Jovem Santa: Santa Maria Goretti

terça-feira, dezembro 12, 2006
Comemorada no dia 06 de julho

“Por amor de Jesus perdôo-o e quero que venha comigo para o paraíso.” Era o dia seis de julho de 1902.

Maria Teresa Goretti, ou Marieta, como chamavam familiarmente os seus parentes, não é a única menina que preferiu sucumbir antes que cederás insídias de um tarado. Quase todos os dias os jornais referem-se a fatos de violências exercidas sobre meninas indefesas.

O motivo principal pelo qual a Igreja quis apresentar o exemplo desta menina de doze anos não é só a defesa ao extremo de uma virtude como a pureza, mas toda a sua vida exemplar, a decidida escolha não em razão da honra, mas do mandamento divino: “Não, não, Deus não quer; é pecado!”, gritou ao moço de 18 anos, Alexandre Serenelli, que procurava fazer-lhe violência.

A família Goretti, originária de Corinaldo, da província de Ancona, obrigada pela necessidade havia emigrado para o inóspito Agro Pontino na localidade Ferrieri di Conca, a dez quilômetros de Netuno, pelos fins do século passado.

A família, acostumada aos duros trabalhos dos campos, se arranjou do melhor modo que pode num casarão abandonado e enquanto o pai e a mãe trabalhavam na lavoura, Maria cuidava dos quatro irmãozinhos mais novos que ela.

Perdeu o pai quando tinha apenas dez anos. Morreu por doença. Assim mamãe Assunta, para ganhar o necessário à vida ficava o dia inteiro no trabalho do campo e Maria, que não tinha tido meios de freqüentar a escola senão um pouco, logo teve de renunciar totalmente.

Cuidava da casa e dos irmãos e quando podia corria à longínqua igreja para aprender catecismo. Assim, aos doze anos, num domingo de maio, pode fazer a primeira comunhão.

Era uma menina muito crescida, pela sua idade, e por isso chamou a atenção de Alexandre Serenelli, um irrequieto jovem.

Suas provocações foram energicamente desprezadas. Mas Alexandre não desistiu. Uma manhã quando mamãe Assunta partiu para o trabalho, deixando em casa só Marieta com a irmãzinha menor (que mais tarde se fez freira entre as franciscanas missionárias da Imaculada), após mil rejeições da parte da menina, apunhalou-a com vários golpes.

Transportada ao hospital de Netuno, morreu no dia seguinte, pronunciando palavras de perdão para o assassino: “Por amor de Jesus perdôo-o e quero que venha comigo para o paraíso.” Era o dia seis de julho de 1902.

Condenado aos trabalhos forçados, Alexandre Serenelli obteve perdão por sua boa conduta após 27 anos. Em 1910 ele disse ter tido uma visão da pequena mártir e desde aquele momento sua vida mudou. A mãe, os irmãos e o próprio assassino puderam assistir em 1950 a solene canonização de Marieta, a jovem que não se deixou contaminar pela doença do pecado.

(Fonte: http://www.padremarcelorossi.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Maria Goretti Rosa Thomsen disse:

    Bom Dia Amigos!Como podem ver meu nome è Maria Goretti, sempre fico emocionada com a história da Santa, sempre lembro da comemoração de seu dia que é um dia após meu aniversário. Peço sempre sua proteção e rezo por ela. Gostaria de saber aonde posso encontrar uma imagem pequena da Santa. Aguardo vossa resposta Abraço, Maria Goretti.

