O Matrimônio


SOBRE O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO
(este texto é retirado do Catecismo da Igreja Católica – Compêndio)

"O pacto matrimonial, entre os batizados, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, foi elevada por Cristo, como Senhor, à dignidade de sacramento". (CIC, cân. 1055)

matrimonio casamento catolico noivos vestido noiva missa padre eucaristia igreja catolica canto da paz 

Qual é o desígnio de Deus acerca do homem e da mulher?

Deus, que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os, no Matrimônio, a uma íntima comunhão de vida e de amor entre eles, "de modo que já não são dois, mas uma só carne" (Mt 19,6). Abençoando-os, Deus disse-lhes: "sede fecundos e multiplicai-vos" (Gn 1,28).

 

Para que fins instituiu Deus o Matrimônio?

A união matrimonial do homem e da mulher, fundada e dotada de leis próprias pelo Criador, está por sua natureza ordenada à comunhão e ao bem dos cônjuges e à geração e bem dos filhos. Segundo o desígnio originário de Deus, a união matrimonial é indissolúvel, como afirma Jesus Cristo: "O que Deus uniu não o separe o homem" (Mc 10,9).

 

Como é que o pecado ameaça o Matrimônio?

Por causa do primeiro pecado, que provocou também a ruptura da comunhão do homem e da mulher, dada pelo Criador, a união matrimonial é muitas vezes ameaçada pela discórdia e pela infidelidade. Todavia Deus, na sua infinita misericórdia, dá ao homem e à mulher a sua graça para que possam realizar a união das suas vidas segundo o desígnio originário de Deus.

   CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO TODO – "O MATRIMÔNIO CATÓLICO"

 

 

Deixe uma resposta