Santíssima Trindade

O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Introdução

O segredo divino mais importante da Fé que Jesus Cristo nos revelou é o MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE. Jesus falou de seu Pai, que é Deus; do Espírito Santo, que também é Deus; e afirmou que ELE E O PAI SÃO UMA MESMA COISA (João 10,30), porque é o Filho de Deus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único Deus –não três deuses – porque tem a mesma natureza divina, ainda que sendo três Pessoas realmente distintas.

Que Deus é UM em essência e TRINO em pessoas é a revelação de sua vida íntima, maior e mais profundo de todos os mistérios; além de ser o mistério fundamental de nossa fé e de nossa vida cristã. Temos de procurar conhece-Lo e vive-Lo! O Credo, ou Símbolo é a explicação do mistério trinitário: o que Deus é e o que fez por suas criaturas ao cria-las, ao redimi-las e ao santifica-las.

Idéias principais

A Trindade, mistério de um só Deus e três Pessoas realmente distintas.

Nunca poderemos compreender os MISTÉRIOS, porque nós somos limitados e eles nos superam; sem dúvida, temos de tentar conhece-los cada vez melhor, para que nossa fé seja firme e operativa.

O Mistério da Santíssima Trindade consiste em que, em Deus há uma ÚNICA ESSÊNCIA e TRES PESSOAS DISTINTAS: Pai, Filho e Espírito Santo, cada uma das quais é Deus, sem ser três deuses, mas um único e só Deus.

Podemos comparar este Mistério com o sol: o sol está no céu e produz luz e calor; a luz e o calor não são distintos do sol. A Trindade é algo parecido: o Filho e o Espírito Santo são iguais em natureza ao Pai, mas são um só Deus. O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Três pessoas e um único Deus.

A salvação, obra da Trindade

Todas as coisas criadas foram feitas por Deus, Uno e Trino. Deus criou o mundo, ainda que a criação seja atribuída ao Pai; Deus realizou a Redenção, ainda que só a segunda Pessoa – O Filho – se fez homem e morreu na cruz; Deus nos santifica, ainda que a santificação seja atribuída ao Espírito Santo. Assim, pois, quando agradecemos a Deus tudo o que fez por nós e em nós, temos de agradecer a Deus Pai, a Deus Filho e a Deus Espírito Santo.

Inabitação da Trindade na alma em estado de graça

Ainda que não seja fácil de explicar, é esta uma verdade que nos enche de alegria o saber que o homem que vive em estado de graça (sem pecado mortal) é TEMPLO VIVO DA SANTÍSSIMA TRINDADE BEATÍSSIMA (João 14,23). Desde o dia de nosso Batismo, se não recusamos a Deus através do pecado mortal, vive em nossa alma Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Temos a Deus dentro de nós para nos santificar, para nos ajudar, para estar conosco, porque nos ama. Podemos falar com a Trindade Beatíssima, sabendo que nos escuta e atende nossas súplicas. Sabemos disto pela Fé e, ainda que não O vejamos, nem O sintamos, é esta a verdade. Quando estamos na Graça de Deus, SOMOS TEMPLO DE DEUS!

No céu, “veremos” a Santíssima Trindade

Aqui na terra sabemos que Deus está em nossa alma em estado de graça e que a vida cristã é uma luta constante para evitar o pecado. Se formos fiéis e nos esforçamos por amar a Deus cada vez mais, Ele nos concederá a maior coisa que poderíamos desejar: vê-Lo face a face, tal como Ele é. O grande premio do céu consiste em ver a Deus: contemplar, louvar, amar e gozar por toda a eternidade da Trindade Beatíssima. Toda a grandeza, toda a beleza, toda a bondade de Deus se volta sobre estas pobres criaturas que somos cada um de nós.

No monte Sinai, Moisés pediu para ver o rosto de Deus, e o Senhor lhe respondeu que nenhum homem pode vê-Lo sem morrer. Não obstante, no céu, a alma terá a possibilidade de VER o que Moisés quis ver na terra: a majestade de Deus.

Temos de louvar a Santíssima Trindade

Pela fé, damo-nos conta de que ser cristãos é algo maravilhoso. Deus nos ama de uma maneira incrível: nos criou por amor, nos remiu de nossos pecados morrendo por nós, vive em nossa alma em estado de graça e nos preparou – se somos fiéis – um céu eterno. Nos deixou a Igreja e os Sacramentos para que possamos facilmente saber o que temos de fazer e viver sempre como bons cristãos, sendo cada vez mais santos. Temos de corresponder a tanto amor, e a vida cristã precisa ser um constante louvor à Trindade Santa.

Professamos nossa fé na Santíssima Trindade quando fazemos o sinal da cruz ou quando nos persignamos dizendo: “EM NOME DO PAI + E DO FILHO+ E DO ESPÍRITO + SANTO”; quando rezamos o GLÓRIA ou o CREDO na Santa Missa, e ao final da Oração Eucarística. Temos de procurar rezar estas orações e louvores à Trindade com fé viva e consciente, de modo que toda a nossa vida seja um constante louvor a Deus Pai, Deus Filho e Deus espírito Santo.

Propósitos de Vida cristã

APRENDER O CREDO E RECITA-LO COM DEVOÇÃO

CONSIDERAR NA ORAÇÃO, QUE A SANTÍSSIMA TRINDADE – DEUS MESMO – ESTÁ NA ALMA EM ESTADO DE GRAÇA, PORTANTO, VIVER EM ESTADO DE GRAÇA (SEM PECADO MORTAL) É A ÚNICA COISA VERDADEIRAMENTE IMPORTANTE NESTA VIDA.

(Autor: Jayme Pujoll e Jesus Sanches Biela / Fonte: Livro “Curso de Catequesis” do Editorial Palavra, España / Tradução: Pe. Antônio Carlos Rossi Keller / http://www.presbiteros.com.br)

Share Button

comentário(s)

  1. Lea Arruda disse:

    O sinal da Cruz é feito após a reza, com a mão direita na testa, e dos 2 lados. É o sinal de adoraçao à Trindade ‘e quando teve inicio essa prática e da doutrina da Trindade.

  2. Custódia Santos disse:

    Para mim, este Mistério da Santíssima Trindade, e saber que Deus Uno e Trino, habita no nosso coração, é de tal forma grandioso, que está de tal forma velado aos nossos sentidos e compreenção, porque, como diz Deus a Moisés, morreríamos se assim não fosse. Também sinto, como diz Deus a Moisés, na fé e na Sua graça, pudemos vislumbrar um pouquinho, mas isso me basta. Amo e sinto-me amada, que mais posso desejar?

  3. Carlos disse:

    Olá. Não entendo a doutrina da Santíssima Trindade, principalmente quando leio na Bíblia Sagrada trechos como o da Epístola aos Colossenses, cap. I, versículos 13 até ao 16. Diz lá que Jesus foi criado. Também me causa confusão a doutrina quando se compara com a 1.ª Epístola aos Coríntios, cap. XV, versículos 24 até ao 28. Parece-me contraditório. Obrigado pela atenção.

