A medalha de São Bento: qual o seu significado?

sábado, julho 12, 2008

No dia 11 de julho comemoramos o dia de São Bento. Você sabe quem foi ele? Conhece a medalha de São Bento e o seu significado? Se a resposta for "não", então leia o artigo abaixo.

  Clique em "LER O ARTIGO COMPLETO" para assistir um vídeo sobre a medalha

 

Medalha e Oração de São Bento

A medalha de São Bento não é um "amuleto da sorte". Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de nossa fé.

O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos à esta medalha. Ela nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc.

Contudo, a medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.

Todo Cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é necessário que nossas faltas sejam expiadas; nossa fé seja ; provada; e nossa caridade purificada, para que aumentem nossos méritos.

O símbolo da nossa redenção, a cruz, gravada na medalha não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias, a medalha concede, também, graças especiais para hora da morte, pois, São Bento com São José são padroeiros da boa morte.

Para se ficar livre das ciladas do demônio é preciso, acima de tudo, estar na graça e amizade com Deus. Portanto, é preciso servi-lo e amá-lo, cumprindo, todos os deveres religiosos:Oração, Missa dominical, recepção dos Sacramentos, cumprimento dos deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Nem o demônio, nem alguma criatura, tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.

Em resumo, o efeito da medalha de São Bento depende em grande parte das  disposições da pessoa para com Deus e da observância dos requisitos acima mencionados.

Na frente da medalha são apresentados uma cruz e entre seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti – "Cruz do Santo Pai Bento".

Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux – "A cruz sagrada seja minha luz".

Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux – "Não seja o dragão meu guia".

No alto da cruz está gravada a palavra PAX ("Paz"), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.

A partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana – "Retira-te, espírito do mal, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas – "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!".

Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS – IN – OBITU – NRO – PRAESENTIA – MUNIAMUR – "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte".

É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.

Oração para alcançar alguma graça

Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça  … que vos suplicamos, finalmente, vos pedimos que ao térnimo de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosto no Paraíso. Amém.

(fonte: http://www.osb.org.br)

 

  MEDALHA DE SÃO BENTO – PARTE 2

  CONHEÇA A VIDA DE SÃO BENTO

 

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. João disse:

    Gostei muito do artigo , mesmo porque eu usava a medalha de São Bento em minha Cruz , entao procurei saber mais . Eu ja tinha ouvido de uma musica a tradução das escristas em latim , mas nao sabia que faziam referencia a medalha . Muito bom trabalho , adorei …
    ‘ a Paz esteja com todos vós .

  2. jose antonio salgueiro filho disse:

    e uma medalha muito poderoza principalmente nas horas mas deficil abasta ter fé e nada mais

  3. Thais disse:

    Conheci a oração de São Bento ouvindo o programa do Padre Marcelo Rossi, mas não sabia que o significado das letras representa a própria oração… Tenho uma medalha e gostaria de saber se há alguma “forma” especial para usá-la, ou seja, o que deve ficar encostado em meu corpo? A oração ou a imagem de São Bento? Ficarei muito agradecida com a esta informação.

  4. Reijane Morais disse:

    Gostei muito do artigo. Como faço aniversario no dia são Bento, entrei na internet para pesquisar quem foi este santo, e foi bastante esclarecedor a explicação da medalha de sao Bento, e claro, sua real importancia e significados. Através deste site continuarei minha pesquisa. Por fim agradeço. Cordialmente Reijane.

  5. enetercia santos chaves disse:

    oi emprestei a uma amiga o meu anel que eu tinha ele a vinte anos e sempre ele deu sorte as pessoas mas roubaram dela e gostaria de poder conseguir outro anel com as letras C. S. P. B. Crux Sancti Patris Benedicti.se poderem me ajudar eu lhe agradeço desde ja .é muito especial para mim esse anel .ou onde poso vir conseguir ,sou de pelotas .o meu obrigada.

  6. nair de oliveira disse:

    maravilindooooo…sou devota e curiosa sobre meu catolicismo..amei saber tudo isto parabens,e obrigada.

  7. fabiana disse:

    gostaria muito de receber duas medalhar

  8. waldecir disse:

    onde comprar artigos de sao bento belo horizonte minas gerais

  9. maria das dores disse:

    estou muito feliz porque façdo parte da paroquia sao jose em patrocinio-mg e agora temos uma nova comunidade sao bento daqual eu sou cordenadora de catequese obrigado sao bento por esse milagre em minha vida

  10. adriana disse:

    Bom dia li o artigo de São Bento sou devota dele e ontem a hora que estava vindo da missa da manhã derrepente sem querer olhei pro chão ao lado do meio fio e vi algo brilhoso quando ví uma pequena medalha de São Bento quero saber o significado de achar essa medalha sei que são graças que irei receber e tam,bém já recebí, mas aguardo sua opinião. Obrigada

  11. Ariane Alves disse:

    Excelente! pude tirar as dúvidas que tinha a respeito da medalha , pois achei uma há algum tempo e desde então só tenho alcançado muitas bênçãos…

  12. paulo carvalho disse:

    é uma benção de Deus pois, eu tenho o anel de Sao Bento, e não sabia o significado das letras pois estavão em latim, agora graças a voces eu sei o significado, obrigado,muito obrigado adorei saber isso, coloquem mais sobre outros santos,obrigado.Paulo, Passo fundo-RS.Podem me mandarem no meu email.Obrigado.

