São Pedro, pescador, Apóstolo e primeiro Papa

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a respeito do Messias. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de peixes para se tornar pescador de homens.

Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e um grande amor ao Mestre. E Jesus coloca-o em evidência sempre, marcando-o como o futuro chefe da Igreja. Em Cesaréia de Filipe, Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus, e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu”. (Mt.16 13-20).

Depois da ressurreição, Jesus aparece pela terceira vez aos seus discípulos, junto ao mar de Tiberíades. Após terem comido, Jesus dirige-se a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” Ele respondeu: ´Sim, Senhor, tu sabes que te amo`. Ele lhe disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E por três vezes Jesus faz a mesma pergunta e lhe ordena para que pastoreie seus cordeiros (Jo,21,15-17). Era a investidura oficial a Pedro para ser o vigário de Cristo, o pastor supremo do rebanho do Mestre.

Os primeiros 10 capítulos dos Atos dos Apóstolos descrevem a atuação marcante do apóstolo Pedro, o grande líder da comunidade cristã após a morte de Jesus. Integra Matias ao colégio dos Apóstolos para substituir Judas; faz o primeiro discurso no dia de Pentecostes, convertendo 3 mil pessoas; e realiza o primeiro milagre, curando o homem coxo. Também é ele o primeiro a ser preso como responsável pela nova religião e quem convoca o primeiro concílio dos apóstolos, tomando a palavra no conclave.

Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja, e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte, em 29 de junho do ano 67 d.C, quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como o seu Mestre. Foi sepultado onde hoje está a maior igreja do mundo: a Basílica do Vaticano.

(retirado e adaptado do site: http://www.bispado.org.br

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Mariana Mateus disse:

    adorei , esta muito giro

  2. Anderson disse:

    Gostei muito, está explicando e ao mesmo tempo elevando a veneracao esse santo apostolo de Cristo!! que foi o maior dos apostolos sendo ele a pedra de firmamento da santa igreja…

  3. Beyone Araujo disse:

    Foi bem elaborado, gostei muito de saber um pouco sobre a história do Apóstolo Pedro. Gosto de saber como surgiu e progrediu a história da minha religião, pois sou Católica Apostólica Romana como muito amor. Beijos.

  4. edite disse:

    otimo

  5. Yasmin disse:

    O texto é muito bom gostei muito de saber mais coisas da vida de São Pedro um apóstolo muito dedicado a Jesus. Mais São Pedro não devia ter negado Jesus 3 vezes.

  6. larissa disse:

    amei! vcs são d+

  7. isabella disse:

    amei saber sobre a vida de São Pedro…

  8. adaylson disse:

    gostei muito desse saite ajudou muito na minha caminhada de católico..
    queria responder a pergunta d Gil: o senhor Jesus disse:Todo aquele que por minha causa deixar irmãos,irmãs,pai,mãe,mulheres,filhos,terras ou casa recebérá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. Mteus:19,29 Bem apartir dessas palavras muitos resolveram viver a vida segundo as mesmas..na verdade o que vc acredita mais alegrar o Senhor o matrimônio? ou uma vida toda consagrada a Deus com toda uma pureza do corpo intocavel..por dessejos da carne?
    poderia te dar varias explicações mais essas basta… E mais pedro então disse:vê, nós abandonamos tudo e te seguimos.JESUS responde:Em verdade vos declaro:ninguém há que tenha abandonado,por amor do reino de Deus sua casa, sua nulher,seus irmãos, seus pais ou seus filhos, que não reseba muito mais nesse mundo vindouro a vida eterna Lucas 18-28,30 muitos decidiram buscar a vida eterna como Jesus lhes falou..exp: padres,Bispos,e o propio papa.

  9. vitoria maria disse:

    e ne e bom melhor do que ficar com 0 no trabalho
    de religian

  10. Ana disse:

    Estou fazendo um estudo sobre São Pedro, achei bem interessante o artigo! Foi bastante util

  11. sarah disse:

    Nossa me ajudou muito tava precisando para o trabalho da escola,obrigada

  12. Anônimo disse:

    gotei falar sobre sao pedro

  13. Julia disse:

    ADOREI ESSE SITE!!!ERA TUDO QUE EU ESTAVA PROCURANDO,ACHO QUE VOU TIRAR 10 NO TRABALHO,O TEXTO TA MUITO BOM!!!BJOKASSSSS!