  4. Aparecida disse:

    olá Carlos, sobre a sua sincera confusao sobre a Santíssima Trindade: a primogenitura que fala no versiculo 15 de Colossenses cap. 1, longe de declarar que Cristo foi criado, salienta que Ele é o alvo de toda a criaçao, com direito de primogenitura, isto é, “herdeiro de todas as coisas”(vers. 16b). 1 Cor. 15: 24-28: O reino de Cristo começou quando Ele foi glorificado (At.2:32; Ef.1:19-23) Através da igreja consolida a vitória já ganha (Cl.2:15) vencendo as forças restantes que se opoem a Ele. O fim. Consumaçao da historia. Cumprida a missão, Cristo entregará o reino ao Pai. Este texto fala sobre as primícias dos que dormem, nao tem nada a ver com Santissima Trindade. Observe que há diferença entre Trindade e Triteísmo. TRINDADE: Três pessoas, sendo que quando se fala Deus, se refere aos tres, mas nunca a trindade quer dizer uma pessoa só. TRITEISMO: sao 3 deuses, ou seja, pessoas que acreditam que existe mais de um Deus!Deus Superior, Deus inferior. etc. Isto é errado. Leia Heb.1:3(exata quer dizer: igual).Apocalip. ou Revelaçao: 1: 17,18 diz Ëu sou o primeiro e o último. – veja que fala de Jesus (18: estive morto… Apocal. 22:1 um anjo falou a Joao. 22: 13 diz Ëu sou o Alfa e o Omega, o Primeiro e o último, o Principio e o Fim. 22: 16 diz que o anjo foi enviado por Jesus, entao concluimos que tudo aqui se refere a Jesus. Se em sua biblia estiver dizendo outro que nao seja Jesus, é melhor verificar numa outra biblia da mesma fonte que a sua, para que vc nao tenhas duvidas, procure em ingles, e verá que o nome ali é realmente Jesus, e nao Senhor ou Jeová. O ingles geralmente é traduzido do Grego, entao procure no grego, sei que é dificil,mas mesmo na sua igreja pode conseguir, geralmente a biblia grega vem junto a traduçao em ingles, e é geralmente desta traduçao que se faz a em portugues,para qualquer religiao. Verifique e verá no grego o simbolo do nome de jesus e nao o tetragrama do nome do Pai. E no lado na mesma pagina da biblia vem a traduçao em ingles, e verá o nome de Jesus. 2Pe. 1:1 diz: nosso Deus e Salvador Jesus Cristo ( nao Diz: do nosso Deus e do nosso Salvador Jesus Cristo. Honre o Filho assim como honra o Pai(JO.5:23).Dobre o joelho para Jesus (Fil.2:10). Espero ter ajudado. Fique com Deus. Aparecida.

  5. Anônimo disse:

    ESTE SITE É MARAVILHOSO E COM ELE PODEREI FAZER UM EXCELENTE TRABALHO EM MINHA CATEQUESE. RENATA18/03/2009

  6. RENATA disse:

    ESTE SITE É MARAVILHOSO …. COM ELE VOU CONSEGUIR FAZER UM EXCELENTE TRABALHO NA MINHA CATEQUESE RENATA COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS ITAQUÁ 18/03/2009

  7. Dulcinea Bock Uliani disse:

    Gostei muito do artigo, depois que li o livro “A Cabana” fiquei ainda mais curiosa, sobre a Santissima Trindade. Um abraço.

  8. Anônimo disse:

    Trindade é a minha cidade.

  9. Eliomar Pedro disse:

    Quero entender o porquê, da salvação da humanidade, quando jesus morreu na cruz. Deus iria destruir a Terra? Ou o que sucederia se acaso não houvesse esta passagem, apesar de já estar prevista pelos profetas.

    Outra coisa,porque jesus sabendo que iria morrer, e estando preparado para isto, e mais, sendo ele Deus vivo, porque ele no último instante pergunta a Deus: eli, eli, lemá sabactani (Deus, Deus, porque me abandonastes?).

    Só mais uma pergunta. Quem matou Jesus, Romanos ou simplesmente Orientais? E porque todo aquele povo que adorava Jesus pelas sua obras, onde multidões o seguiam, mudaram de opinião tão depressa a ponto de querer vê-lo morto?

    Agradeço muito por uma resposta bem fundamentada.
    Atenciosamente.

  10. Roseli disse:

    Gostei do artigo pq pode me esclarecer algumas dúvidas.Obrigada.

  11. Cristiane Paula de Carvalho disse:

    Excelente! Aproveitei o artigo na preparação do meu encontro de catequese. Com ele foi possivel proporcionar além de informações e conhecimentos sobre o assunto aos cateuizandos, como também suscitar discussões e diálogos sobre o tema, desenvolvendo o senso crítico, formação de opiniões e o exercício da fé, visto que este é sempre um assunto polêmico, mas que merece ser estudado e discutido para sairmos de uma fé infantil a fim de buscarmos uma fé madura e consciente!

  12. Anônimo disse:

    muitobom.

