d) Usar qual texto?

4. Que textos escolher para estudo e para celebração?

Um dos problemas com que se defrontam os grupos é a escolha dos textos a estudar e partilhar. Este problema coloca-se sobretudo para os grupos que seguem o método “Bíblia – Vida”. Normalmente, o grupo bíblico é soberano. Escolhe os textos que quiser e reúne-se quando e onde quiser. Muitos seguem as leituras do domingo que, entre outras, tem a vantagem de preparar as pessoas para uma mais intensa vivência da Eucaristia dominical e manifesta a unidade do grupo com a igreja local.

Alguns grupos têm-se dedicado ao estudo dum livro da Bíblia, ao longo de todo o “ano bíblico”: Evangelho do ano litúrgico, Actos, etc. Esta escolha tem a vantagem de levar a um maior aprofundamento da mensagem. Os Cadernos Bíblicos[1] são o texto de estudo preferido. O Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica tem dado orientações para esta escolha dos grupos, mediante os Secretariados regionais, e a Revista Bíblica traz subsídios para a leitura eficaz de tais Cadernos.

A Semana Bíblica Nacional (no Brasil, o mês da Bíblia – mês de setembro), apresenta um conjunto de material para os grupos estudarem durante esse Ano Bíblico, que conclui com o Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos, no fim de Junho de cada ano (isto acontece em Portugal).

Quanto ao tema da escolha de textos, cada método de leitura tem as suas opções, como veremos abaixo.

—————————————————————————-

[1]. A Difusora Bíblica já publicou (até Julho de 2006) Cadernos Bíblicos, de temática bíblica diferente.

comentário(s)

  1. Lidia Isabel Carriconde Silva disse:

    Parabéns, pelo site, muito esclarecedor.
    Sou Catequista e sinto falta de conteúdos,
    que encontrei através desse site.

  2. margarida Paes disse:

    Um conteúdo que ajude um grupo de funcionários refletir sobre seu valor como pessoa, sua auto estima e o valor de serem solidários entre si.

  3. alessandra disse:

    eu gostei muito

  4. antonio sebastiao hilario disse:

    parabens pelo site é de muita ajuda para as comunidades fiquem na paz de Cristo

  5. Antonio C. ferreira disse:

    navegando pela internet, deparei-me com este maravilhoso site rico em informações e textos que nos ajuda a refletie melhor a palavra de Deus.Parabens.
    Um grande abraço e fiquem com as bençãos de Deus.
    Antonio C. ferreira.

Deixe uma resposta