07. Métodos de Leitura da Bíblia

Uma primeira convicção: não existe um método de leitura da Bíblia. Existem métodos de leitura. E cada grupo, cada leitor tem o direito e escolher aquele que mais gosta, contanto que se deixe guiar pelos princípios básicos de leitura bíblica, referidos no número anterior.

As linhas orientadoras dos métodos pastorais de leitura bíblica são essencialmente duas: da Vida à Bíblia e da Bíblia à Vida. A primeira é feita em muitas comunidades de base, sobretudo do Brasil, tendo Carlos Mesters como seu principal mentor; a segunda, em Portugal, é muito utilizada pelos Grupos de Dinamização Bíblica, orientados pelos Franciscanos Capuchinhos.

Mas qualquer método popular de leitura bíblica deve pressupor um mínimo de conhecimentos bíblicos, ou seja, os resultados dos métodos científicos, sob pena de cair numa leitura fundamentalista igual à leitura das seitas do nosso tempo.

Por esse motivo, e também para responder a certas reticências contra a leitura da Bíblia pelo povo iletrado, em todos estes métodos é necessário um bom animador, armado de conhecimentos mínimos de Bíblia.

Estes elementos deverão ser fornecidos em Cursos para Animadores de Grupos Bíblicos (ou outros), em ordem a fornecer aos leitores da Bíblia, sem estudos bíblicos, alguns pontos de apoio e pistas para encontrar o verdadeiro sentido dos textos lidos em particular ou em grupo.

Autoria: Frei Herculano Alves, OFMCap – Lisboa – Portugal
(fonte: http://www.capuchinhos.org – cópia com a devida autorização)
Retirado apenas parte do texto e com pequenas adaptações para uma leitura mais leve e melhor compreensão no Brasil

comentário(s)

  1. Eladir Cruz Habib disse:

    Eu agradeceria muito se pudesse receber o método de leitura bíblica de acordo com a metodologia de Frei Beto.
    Grata
    Eladir

  2. Eladir Cruz Habib disse:

    Gosstaria também de ler e aplicar a metodologia de
    carlos Mester.Já li escritos da autoria dele.
    Obrigada.~
    Eladir

  3. Vera disse:

    Gostei muito do Site, mas como a leitora acima,procuro aprofundar o conhecimento da Bíblia, para o que, igualmente lhes faço o mesmo pedido.
    Desde já grata,
    Vera

  4. Vera Lúcia de Oliveira disse:

    Muito bom e interessante. Vou imprimi-lo e ler com cuidado e atenção e assim poder meditar melhor a Bíblia. Gostaria de receber sempre coisas interessantes sobre todos os assuntos religiosos e sobre a Bíblia.

  5. Somos uma Livaria Católica e amei este trabalho de vocês.
    Só agora que “descobri”que vocês são franciscanos… e quem não ama S. Francisco? Tenho tb. um relacionamento muito grande com monges beneditinos, de São Paulo, como já escrevi num outro e-mail que envieu agora mesmo a vocês. Aliás, AMO TUDO da minha Igreja. Estou reomendando seu site para uma porção de católios autenticos, para conhecerem este trabalho magnifico que vocês fazem. Que S. Francisco e Sta. Clara os abençoem tb. Recebam, todos, meu abraço e meu carinho. Maria Ignez
    OBS.: Minha Livraria, a Petrus, foi “fundada” no dia de Sta. Terezinha – 1/10/99 – Ordem Carmelitana…Olhem nosso site para terem uma idéia do nosso trabalho. abraços

  6. Clecy Bogoni disse:

    Acho muito importante que pessoas que estão iniciando a leitura da Bíblia, procurem orientação, para não ler somente por ler, e interpretar de modo fundamentalista.
    O importante é transformar a leitura Bíblica em vida.

  7. Jose Emiliano da Fonseca disse:

    Gostei muito do artigo dos Métodos de Leitura Popular da Bíblia. Coordeno junto com outra agente de pastoral os Grupos de Reflexão. Gostaria de receber folhetos, métodos, ou informações onde adquirir esses métodos de animação bíblica para nós agentes dos Grupos de Reflexão da Paróquia.
    Abraços,
    Emiliano

  8. francy disse:

    muuuiitttooo bacana o site de vcs….tirou a maioria de minhas duvidas..

  9. manuel jose disse:

    que opina entonces sobre la lectio divina

  10. MARIENI LIMA disse:

    Muito essencial, nós que somos membros de pastorais e movimentos, precisamos uegentemente de conheciment bíblico, como vamos pregar aquilo que não conhecemos? eu mesma busco incessantementecursos de foprmações, sou membro da Pastoral da Liturgia e da Família, graças a Deus e busco ap´rimoramento. Cordial abraço e Deus ilumina- pos sempre,

    Marieni Costa Lima de Oliveira.

  11. lucia delfino disse:

    muito interesante! não conhecia este site, achei atraves do google, e fiquei muito feliz pois sou catequista e sei que vou usar bastante este site muito bom.que bom que vocês existem. lovado seja nosso senhor Jesus cristo. paz e bem

  12. Marco disse:

    Não gostei do artigo, embora apresente soluções aparentes de como fazer, não dá as ferramentas para fazer. De que vale então a informação. Me desculpem, mas se o peixe é bom, ensine tambem a pescar! Espero que atendam o meu pedido. Que Deus o abençõe.

  13. eliete do carmo correa paes disse:

    gostei e queria se possivel orientação para o metodo de leitura da biblia, porque muitas vezes eu leio e nao entendo certas passagens.
    obrigada.

  14. PEDRO JORGE disse:

    legal

  15. Iara disse:

    Também gostaria muito de receber o método de leitura de danamização ultilizada pelos Fransciscanos

  16. cleide disse:

    gostaria de saber como adquirir este método de leitura

  17. cantodapaz disse:

    Quem desejar adquirir o método, por favor, entre em contato com a Difusora Bíblica dos capuchinhos de Lisboa em http://www.difusorabiblica.com/siteantigo/

  18. giminiano angelo nobrega disse:

    gostaria de poder entender melhor a biblia gostaria se pudesse receber orientação da metodologia de algum frei jose carlos pedroso. obrigado

Deixe uma resposta