51a. Santa Clara há 50 anos padroeira da televisão

terça-feira, junho 10, 2008

O cardeal Bertone recorda, em Assis, a proclamação de Santa Clara como padroeira da televisão
 

O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, presidiu neste domingo (17 de fevereiro de 2008), na Basílica de Santa Clara, em Assis, uma celebração eucarística para festejar os 50 anos da proclamação de Santa Clara como padroeira da televisão.

Foi proclamada por Pio XII, em 14 de fevereiro de 1958, pois a primeira discípula de São Francisco, na noite de Natal de 1252, teve a graça de poder ver desde sua cela (quarto) a celebração que acontecia na igreja.

"Uma experiência de televisão mística", definiu o cardeal Bertone, durante a missa, segundo referiu a "Rádio Vaticano". "Santa Clara não é só a padroeira da televisão, mas pode também nos ensinar a relação adequada com o meio televisivo."

Citando Bento XVI, o cardeal alertou sobre os riscos da manipulação da realidade, da dependência dos interesses dominantes, da busca da audiência a todo custo.

"A comunicação em massa tende a impor um modelo cultural uniforme, baseado na lógica do consumismo e do relativismo", acrescentou.

"O exemplo de Santa Clara, pelo contrário – concluiu o cardeal –, ajuda-nos a redescobrir a dignidade da pessoa e valores como a família, a vida, a educação dos jovens."

(fonte: www.zenit.org – sugestão do internauta Alex Antunes Borges)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. anna gaspar disse:

    eu tive a graça de conhecer o convento das clarissas em assis

  2. anna gaspar disse:

    moro em São Paulo, e não sei se temos conventos, aqui, sei que temos em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

  3. Alex A. Borges disse:

    Sei que existe um mosteiro de clarissas em Cachoeira Paulista – SP, praticamente contíguo com a sede da Canção Nova. Provavelmente, foram as clarissas dessa comunidade que se encontraram com o Papa Bento XVI na Fazendinha, quando ele esteve aqui no Brasil, em maio de 2007.

  4. cantodapaz disse:

    **** Alex, as clarissas não estão mais em Cachoeira Paulista, mas transferiram-se para Guaratinguetá. No encontro do Santo Padre Bento XVI estiveram presentes quase todas as clarissas do Brasil. Só não viajaram as doentes e as idosas. Um abraço. ****

Deixe uma resposta