratificante ler a vida dos Santos e, deste jovem mais ainda, por ele gostar de ajudar os mais necessitados.

  6. rita de cassia noronha disse:

    FIQUEI ENCANTADA EM CONHECER ESTE SAN JOVEM . VOU DIVULGAR SUA VIDA ENTRE OS VICENTINOS ,POIS FAÇO PARTE DE UMA CONFERENCIA

  7. Alex A. Borges disse:

    Muito desconcertante a vida desse santo! É como se diz: os santos são “loucos”!!!
    “Ninguém se iluda: se alguém dentre vós julga ser sábio aos olhos deste mundo, torne-se louco para ser sábio; pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus.” 1Cor 3,18-19.
    “Deus não tornou louca a sabedoria deste século? Com efeito, visto que o mundo por meio da sabedoria não reconheceu a Deus na sabedoria de Deus, aprouve a Deus pela loucura da pregação salvar aqueles que crêem. (…) Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” 1Cor 1,20c-21.25.

  8. renata disse:

    Obrigado pela bela divulgação sobre Pier Giorgio. Há um site http://www.piergiorgio.com.br para quem não conhece cheio de informações,fotos e orações. Paz para todos, renata

Deixe uma resposta