  2. maria goreti luiz disse:

    meu nome é o mesmo da santa por escolha de minha avó materna,e fiquei emocionada ao descobrir sua triste estória,sofrendo uma agressão tão terrivel assim,gostaria de receber mais coisas sobre sua vida,orações,onde encontrar sua imagem para podê-la ter sempre ao meu lado minha protetora de meu lindo nome.Grata pela atenção.
    AMÉM

  3. ROGÉRIO PEREZ DE ALMEIDA disse:

    DESCOBRI SANTA MARIA GORETTI POR ACASO,É QUE MEU CUNHADO FAZ ANIVERSÁRIO NO DIA DA SANTA. UM DIA PASSEANDO NO CENTRO DO RJ,PASSEI EM FRENTE A UMA LOJA PAULINAS E RESOLVI ENTRAR OLHANDO AS PRATELEIRAS,OLHEI QUE HAVIAM VÁRIOS ITENS SOBRE SANTA MARIA GORETTI,PEGUEI UM LIVRO C/ A SUA HISTÓRIA E DESCOBRI A COINCIDÊNCIA ENTRE AS DATAS.RESOLVI ENTÃO COMPRAR O LIVRO E O LI EM 3 DIAS,ME APAIXONEI DE TAL MANEIRA,QUE QUANDO ME DEI CONTA JÁ TINHA VIRADO DEVOTO DA SANTA E DESDE ENTÃO TENHO QUASE TUDO O QUE SE DIZ RESPEITO A ELA:LIVRO,DVD,SANTINHO. AGORA SÓ FALTA A IMAGEM.
    QUANDO POSSO SEMPRE VOU A SUA PARÓQUIA QUE FICA NO BAIRRO DE CASCADURA(RJ).AGORA EU SEI PORQUE MEU CUNHADO É O HOMEM,ESPOSO E PAI QUE É POIS,TENHO CERTEZA QUE SANTA MARIA GORETTI O PROTEGE DESDE O DIA EM QUE NASCEU 06/07/72.

  4. Angelina disse:

    Participo de uma paróquia de Santa Maria Gorett.
    E sempre no mês de Julho tem novena da Santa,e nesta época eles vendem a imagem dela.
    Provavelmente em outras comunidades deve encontrá-la nesta época…

  5. maria gorette s.barreto disse:

    eu achei muito emocionante a histôria, e gostaria de saber onde posso consegui uma imagem de Santa Maria Goreti, pois já procurei e não encontrei. Aguardo resposta.

  6. Tina Frazão disse:

    Quando eu era criança eu vi um filme sobre a Santa Maria Goreti, mas não lembro o nome, gostaria de ver esse filme de novo. Alguém sabe alguma coisa sobre esse filme antigo?

  7. Maria Goretti D. Miranda disse:

    Eu também me chamo Maria Goreti e tenho o maior orgulho desse nome,eu tenho muitos sofrimentos,mas os da SANTA não tem comparação com os meus,mesmo assim tenho certeza quea SANTA MARIA GORETI irá me ajudar.

  8. Maria Terezinha Gomes disse:

    Só estando com Jesus,haverá perdão. Amém. Shalom.

  9. Gabriela disse:

    Eu conhecii a história da Santa Maria Goreti, quando participava de um retiro, onde foi exibido um filme, com sua históriia. Achei uma lição de fé, de temor e confiança em Deus.Sobre tudo tambem, nos mostra quão piedosa, e bondosa era Maria Goretti, que foi capaz de perdoar seu próprio assassino. Devemos, nós, tomá-la como exemplo, e aceitar o perdão em nossas vidas.

  10. Comecei a navegar neste site e estou gostando muito.
    As matérias aqui expostas são muito elucidativas.
    Obrigado por me enviarem este boletim informativo.

  11. claudiana disse:

    Conheci a história de Santa Maria Goreti no grupo de jovens que participo achei linda a história e resolvi saber mais sobre a santa. Gostaria de saber de quem Maria Goreti é protetora!

  12. cantodapaz disse:

    **** Claudiana, ela é a protetora e padroeira dos jovens. Um abraço. ****

  13. Maria Francisca L. Beraldo disse:

    Também sou muito devota de Santa Maria Goretti. Tenho um ministério de música com seu nome. Gostaria de arrumar uma estampa da foto dela para estampar na camiseta, pois as que encontro na net não dão certo. Será que você não tem para me mandar? Desde de já agradeço.

  14. Sarah disse:

    Oi…
    Eu admiro muito essa Santa.
    Eu chorei ao ver o filme dela, bem na parte onde ela disse que perdoava ele. Pois há tantas pessoas que ficam com raiva de outras por que foi magoada, muitas vezes por uma coisa boba e não perdoam.

    Queria saber se ainda tem irmãos de Maria que estão vivos.
    Desde já agradeço…

  15. aprecida disse:

    eu, li a historia da santa Maria Goretti, na minha adolescencia, fiquei muito emocionada com atitude do seu perdão, hoje eu com mais idade proucuro sempre lembrar desse exemplo de viver verdadeiramento o amor de Deus, pois quem vive perdoa.
    Santa Maria Goretti rogai por nos e pelos jovens do nosso País, peço que me mande onde encontrar a imagem dela
    um grande abraço paz e bem

  16. Mikaelle disse:

    Eu tenho só 11 anos e ja me tornei devota de Maria Goretti, faz um mês, minha vó veio da cidade e trouxe um filme eu nem sabia quem era de Mmaria Goretti depois ela me convidou pra assisti com ela o filme e desde aquele dia, eu fiquei “boba”… assim… nossa! Ela era uma menina muuuito boa e muito gjenerosa a todos e então desde aquele dia eu me tornei devota dela!!! e todos os jovem e crianças que sao devotos de Santa Maria Goretti rezem muuuito e dediquem toda a sua vida ao nosso Senhor.

  17. Lúcia Bomfim Pereira Fontes disse:

    Gostei muito de ter achado a vida de Santa Maria Goretti. Desde criança ouvia muito falar na Santa. Acho-a um exemplo de vida a ser imitado pela junventude dos nossos tempos.Que ela interceda a DEUS por nós guiando os passos da mocidade do mundo inteiro.

  18. margarida disse:

    As virtudes desta santa, são lindas. Amo muito a santa Maria Gorete e espero que com seu exemplo eu possa me tornar cada vez mais apaixonada pelo meu senhor JESUS AMÉM

  19. EU QUERIA SABER MAIS SOBRE A SANTA MARIA GORETTI ME MANDE A INDA HOJE!

  20. etayza disse:

    muito bommmmmmmmm

  21. etayza disse:

    santa maria gorrett

  22. Maria Goreti Gomes de Andrade disse:

    Também sou devota e me chamo Maria Goreti tenho a imagem de minha protetora e o vulto, porém gostaria de comprar um vulto de resina bem mais bonito , jáque o que tenho é de gesso.Onde posso encontrá-lo? Espero ser informada pelo meu email.

  23. Gostei muito não tenho palavras

  24. marinah karollithy goretti da shisvia disse:

    Meu nome não tem Maria , mas tem Goretti . Quando tinha 11 anos , eu ouvi a história de santa maria Gotretti e fiquei emprecionada com a sua capacidade de perdoar . Muitas vezes , você ama mas, fica tão cego de ódio e raiva que nem pensa em perdoar. por isso eu fiquei tão emprecionada com Maria Goretti pois ela perdoou o assassino que lhe fez o mau .

  25. mathilde clarah goretti sayuri disse:

    Olá ! eu sou Mathilde clarah. vou falar sobre como fiquei emprecionada com Maria Goretti . eu fiquei emprecionada pela pureza de seu coração , e a capacidade de perdoar !

  26. Francisco da Chaga Ferreira da Costa disse:

    Vale apena morrer por um grande amor. ao nos consagrar a Cristo, virgindade, corpo, vida e depois nos déleitamos no prazer da carne estamos sento infiel a esse matrimonio santo que contraimos com o messia. como dizia Sao Dimingo Savil: ante morrer que pecar. que essa santa que não preservou sua carne e protejeu sua alma da inclinaçao do pecado da infidelidade, rogue por por mim e por aqueles poucos jovem que sabem: o amor é nossa escolha em vida