  13. adriana furtado disse:

    SAO BENTO,me proteje e me guia sempre… nas horas dificies ele sempre me fortalece.o ultimo milagre dele foi salvar minha cachorrra da morte,obrigada sao bento por fortalecer a minha fé.Amém.

  14. Sara Almeida disse:

    Nossa !!! Adorei essa pagina, eu uso a medalha a alguns anos, até sabia o significado mas nunca tinha ido além, algumas pessoas me pediu a medalha, ai fiquei a procura de pesquisar o significado, amei , acho que vão gostar …
    A Paz …

  15. Pedro Enrique Forny de Souza disse:

    Gostei da medalha. antes de saber Significado mais tenho dificuldade de manter no chave do carro porque arrebenta sempre.
    Mais comecei nu momento muito importante na minha vida .

  16. Antonio Carlos Saturno disse:

    Olá amigos (as) é com muita emoção e devoção, que maravilhado, recebi uma medalha milagrosa de São Bento, a qual passei a usar desde este inicio deste ano de 2015…considero esta medalha, um presente que sinceramente, não tem ouro que possa pagar, pois, bem sei o quanto ela, através do Santo, poderá me auxiliar nas horas de necessidade…claro, botando muita fé em seu poder e confiando na força espiritual deste iluminado e sagrado Santo…Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo…Muito obrigado pelo espaço cedido para meu singelo, simples, mas, autêntico comentário.

  17. Neli Morandi disse:

    Sou devota de São Bento,e gostaria de adiquerir, tercinhos, medalhinha desse santo.

  18. LIDIANE disse:

    Fiz um pedido a São bento para que os meus irmãos possam sair do mundo das drogas e da bebidas e tenho a certeza que ele junto a Jesus Cristo ouvira as minhas suplicas ,e penso a todos que mim ajudem com suas orações , amem.

  19. rosana ferreira coelho disse:

    nao conhecia sao bento mais agora q conheço quero com toda fe uma medaha dele

  20. rosana ferreira coelho disse:

    nao conhecia sao bento agora q conheço quero uma medaha pois sei q alcançarei muitas coisas obg

  21. Daniel morais disse:

    Olá amigos sou evangélico mas não discrimino outras crenças respeito as bastante a ponto de vir aqui e perguntar o que fazer .bom eu mandei lavar meu carro e quando voltei pra pegar havia uma medalha de São Bento no meu carro não sei o que significa eu ter achado fico em dúvidas de entregar ela a alguns devoto no santo ou ficar com ela por questão de segurança não sei o que fazer eu como cresci na igreja evangélica não sou devoto a nenhum santo mas não descarto a possibilidade de existirem então amigos se puderem me mandar um e-mail me orientando desde já agradeço

  22. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Bom dia, Daniel. PAZ E BEM! Você poderia ficar com ela por questão de devoção e não de segurança. As medalhas para a fé católica são sacramentais, ou seja, sinais visíveis de nossa fé. Não agem automaticamente contra as adversidades, porque não são “amuletos”ou talismãs”, como se tivessem “poderes mágicos”, mas são como que recursos auxiliares para nos unir ainda mais a Nosso Senhor Jesus Cristo e devem nos estimular no progresso da fé. Olhando para a medalha lembramos de São Bento, que foi um santo homem, seguidor radical de Jesus, abandonando todos os seus bens e vivendo unicamente em oração. Assim, você poderá ficar com a medalha e se lembrar sempre de Jesus e de como devemos amá-Lo com radicalidade ou, se preferir, pode dá-la também a algum devoto ou deixá-la dentro de alguma igreja Católica. Você escolhe. Receba o nosso abraço e votos de um santo 2019 para você e sua família. Katia Lima.

  23. Marilza Amancio de Oliveira disse:

    na minha cidade tambem não encontra a medalha de são bento. Como faço para adquirir. gostaria de receber duas uma para mim e outra para meu marido.

  24. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – MEDALHA DE SÃO BENTO – Marilza, Tente encontrar em:

    http://www.vozes.com.br;

    http://www.paulus.com.br;

    http://www.paulinas.com.br;

    http://www.livrariafranciscanos.org.br.

    Abçs. fraternos,

    Katia Lima
    Equipe Canto da Paz
    http://www.cantodapaz.com.br

Deixe uma resposta