Símbolos da Páscoa: ovos de chocolate, coelhos…

segunda-feira, fevereiro 4, 2008

A Páscoa ao redor do mundo

 

 
 

Os festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados.

Na China

O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa

As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia

A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina

O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

Os Símbolos da Páscoa

Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade (a passagem do Mar Vermelho rumo a terra prometida e fuga da escravidão do Egito). É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo – "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal (no Sábado Santo à noite). Entre os seus símbolos encontram-se os Ovos de Páscoa, o Círio Pascal, o Cordeiro Pascal, o Coelhinho da Páscoa, o Pão e o Vinho e a Cruz da Ressurreição.

Os Ovos de Páscoa

A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O pintinho, por exemplo, que está dentro do ovo da galinha chega à vida quebrando-o e, deste modo, sái de um "mundo" rumo a outro "mundo" muito melhor. Por este motivo, é costume usarmos ovos de chocolate na Páscoa. Aliás, as crianças (e os adultos também!!!) gostam muito te todos os tamanhos de ovos de chocolate, coelhinhos de chocolate, bombons sortidos etc.

 

Coelhinho da Páscoa

Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. É o sinal de fertilidade e de vida nova, que se multiplica.

 

A Cruz da Ressurreição

Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. É o sinal da nossa libertação, oferecida por Cristo gratuitamente.

 

O Cordeiro Pascal

Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. O Cordeiro deve ser sempre simbolizado de pé, como sinal da ressurreição do Senhor. Em geral, ele traz uma bandeira como sinal da vitória de Jesus sobre a morte.

 

Pão e Vinho

Na ceia do senhor, a última ceia, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu Corpo e Sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. A última ceia foi a continuação de um ritual judaico de Páscoa que Jesus estava fazendo com Seus discípulos. No meio da celebração, o Senhor alterou o ritual e começou a falar de si: -"Este é o meu Corpo… etc"

 

O Círio Pascal

É a grande vela que se acende na celebração da Vigília Pascal, na noite do Sábado. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Ao acendê-la, o sacerdote canta três vezes em tons cada vez mais altos: -"Eis a Luz de Cristo!" E todos nós respondemos: – "Demos graças a Deus!". No círio está presente uma Cruz com as letras gregas Alfa e Ômega, em cima e em baixo, representando que Cristo é o princípio e o fim de tudo. Em volta da Cruz está os números do ano em curso, para representar que Ele é o Senhor do tempo e da eternidade. Podemos ver também cinco cravos espetados, simbolizando as Chagas de Jesus, agora resplandescentes e transfiguradas. Somente a partir da chama presente no Círio Pascal é que são acesas as velas de todos os que participam da celebração, como sinal de que é Cristo quem nos ilumina.

 

A Colomba Pascal

 

É aquele panetone em forma de pomba. Ele simboliza o Espírito Santo que desceu sobre Maria Santíssima e sobre os apóstolos no Cenáculo, cinquenta dias após a Páscoa. Daí vem o nome: pentecostes = penta = 50).

COMO SE CALCULA A PÁSCOA? QUANDO VAI CAIR?

A Páscoa sempre acontece na primeira lua cheia após a primavera na Europa (outono aqui no Brasil). A primavera na Europa tem um enorme significado de vida, pois durante o inverno toda a natureza fica morta, ressurgindo com o início de uma nova estação. Podemos fazer uma analogia da primavera com a Ressurreição de Jesus, que vence a morte. Bem, como estávamos falando, quando descobre-se qual o dia da primeira lua cheia da primavera, então passam-se a contar 40 dias (quaresma) para trás, sem incluir os domingos. Então chega-se à data que será a Quarta-Feira de Cinzas e o início da quaresma. Por isso, a Páscoa é uma data móvel, assim como a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa, o Carvanal etc.

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS:

   CORES LITÚRGICAS: O QUE SÃO?

   O QUE É A QUARESMA?

  DOMINGO DE RAMOS

  QUINTA-FEIRA SANTA

   SEXTA-FEIRA SANTA

  SÁBADO SANTO

  DOMINGO DE PÁSCOA

   SÍMBOLOS DA PÁSCOA: OVOS DE CHOCOLATE, COELHOS…

   O SIGNIFICADO DO CÍRIO PASCAL

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. samantha disse:

    eu adorei esse sit e legal encontrei coisas para o meu trabalho que e os simbolos da pascoa por que a pascoa e importante de todo o meu coraçao

  2. BRUNA disse:

    GOSTEI

  3. thais disse:

    eu achei muito legal

  4. bárbara disse:

    esse site é um máximo!!! tive que fazer uma pesquia da escola e vim nesse site tinha tudo que a prof pedio, tire nota dez. muuiitttooo obrigada!!!! BÁRABARA♥♥

  5. amei!!!! foi lindoooo

  6. samara disse:

    isso e muinto inportante para os alunos da escola

  7. Maria Paula disse:

    Eu adorei essas palavras que vcs fizeram para a pascoa.
    A pascoa para mim também é muito importante,é bem agradavel e muito feliz.Apesar que na pascoa todas as crianças que ganham ovos de chocolate agradecem até não poder mais. Gosto muito da pascoa.

    bye,bye,bye,au revoir, merci ou só tchau!!!
    beijos Maria Paula.

  8. pedro disse:

    eu tbm gostei d+++

  9. gesiana disse:

    a nossa pascoa e uma felicidade

  10. lara leite disse:

    eu ñ encontrei o que eu queria que era o significado do cristo na pascoa mais adorei o saite !!

  11. *** disse:

    é legal!!!

  12. Gostei muito deste artigo. Ele esclarece muito sobre a história da páscoa para entender-mos melhor seu significado.
    Obrigado.

  13. kaoma pynck disse:

    falta mais viu!

  14. Débora Gaaaata! disse:

    Eu gostei das informações, mas não achei o significado da vela!

  15. Lucas Gabriel disse:

    eu tenho um trabalho para entregar amanha e preciso de 5 símbolos da pascoa por favor me ajudem 🙁

  16. rayanne disse:

    muito bonito

  17. cíntia disse:

    significados de símbolos pascais

  18. vitoria disse:

    adorei amem os significado da pascoa amem de mais de mais mesmo agora uma opiniao
    ai foi da pascoa de antigamente
    sim ou nao ?

  19. vitoria loyane disse:

    eu achei muito legal

  20. thaiane disse:

    super legal eu ñ sabia disso

Deixe uma resposta