00. Índice Cronológico das Vidas de São Francisco e de Santa Clara de Assis

domingo, setembro 24, 2006

SÃO FRANCISO E SANTA CLARA DE ASSIS: QUEM FORAM?

Para conhecer bem Santa Clara é preciso perceber que ela não foi uma simples reprodução do ideal de vida de São Francisco. Não foi a “irmã lua”, sem luz própria, sem brilho próprio, limitando-se apenas a refletir a luz e o brilho de São Francisco, o “irmão sol”. Clara foi a primeira mulher a escrever uma Regra de Vida.

Numa época em que não havia o emprego da internet, nem de sites ou portais, nem da tecnologia VoIP, nem da televisão “comum” ou a cabo, nem de aparelhos celulares ou palms – “brinquedos” tão “indispensáveis” para a nossa existência neste mundo -, Santa Clara, estando acamada, recebeu de Deus a graça de poder participar, à distância, de uma Santa Missa de Natal. Esta Missa estava sendo celebrada na Igreja dedicada a São Francisco, longe do mosteiro onde ela se encontrava. Por este motivo, o Papa Pio XII a declarou em 1958 padroeira da televisão.

Será bem mais coerente perceber que Francisco e Clara de Assis receberam o mesmo chamado de Deus e foram, pouco a pouco, partilhando suas experiências místicas. Clara revelou para Francisco o lado feminino do ideal de vida inspirado por Deus; e Francisco revelou, para Clara, o lado masculino deste mesmo ideal.

O próprio São Francisco dizia pra quem quisesse ouvir, segundo seu biógrafo e contemporâneo frei Tomás de Celano, “que um só e mesmo Espírito tinha tirado deste século tanto os frades como aquelas senhoras pobrezinhas” (como São Francisco se referia às clarissas). (cf. 2Cel 205)

Tenha em mente o fato de que será impossível conhecer bem São Francisco sem conhecer Santa Clara e vice-versa. Suas histórias e vidas se entrelaçam divinamente sob a ação do Espírito Santo, que quis renovar a Sua Igreja. Eles foram dois grandes santos da Igreja Católica; dois grandes santos do século XII/XIII.

Para conhecer um pouco mais sobre suas vidas, sugerimos que leia atentamente cada tópico abaixo. Eles estão em ordem cronológica e isto facilitará o seu entendimento. Caso deseje, poderá lê-lo também separadamente.

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta