22. O corpo de Santa Clara de Assis está até hoje realmente intacto?

sexta-feira, outubro 13, 2006

Em 11 de agosto de 1253, Santa Clara entra na glória eterna; já no dia seguinte seu corpo é levado para a Igreja de São Jorge onde também repousa Francisco. No dia 3 de outubro de 1260, o corpo é exumado e colocado na Basílica de Santa Clara; ali permanece perto do altar com uma simples inscrição: “Aqui jaz o corpo da Virgem Santa Clara”, protegido pelo brilho de uma lâmpada e as preces silenciosas de suas filhas que guardaram este fato no segredo de seus corações.

Em 1849 a República Italiana escolhe Assis como sede do governo e não tem boa relação com as instituições religiosas. No meio de conflitos e inventários, perseguições e desordem civil e espiritual, a Abadessa Clara Columba Angeli, resolve procurar o corpo da venerável Mãe Clara, para que a grande dama de Assis seja um verdadeiro sinal de paz e unidade para um momento sofrido da história italiana. Neste mesmo ano, o cardeal Marini, prefeito da Congregação dos Ritos, visita Assis para a festa dos Estigmas, e, num encontro com as Clarissas, conversam sobre o encontro dos restos de São Francisco em 1813. A Abadessa aproveita a ocasião e diz: “Eminência, já que o Sol deixou-se encontrar, não é necessário que a Lua tenha também o seu lugar?”

No dia 6 de agosto de 1850 recebem autorização do governo civil para a exumação. No dia 23 do mesmo mês, em silêncio e sempre à noite, os trabalhos começam acompanhados pelo vigário episcopal Luigi Alexandri, do Delegado para os Religiosos Pe. Giuseppe Morichelli, e o especialista em escavações Marco Rondini. Oito dias depois encontravam o túmulo onde o corpo da santa fora depositado há 6 séculos. No dia 23 de setembro, com a presença do Bispo de Perugia, Giocecchino Pecci (futuro Papa Leão XIII), o químico Purgotti, o arqueólogo Antonini e o diretor do arquivo municipal de Assis Paolo Cesini abriram o sarcófago. Não havia nenhuma inscrição junto com os restos mortais. O corpo de Clara tinha o fino semblante intacto, a pele estava sombria e bem colada aos ossos. Uma coroa de honra feita no século XIII estava perfeita. Os ramos de tomilho que enfeitavam o corpo permaneciam conservados. O corpo todo estava em estado de esqueleto na disposição normal dos ossos. A cabeça inclinada sobre o ombro esquerdo, o braço esquerdo sobre o peito e o direito estendido ao longo do corpo. Um fio de pó branco recobria o esqueleto. O corpo foi erguido e colocado num relicário. Uma grande relíquia foi mandada a Roma.

Um Tríduo foi celebrado em ação de graças nos dias 26, 27 e 28 de setembro, depois que a urna foi aberta uma outra vez para recobrir os ossos da Santa e lhes dar a aparência de um corpo. Tinham sido envoltos anteriormente por uma camada de algodão. A túnica parda, a cobertura da cabeça branca e o véu preto foram confeccionados por algumas senhoras desconhecidas de Assis. Colocou-se sobre a cabeça uma coroa de flores. A urna foi então fechada e ornamentada para a procissão solene que teve lugar na tarde de 29 de setembro. Numa recordação comovente das horas históricas, o corpo de Santa Clara foi conduzido por quatro sacerdotes sob os aplausos da população, em primeiro lugar a São Rufino e, em seguida, para uma visita ao túmulo de São Francisco. Ao crepúsculo, as Irmãs acolheram sua Mãe no claustro e colocaram a urna aos pés do crucifixo que ela tanto amara em São Damião. Bem ao lado, se encontrava ainda uma outra preciosa relíquia: a grade atrás da qual Clara tinha recebido a Santa Comunhão. A bênção do Santíssimo Sacramento encerrou este dia memorável.”

O corpo de Clara que está hoje na basílica foi mais uma vez restaurado. De 17 de novembro de 1986 até 12 de abril de 1987 um paciente trabalho foi feito para tirar do corpo da Santa um estado de viscosa humidade, devido ao clima e aos longos anos que criaram a decomposição das partes extremas, em particular as falanges e os dedos dos pés. Quando examinaram o corpo, ele mantinha a mesma posição deixada em 1850. Todo ele foi recomposto e restaurado com tela, gesso, esmalte e silicone. A equipe que trabalhou foi esta: Gianfranco Nolli (egiptólogo), Maria Venturi (ortopedista), Gabrielle Nazareno (químico), Massimo Benedettucci (escultor) acompanhados da Abadessa Madre Clara Lucia Canova e Frei Giovanni Boccalli, Provincial de Assis. Recompuseram o corpo e o rosto segundo os documentos da época, mantendo a personalidade de mulher fascinante, ardente, terna, sensível, segura e muito equilibrada.

“Relicário” de vidro onde se encontram os ossos de Santa Clara.
A lateral esquerda deste “corpo” encontra-se aberta. Assim,
apenas as Irmãs Clarissas vêem, de dentro da clausura, os ossos da santa.

Ao chegarmos a Assis e rezarmos diante de Clara devemos lembrar que uma vida como a dela é sempre fecunda, nunca se decompõe. Num coração aberto para o Absoluto, Deus sempre deposita a sua Beleza.

