c) Formação dos grupos

3. Formação e acompanhamento dos grupos

Os grupos nunca podem ser abandonados à sua sorte. Este abandono dos grupos, por parte dos responsáveis da paróquia, tem provocado muito do que de negativo apontamos no número anterior. Este acompanhamento pessoal poderá ser feito por meio do pároco ou de outros agentes de pastoral paroquiais, com ou sem formação teológica. Muito útil é a reunião do pároco com os animadores de todos os grupos paroquiais, cada dois ou três meses. Esta reunião, para além doutras finalidades óbvias, traz aos grupos diferentes vantagens em ordem à sua própria formação. Esta supõe a exposição dum tema, por algum dos participantes; a auscultação da vida e dos problemas dos grupos e – o que não é menos importante – um conhecimento mútuo dos grupos da mesma paróquia. Deveriam, igualmente, ser programadas acções comuns, onde não deveria faltar o Domingo Bíblico ou Dia da Bíblia[1]. (no Brasil isto acontece no mês de setembro – mês da Bíblia)

De tudo isto, se depreende que a formação bíblico-teológica permanente de adultos é imprescindível. A Escola bíblica seria, para estes grupos, o melhor caminho. É inegável a necessidade do estudo para uma leitura minimamente correcta da Bíblia (ver DV 12). Cada diocese deveria organizar as estruturas de formação permanente de adultos, como faz para crianças e jovens. Nesta “Escola Bíblica” – que deve começar com humildade e simplicidade – pode vir, de vez em quando, um especialista que desenvolve mais profundamente algum assunto. Mas não deve ser uma escola de cariz puramente teórico e intelectualista, porque esta não é única via para uma compreensão global dos textos bíblicos. Esta Escola seria, no entanto, um óptimo subsídio para a formação dos animadores dos grupos. (no Brasil existem os Círculos Bíblicos, geralmente na maioria das Igrejas e Paróquias)

Muitos outros instrumentos de formação estão hoje à disposição dos grupos e dos animadores de grupos (Introduções à Bíblia, “Cadernos Bíblicos”, Revista Bíblica…). Uma pequena biblioteca bíblica paroquial poderá facilitar este trabalho urgente de formação dos grupos. (no Brasil existem os cadernos dos Círculos Bíblicos e vários outros subsídios à venda)

——————————————————————————–

[1]. Ver sugestões em Lopes Morgado, Para a Festa da Palavra, Difusora Bíblica, Lisboa; Bíblica, nº 224, 1993, p. 17-19.

comentário(s)

  1. maria justi disse:

    muito bom

  2. mariade lourdes santos disse:

    Realmente tem que ser pessoas prepada com formação biblica porque esses problemas citados acontece. Eu sou animadora de grupo e coordenara de mais 26 grupos na comunidade e tenho muita dificldade em evangelizar as animadoras por não terem preparação bibilca e as que tem não querem compromisso.bjos……….

  3. eliel disse:

    gostei muito

Deixe uma resposta