13. São Domingos de Gusmão, fundador dos dominicanos e amigo de São Francisco

quarta-feira, outubro 11, 2006

Comemorado no dia 08 de agosto

São Domingos de Gusmão. Sacerdote fundador dos Irmãos Pregadores (1170-1221). Canonizado por Gregório IX em 03 de julho de 1234, nasceu em Calaruega, diocese de Osma, Espanha e desde a sua juventude exercitou-se em virtudes não comuns.

Estudou teologia e foi eleito cônego da igreja de Osma. Ordenado sacerdote, promoveu a defesa da fé católica especialmente contra os hereges Albigenses, com a pregação e com o exemplo de sua vida. Este objetivo atraiu ao seu redor outros pregadores, aos quais deu uma regra, fundando assimeles o primeiro núcleo da Ordem dos Religiosos Dominicanos.

É memorável seu encontro com São Francisco, no início de 1221. Enquanto rezava em São Pedro no Vaticano, em Roma, teve uma visão: a Virgem Santíssima lhe apareceu em atitude de apresentar seu Filho entristecido com as culpas dos homens, dois homens que sustentavam a Igreja de Deus. Em um deles reconheceu a si mesmo; pelo que muito desejava conhecer o outro predestinado para tão grande tarefa. Na manhã seguinte reconheceu o segundo homem, um religioso vestido com trapos: era Francisco de Assis. Os dois Santos abraçaram-se, e assim acharam as bases para uma amizade que se perpetuaria entre as duas Ordens. São Domingos lhe pediu a corda que tinha na cintura, mas Francisco hesitou em dar-lhe por humildade. Depois cedeu. Então, São Domingo cingiu-se com grande devoção. No final, apertaram as mãos com amigáveis recomendações mútuas.

Domingos havia passado serena e santamente o primeiro período de sua vida como cônego, quando numa viagem através de Provenza deixou-lhe conhecer quão difundidas estavam as heresias dos cátaros e dos albigenses. Os religiosos por ele formados deviam ser pobres para não despertar nos hereges suspeita de um interesse material; e deviam ser estudiosos para combater o erro e serem benévolos com os desencaminhados.

Foi um homem de intensa oração, assíduo no estudo, incansável na pregação, paciente nas contrariedades, valente na busca e no chamamento aos errantes, inclusive àqueles que tentaram assassiná-lo. Caminhava descalço, dormia no chão, jejuava, flagelava-se, convencido de que seus sacrifícios contribuíam para a salvação das almas que queria arrebatar do erro.

Um discípulo, depois de uma admirável pregação sua, perguntou-lhe que livros havia consultado para possuir tanta sabedoria. Ele respondeu: “Meu filho, tenho estudado o livro da caridade de Deus e este livro ensina tudo”.

Aqui está seu retrato segundo nos tem transmitido seus biógrafos: estatura média, corpo delgado, rosto formoso e ligeiramente corado, cabelos e barba ligeiramente ruivos, olhos límpidos e brilhantes. Seu rosto irradiava uma luz que suscitava reverencia e afeto em todos. Estava sempre alegre e sorridente. Tinha voz forte, clara e sonora, que na pregação assumia uma tonalidade de grande orador.

pintura de Fra Angelico

Continuamente levava consigo o Evangelho de Mateus e as cartas de São Paulo e meditava tão amplamente estas últimas, que chegou a sabê-las quase de memória.

Duas ou três vezes foi eleito Bispo, mas sempre recusou, querendo viver com seus irmãos em pobreza. Conservou sem mancha o esplendor de sua virgindade até a morte. Morreu em Bolonha em 06 de agosto de 1221 aos 51 anos.

(retirado com pequenas adaptações do site: http://www.ffb.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Maria Rita Marques Gazola disse:

    Claro que amei, não só pela imagens de Nossa Senhora quando podemos ouvir a Ave Maria, imagem de Santa Clara que gosto de pintar também, mas fiquei muito feliz em ver uma parte do meu apaixonado São Domingos de Gusmão.Tudo que encontro de São Domingos de Gusmão guardo pois estou fazendo o estudo dele, que é o Padroeiro da minha cidade natal. São Domingos do Prata-MG, que recebeu o nome pela fé que o seu fundador tinha pelo frafr dominicano. Só tem uma coisinha aí. São Domingos morreu com 51 anos de idade e não 61 deve ter sido problema de digitação.Fico muito grata de vc ter se lembrado de mim com um artigo de um Santo que está presente em todos os momentos da minha vida.Este ano de 2007 o terço ou rosário completa 800 anos que Nossa Senhora apareceu prá São Domingos de Gusmão ensinando a rezar prá combater os hereges do Sul da França e claro que era prá chegar á todos nós, que principalmente quando precisamos estamos com nosso tercinho na mão.E se a gente tem fé claro que tem um grande valor.Que Nossa Senhora te Proteja sempre.Ajude a divulgar o Santo terço, grata rita.

  2. Kátia Lima disse:

    Amei o artigo, Kátia, gostei de das músicas da Ave Maria etc. mas a reportagem sobre São Domingos de Gusmão que é o padroeiro da minha cidade de São Domingos do Prata-MG e que constantemente estudo por ser o meu Santo que está comigo em todos os momentos da minha vida. Sou apaixonada por ele.Só que tem uma coisinha um pouco diferente aí, deve ter sido na hora de digitar, São Domingos morreu com 51 anos e não 61.Mas deixou dentro de cada um de nós a oração do rosário que Nossa Senhora apareceu prá ele no sul da França, quando ele já estava perdendo as esperanças de combater os hereges e assim São Domingos começa a propagar o Santo terço que até hoje e para sempre vai estar em nossas mãos e de todos que habitarem a terra (Católicos) . Neste ano de 2007 o terço ou rosário completa 800 anos e parece que foi hoje que aconteceu aquela aparição. E Domingos foi dígno de receber de Nossa Senhora esta valiosa oração e nós, quem somos? gostei também da Santa Clara e demais imagens deste artigo. Muito obrigada, fica com Deus, divulgue o terço ou rosário e que São Domingos te proteja sempre juntamente com todos os seus familiares. abraços rita.

  3. cantodapaz disse:

    Rita, muito obrigada por sua observação. A idade de S. Domingos já foi corrigida.
    Fraternalmente, Katia Lima

  4. MARIA OLIVIA disse:

    Alô, Kátia: Grande idéia de trazer a biografia deste valoroso santo ! Antes de ser Franciscana, tive uma intensa formação Dominicana com os Freis e Freiras Dominicanas, que muito bem me orientaram na mocidade. Amo essa turma ! Obrigada. M.Olívia -OFS

  5. madalena disse:

    SOU DEVOTA DE SAO DOMINGOS E ESTE ARTIGO ME TROUXE INFORMAÇOES RICAS E SABIAS POIS QUASE NAO E DIVULGADO SOBRE ESTE GRANDE SANTO.PARABENS AOS EDITORES E CONTINUE A NOS INFORMAR SOBRE ASSUNTOS COMO ESTE.PAZ E BEM

  6. jacira santana disse:

    meu deus ajude-me por favor estou a procura de canticos inicial, ofertorio ou comunhao de sao domingos de gusmao, para a festa dele, por favor ajude se tiver mande para o meu face jacira santana obrigado e deus te abençoe

Deixe uma resposta