  27. roberto quiterio dos anjos disse:

    o artigo muito bom para saber-mos um pouco mais sobre essa jovem martir a quem todos amamos, agora tenho uma certa urgenccia em encontrar musicas e hinos que falam sobre santa maria goretti, pois faço parte de um grupo de musicos que tocam nas celebrações e não temos certas musicas, e justamente agora nesta epoca e que mais precisamos. desde ja agradeço um abraço e que deus abençoe a todos os irmãos em cristo e em santa maria goretti, amem

  28. Maria Gorete Ribeiro Costa disse:

    Fiquei curioso ao saber que hoje é o dia de santa maria gorete, que ate então eu nao tinha conhecimento. Gostei muito, obteve algum conheicmento de sua origem seu mes de nascimento que é em outubro, igual a meu.Em fim soube da sua historia.

  29. mariacicera de aquino carvalho disse:

    eu adorei a historia de santa maria goretti;eu pesso a oraçao de voces pois eu quero fazer a vontade dedeus na minha vida.

  30. michelline disse:

    a historia dessa menina e linda e muito comovente quando assisto o filme da historia dela fico comovida

  31. ivana de souza melo alves disse:

    adoro tudo que fala de Deus,e da virgem maria e dos santos,sou catolica,procuro sempre agradar a Deus,mais ainda falta muita ´fé beijos.

  32. nilza regina disse:

    Ñ TENHO MUITO O QUE DIZER,MAIS ESTOU CONHECENDO AGORA A HISTPORIA DE SANTA MARIA GORETE.AQUI EM BRASILIA JA ESXISTE,MAIS NA MINHA CIDADE NO GAMA ESTÁ SENDO FUNDADA AGORA.TENHO DUAS FILHAS GEMIAS,E ELA SFICARAM ENCANTADAS COM A HISTORIA DE SANTA MARIA GORETE,PPOR ISO ACHO QUE VÃO QUERER ENTRAR PARA ESTE GRUPO AS MENINAS DE SANTA MARIA GORETE.
    POSSO SOMENTE AGRADECER POIS SEI QUE VAI SER MUITO BOM PARA ELAS,QUE TEM APENAS 9 ANOS,SEI QUE VÃO SER CONDUSIDAS PARA UM BOM CAMINHO.
    NOSSO PAROCO PADRE LUCIANO,ESTÁ SENDO MUITO ESFORÇADO PARA TRASER ISSO PARA NOSSA COMUNIDADE.MUITO OBRIGADO.QUE DEUS O ABENÇOE E ATODOS VCS AMÉM.

  33. Anônimo disse:

    gostei muito da historia

  34. leide disse:

    oi!! gostei muito deste artigo já conhecia a historia da Santa por causa da minha mãe que se chamava Maria Gorete, este mês vai fazer 6 meses que minha mãe faleceu e fiquei com um quadro muito antigo d santa que pertencia a ela, o estranho e que segunda feira dia 22 de março tive um sonho com minha mãe e neste sonho aparecia uma cômoda que fica no meu quarto e onde estava este quadro, passei o dia pesando neste sonho quando me deu vontade, não sei porque, de pegar o tal quadro para da uma olhada pois gosto de olhar para ele porque me lembro da minha mãe, não sei porque me deu vontade de retirar a parte de traz do quadro que estava muito velho para colocar uma proteção melhor, foi ai então que eu encontrei uma carta da minha bisavó para minha mãe que dizia “salve 10 de setembro(a data que minha mãe nasceu e cujo o quadro foi dado por ela para minha mãe) estou dando para minha querida netinha a imagem da santa na qual tem o seu nome etc… no final minha bisavó assinou e colocou a data 22 de março de 1967, a mesma data que eu encontrei esta carta escondida no quadro e no mesmo dia que eu sonhei com lugar que estava o quadro,não acredito que foi coinsidência, acredito em providencia divina e que minha mãe queria me dizer que estava bem, ela era uma santa para mim sempre seguiu o exemplo de maria e me ensinou a seguir também o seu exemplo. sempre confiei em Deus e tenho a Certeza que ela esta em sua presença juntamente com os anjos e santas e é lá que eu também quero estar.

