19. Trezena de Santo Antonio

 

santo antonio de padua lisboa franciscano jesus cristo agostinianos recoletos

Ao invés de inciarmos uma novena (= 9 dias) antes da festa de Santo Antônio de Pádua, a Igreja tem o costume de iniciar uma trezena (=13 dias), ou seja, treze dias de orações antes da celebração da Missa festiva.

Na igrejas franciscanas, quero dizer, onde os padres que celebram são franciscanos, geralmente as trezenas são feitas em horários marcados, para que todo o povo possa participar; sempre começando no dia 31 de maio, pois a festa de Santo Antônio é comemorada no dia 13 de junho.

Logo abaixo você encontrará um resumo da vida do santo e as orações que devem ser feitas durante a trezena de Santo Antônio.

A VIDA DE SANTO ANTÔNIO

Santo Antônio de Pádua (Pádua é o local onde morreu) ou Santo Antônio de Lisboa (Lisboa é onde nasceu), na verdade, tinha o nome de batismo de Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo (ou Fernon Martin di Bulhon y Tavera Azeyedo). Filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira Azevedo, ele nasceu em 1195.

  

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO

comentário(s)

  1. Santo Antonio é o Santo das causas perdidas,antes de ontem rezei pra Ele que intercedesse pelas crianças perdidas,ontem vi no computador que acharam uma criança no meio dos lobos.Amém.Shalom.

  2. Bartolomeu Lopes disse:

    Gostei muito, tem me ajudado bastante na preparação das missas.

  3. Anônimo disse:

    Não concordo e deixa-me sensibilizado por teimarem em chamar Santo António de Pádua, quando ele nasceu em Lisboa, será justo que lhe chamem em toda a parte Santo António de Lisboa. Afinal todos os restantes Santos são conhecidos pelo nome onde nascem e não onde morrem.
    Posso nomear alguns:
    Santa Rita de Cassia, Santa Catarina de Sena, Santa Teresa de Ávila, Santa Ctaarina de Alexandria, Beta Alexandrina de Balasar, etc.
    Aproveito para sugerir que troquem a palavra estória por história, assim não baralham quem lê.
    Obrigado pela amável atenção.

  4. cantodapaz disse:

    **** Uma pequena explicação para o nosso leitor “Anônimo”, que provavelmente é de Portugal. Todos sabemos que Santo Antonio é português – fato que muito nos honra, pois consideramos Portugal como nosso País irmão. Porém, Santo Antonio no Brasil é tanto conhecido como Santo Antonio de Pádua quanto de Lisboa. Isto não diminui em nada a santidade dele, não é mesmo? Quanto à palavra “história”, no Brasil há distinção entre “história” (fatos históricos) e estória (contos). Parece-me que em Portugal não existe esta diferença. Quem sabe com a implantação realmente concreta do acordo linguístico entre os Países de Língua Portuguesa nós acabemos com estas pequenas diferenças? Agradecemos muitos as suas colocações!!! Nós as achamos bastante apropriadas. Abraços. *****

  5. Sandra disse:

    Estou um pouco decepcionada com os sites católicos, estou em busca das musicas em louvor a Santo Antonio que são cantadas nas trezenas realizadas pelos devotos, mas ainda não tive exito. Onde foram parar essas hinos que em toda a reza que ue vou, ouço serem cantadas, mas que nos sites não encontro? Afinal são muito populares aqui na Bahia!

  6. maria disse:

    SANTOO ANTONIO

  7. ieda dos santos araujo disse:

    gostaria que tivese musicas de santo antonio pos ñ se ver mas aquelas musica de antigamente quando rezava nas casa

  8. cecilha disse:

    Agradeço meu querido Santo Antonio, Pelas graças recebida.Obrigado

  9. Bete disse:

    Meu Glorioso Santo Antonio atendei as minhas súplicas.Eu confio em vós.Amém!

Deixe uma resposta