  14. antonio aldenor campos disse:

    Na verdade, já se sabe estas coisas através dos evangelhos, gostaria de saber mais sobre o princepe dos apóstulos, como foi sua vida.
    Neus permaneça em que escreveu este atigo e em todos que o lerem.

  15. julia disse:

    Na minha opinião a historia de São pedeo serve de exemplo para todos nós aqui na terra.Ele mostra com suas ações que amava verdadeiramente Jesus e se faz humilde .Hoje em dia as pessoas só pensam em glamuor, beleza,luxuria, e cada vez mais as diferenças sociais, os pobres rejeitados devem se alegram pois como pedro terão privilégio nos céus.

  16. Bruna disse:

    otimo sa ber da vida de são pedro

  17. Bruna disse:

    gostei

  18. Bruna disse:

    sim sim simmmmmmmmmm

  19. Anônimo disse:

    eu gostei do artigo. mas quero saber mais
    sobre a vida são pedro.

  20. Marilene disse:

    Muito bom este artigo,eu estava mesmo querendo saber sobre São Pedro. Adorei espero
    ter mais artigo sobre os Santos.

  21. lurdes disse:

    amei era oque eu buscava pois nossa paroquia e são pedro apostolo

  22. sofia disse:

    achei muito legal deu para nós aprenddermos melhor essas riquesas
    adorei

  23. dayse disse:

    eu gostei me ajudou no meu trabalho

  24. yarley ferreira disse:

    este artigo significa que Pedro foi este primeiro papa primitivo da santa igreja catolica apostolica romana. Jesus nomeou Pedro como pedra que sobre esta pedra Jesus ia ergue a igreja de Jesus Cristo…

  25. Roberto disse:

    O texto está
    ótimo quem escreveu parabens para essa pessoa.

  26. Hermeto Nelson Spohr disse:

    Estive no mês de setembro,eu e minha esposa,em uma caravana(ano 2011)promovida pelo nosso bispo Don gilberto daqui da Diocese de Imperatriz, Maranhão para conhecera Terra Santa e também o Vaticano-Roma.Tivemos a felicidade de participar-mos de uma Santa Missa Celebrada pelo nosso Bispo juntamente em frente a sepultura do nosso mui-queridoApóstolo e primeiro Papa São Pedro.Disse Jesus:E sobre essa pedra(Pedro)edificarei Minha Igreja.E tudo que ligares na terra será ligado no Céu;e o que desligares…São Pedro,nosso querido primeiro Papa.Chefe supremo da Igreja do Senhor.Una Santa Católica Apostólia Romana!Que felecidade!

  27. brenda disse:

    muito legal me ajudou bastante em meu conhecimento sobre os apostolos de Jesus pq cada ves mais eu tento me aprofundar nessses assunto e este artigo me ajudou muuuitoooooo muiuuuuiitooo msm pq aqui eu encontrei informações sobre o apostolo de Deus um santo chamado de São Pedro, obrigada !!!

  28. Cesar disse:

    Oi Suzana, Pedro não deixou sua mulher e seus filhos, eles o acompanharam em sua jornada evangelística. Como diz em 1 Coríntios 9:5: “Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” Note que ele menciona “o direito” de levar a esposa crente.

  29. maria disse:

    é um artigo de muito valor, pois aprendi coisa que eu não sabia brigada.

  30. Don Diêgo disse:

    virei o maior fã deste santo
    estou maravilhado com suas belas palavras ao contemplar a cruz

  31. fernanda pedro disse:

    acho muito interessante saber mais sobre a historia dos apóstolos de Cristo e São Pedro e um ótimo exemplo e parabéns a pessoa que escreveu esse texto escreveu muito bem

  32. m ines disse:

    adorei poder saber um pouco mais sobre a vida deste santo pedra forte do senhor.

  33. Ana Carolina disse:

    Adorei viu !
    Me ajudou espere que meu CATEQUISTA goste como meu beijos para o autor(a) deste TEXTO…….
    !!!

  34. vilma souza disse:

    Gostei de saber sobre Simao Pedro, tinha pouco informacao sobre sua vida.Faz nos pensar sobre seu Amor por Jesus……Na verdade ele transformou seu medo em fé.E construiu sua casa no coracao de cada um de nós e que Jesus veio nos complementar as leis moisaicas e não destruila-las..A melhor religião do Mundo seria o Amor mas ainda nao aprendemos a amar assim infelizmente ou melhor poucos.

Deixe uma resposta