  35. giovanna disse:

    Eu fasso parte de um grupo, esse grupo se chama GRUPO SANTA MARIA GORETTI,entrei nesse grupo este ano, e estou gostando muito.Eu queria saber mais sobre a vida dela, e entrei
    aqui.Saber sobre a vida dela vai me ajudar a enturmar.BJSSSSS,TCHAU!!!!!

  36. CIRENE disse:

    EU ME EMOCIONO MUITO COM A HISTORIA DE VIDA DESTA LINDA SANTINHA E PEÇO A ELA QUE GUARDE E PROTEJA SEMPRE MINHAS FILHAS MINHA IRMA TEM ESSE LINDO NOME MEUS PAIS COM TODA CERTEJA ERA DEVOTO DSSA LINDA SANTA

  37. helio de carvalho disse:

    peço a essa santa maria goretti,que proteja as crinaças de violençia dentro de casa,nas escolas,nas ruas

  38. Anônimo disse:

    peço muita desculpa, mas simpatizo-me muito com esta santa, pois desde que a conheci fiquei tão sencivelizado pelo acto do seu martirio ,desde aí , sinto necessidade de conhecer quanto possível, de orações dedicadas a santa maria goretti. fico esperando quanto possivel de conhecer sobre esta santa. o meu muito obrigado

  39. claudia disse:

    uma linda historia pela 2 vez to fazendo um teatro em homenagem a santa

  40. umbelinete disse:

    BOA NOITE,
    GOSTEI DO ARTIGO, MAS O QUE ESTOU PROCURANDO É UMA ESTAMPA DA IMAGEM DE SANTA MARIA GORETTI, NA CIDADE QUE MINHA MAE NASCEU MATARAM UMA MENINA DE 9 ANOS, E COMO A HISTORIA É PARECIDA COM A DA SANTA ESTAO FAZENDO UMA CAPELINHA NO LOCAL DO CRIME E QUEREM COLOCAR O UMA FOTO GRANDE DA SANTA, E ESTÁ DIFICIL ENCONTRAR A ESTAMPA OU A FOTO.
    VCS SABE ONDE POSSO ENCONTAR PARA COMPRAR PELA INTERNET????
    DESDE JA MUITO OBRIGADA.

  41. Débora disse:

    Eu achei muito legal, é muito bem explicadinho, eu amei.Obrigada!

  42. para vencer tudo isso so deus mais ninguem a historia santa maria gorete

  43. nicole disse:

    te amo mai e chrstian

  44. MARIA GORETI COSTA disse:

    Sou evangelica e tenho o nome dessa Santa. Com carinho e respeito, que ela nos proteja hoje e sempre na presença do Cristo Senhor. Amem!!!

  45. maria gorete disse:

    muito linda esta historia , eu nasci do dia da morte dela .

  46. maria gorete disse:

    muito linda esta historia , eu nasci do dia da morte dela . e recebi este nome pela sua omenagem, escolhido por uma tia ,antes ñ entendia por q me chamavam maria gorete , mas hoje entendo tudo sou uma pessoa muito abençoada e so tenho amor no meu coração . obrigado meu DEUS por isso e santa maria gorete .

  47. evelin disse:

    nossa e muito diferente

  48. maria gorete da silva disse:

    achei lindo este artigo me chamo maria gorete gostaria muito de ter um livro com a historia de santa maria gorete,sempre tive devoção por esta santa. sou da paraiba e tambem sou professora mais muito católica. um abraco a todos.

  49. lucinda melo disse:

    santa maria g irterseda junto a jesus por todos joves do mundo para q jesus livras do pecado misericodia senhor sou catolica grassas a deus e bom estar na prezensa de deus amem e com nossa senhora a mae de jesus tudo posso na quele q mi fortalece asi seja

Deixe uma resposta