  13. noemy R. de Oliveira disse:

    Eu esse artigo bom porque ele fala de Jesus e tudo sobre a Santissima Trindade.

  14. jairo disse:

    Eu que tive que fazerum trabalho sobre a crisma eu achei muito enteressante o modo da santissima trindade como e falado pelo texto que achei um exigente pelo conportamento da santissima trindade e que gosti muito de saber mais sobre deus

  15. sirlei lang disse:

    maravilhoso,este artigo,gostei muito pois estou fazendo o curso de Teologia e estamos na matéria da Trindade, foi muito interessante e quero cada dia mais mergulhar nas coisas Divina.

  16. EGIDIO VALMIR FORMAGGIO disse:

    Este artigo vem de encontro com a minha meditaçao sobre a santissima trindade gostaria
    de ter mais detalhes como alcançar a graça divina

  17. Matheus Worm disse:

    Alguem me responda pf !

    1) Para os cristões A SANTÍSSIMA trindade é:

    ( ) Pai,filho e espirito santo
    ( ) apostolos e dicipulos
    ( ) Santos e nossa senhora
    ( ) Deus e Jesus

    Me respondem esta pergunta pf é da minha prova de relegião . !!!!

  18. leonardo brilhante disse:

    amei, stava procurando algo para minha pregação no grupo de oração e encontrar este artigo me deu muitas informações importantes sobre o mistério da Santíssima Trindade…. obrigado a todos.

  19. ALFREDO disse:

    EXCELENTE, MUITO EXCELENTE.

  20. ARIANE disse:

    QUE Santissima Trindade faz parte Deus

  21. falkner correia matos disse:

    gostei muito me senti mais leve confiaveo e MUITO BOM

  22. manuela disse:

    aaaaaaaaaaadoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii mas bj
    manuela

  23. SILA PICANÇO RAMOS disse:

    MUITO INTERESSANTE E SUPRIU AS NOSSAS NECESSIDADES. OBRIGADA!!!

  24. cecilia ferreira disse:

    Adorei a historia do anel.
    E muito gira.
    beijos cecilia ferreira

  25. luzia da silva de souza disse:

    amei conto com as suas novidadedeus abençoa vcs

  26. roseline disse:

    adorei

  27. Chaguinha Andrade disse:

    È maraviloso e gostaria de imprimi-lo para um trabalho de teologia.

  28. carlos Alberto Pellarin disse:

    O relato perfeito onde nos coloca na fé. Gostaria de saber sobre o pintor deste quadro e as demais informações desta obra.
    Grato

  29. Lourdes disse:

    Muito bom,muito claro(esclarecedor)Parabéns.

  30. Cristina Maria disse:

    Muito esclarecedor. Ajudou naminha pesquisa. Obrigado.

  31. claudiane disse:

    acho que a Santissima Trindade é :três pessoas em um só Deus:Deus-pai,jESUS cRISTO-fILHO-Espirito Santo -santidade

    Opai cria
    o filho salva
    o espirito santo santifica
    acho que os tres formam uma so pessoa
    e na verdade e um misterio,pois Misterio é tudo aquilo que não podemos explicar.
    sou da igreja imaculada da irmã Dulçe eu meu marido e minha filha de sete anos ela ama esta participando da fé.que Deus abenço~e todos vçs.

  32. ondina disse:

    esse site emuito bomajuda a fazer grande trabalho na catequese parabems

  33. Rui disse:

    Fico ainda meio confuso sobre a Santissima Trindade quando se diz que sao tres Pessoas para mim um e DEUS o outro Jesus Cristo e o outro quem pode ser….. curiosidade

  34. Rui disse:

    Ainda nao estou convencido disso

  35. cantodapaz disse:

    A Terceira Pessoa é o Espírito Santo.

  36. Everaldo disse:

    everaldo, quero agradecer a Deus porque ele mim curou e libertou da depressão e hoje eu escuto a musica que diz livre sou tenho sede a cada dia………..
    Senhor eu louvo e te bendigo tu es maravilhoso.
    Senhor remove a minha minha pedra….

Deixe o seu comentário