Diante de seu corpo temos que ter o desejo de rezar. É preciso sempre desejar o espírito! Rezar é abrir os olhos, abrir nossas faculdades humanas e todo o nosso ser e deixar que Deus se estabeleça aí. Rezar é ver e auscultar, perceber que o espírito sempre trabalha na imagem.

Diante do corpo de Clara, é preciso redescobrir a espiritualidade da ternura, da pequenez, da pobreza. Clara, mulher e santa, não é um aprendizado intelectual, mas um conhecimento afetivo. Por que Clara é bela? Porque o Espírito imprime sempre no corpo a sua forma. O Amor pelo Esposo tomou forma em seu corpo! Após 750 anos, cuidou-se muito dos restos mortais de Clara para não se deixar de lembrar a sua forma de Vida, modo como ela eternizou-se no tempo.

Texto de Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM
(retirado do site: http://www.franciscanos.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. weslley disse:

    Amigos; Eu só tenho a agradecer pelo belíssimo site de vocês. Eu sou um grande devoto de Santa Clara e São Francisco de Assis e a página de vocês me ajuda muito a me enriquecer com os excelentes artigos sobre a Santa. Obrigado. Neste final de ano de 2008, eu estarei conhecendo a Basílica destes dois Santos. Com carinho…
    …SMILE (Weslley)

  2. maria cecilia f.rodrigues disse:

    gostei muito é sempre bom estar com Santa Clara.

  3. solange disse:

    É muito bom saber que esses fenomenos só existem na nossa Igreja, fico muito feliz!!!!

  4. Maria aparecida disse:

    É UMA GRAÇA MUITO GRANDE EM PERMANECER OS RESTOS MORTAIS DESSA SANTA, MEU SONHO É CONHECER, REZAR NESTE LOCAL, ENTRAR EM COMUNHÃO COM ESSE SANTO LUGAR. SOU DEVOTA DE SANTA CLARA E SÃO FRANCISCO.
    FICO FELIZ POR ESSA HISTORIA..

  5. Marta Lourdes disse:

    FANTASTICO ESTE SITE, E MELHOR AINDA POR DIVULGAR NOTICIAS MARAVILHOOOOOOOSAS A RESPEITO DE CLARA E FRANCISCO DE ASSIS.
    ABRAÇOS A TODOS.

  6. Sônia Rita Vecchi Fernandes disse:

    Maravilhoso !!! É como estar em Assis,contemplando e vivendo as vidas de Clara e Francisco. Mas , mais do que isto: é espelhar-se e mirar-se nos exemplos deixados pelos dois maiores adoradores do Santíssimo Sacramento e deixar-se ser tbm uma plantinha não apenas de São Francisco, mas sobretude de Jesus Cristo.

  7. mariadenazareduarteramos disse:

    Trata-se de texto claro, objetivo e edificante.

  8. Anna disse:

    Hello, my dears. I found your site and I would like to look around once and participate. Regards.

  9. José Alves de Freitas disse:

    É maravilhoso poder lê estes artigos sobre a minha santa de de devoção Santa Clara de Assis, achei interessantíssimo já que coleciono tudo a respeito de Santa Clara.

  10. Rickie Demello disse:

    Very interesting subject! Never thought about it that much…

  11. GarethWyett disse:

    Hi , I’m a freshman. Thought I’d say howdy. Take care and Thanks a lot. (apologise if the wrong thread to post this)

  12. Lúcio Paes disse:

    È brilhante este artigo, fiquei muito emocionado, amo Sta Clara e São francisco. Rezo com eles todos os dias pelas manhãs.
    Estou curioso, se POSSO VER TAMBEM O OUTRO LADO ESQUERDO DA MINHA QUERIDA MARINHA STA CLARA. ESTOU INDO Á ASSIS, com a permissão de Deus em outubro deste ano. Como faço , vou até assis. Vou ficar em milão como é mais fácil prá mim chegar até lá? Uma vez\ vou ficar em Milão.??
    aguardo o contato
    Deus lhe pague.
    Lúcio
    belo Horizonte

  13. daniele carmo disse:

    tenho passado essa quaresma lendo o livro de santa clar a companheira de francisco e tenho visto que e um otimo exnplo de vida para todod s nois nos dia de hj

  14. albanete almira de lira disse:

    fui tres vezes a assis 1997 2005 e 2010 em cada visita mais eu me emocionava contemplando e vivendo as vidas desses dois grandes santos sao francisco e santa clara lendo esse belissimo artigo me vi de joelho aos seus pes obridado@@

  15. I’ve come across that today, more and more people are increasingly being attracted to camcorders and the discipline of taking pictures. However, really being a photographer, you should first expend so much of your time deciding which model of camera to buy along with moving store to store just so you can buy the least expensive camera of the trademark you have decided to pick out. But it won’t end at this time there. You also have to take into consideration whether you can purchase a digital dslr camera extended warranty. Thanks a bunch for the good guidelines I accumulated from your website.

  16. josé carrico disse:

    satisfeito com a informação muito obrigado .desejo que muitas pessoas também obtenham tais esclarecimentos. santa clara e francisco vos abençoe .amém

  17. Adriano Martins disse:

    Procuro informações precisas como essas, sobre o corpo de São Francisco.

Deixe uma resposta