04º Domingo Páscoa – Bom Pastor

Domingo do Bom Pastor (Jo 10) 

O 4º Domingo da Páscoa, também chamado de Domingo do Bom Pastor – Dia de orações pelas vocações sacerdotais e religiosas.

O termo pastor ressoa na boca de Jesus como um título cristológico que fala simultaneamentede seu mistério e de sua missão, tendo raízes no Antigo Testamento. Com efeito, Iahweh é o Pastor que conduz o seu Povo, através de seus servos quais autênticos pastores nem sempre, porém, fiéis à missão.

Daí o tema no Antigo Testamento revelar um forte acento messiânico-escatológico, isto é, Deus haveria de suscitar um Pastor plenamente fiel ao serviço às ovelhas. Este pastor, segundo o coração de Deus, anunciado pelos profetas e esperado por Israel, é o Messias: Jesus. Ele se apresenta no Quarto Evangelho consciente não só de ser aquele pastor, mas também de que os que vieram antes dele eram ladrões e mercenários que dispersaram as ovelhas. Então,não só as reúne e defende, mas lhes dá a vida porque morre e ressuscita para isso.

Justifica-se, pois, a escolha do relato do Quarto Domingo da Páscoa, por esta nítida relação estabelecida entre o pastoreio de Jesus e o momentode sua morte e ressurreição. Aliás, esta entrega de si é que justifica o qualitativo bom acrescido ao pastor. Paulo VI percebeu a importância desta mensagem e fez deste Domingo uma Jornada Mundial de Orações pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas.

Dessa maneira, enseja que à luz do Bom Pastor que dá a vida compreendamos, aceitemos evalorizemos as vocações especiais na Igreja. O melhor modo de valorizá-las é perceber suas necessidades. Quem precisa pede, ora, implora. Há, pois,uma pequena sutileza no pedido que fazemos a Deus. É claro que pedimos vocações. Mas, na realidade, suplicamos que Ele conceda o dom que motiva o coração humano para a entrega de si mesmo, aquela disposição do Bom-Pastor que dá a vida, sem o que a Redenção não se efetua. Este dom é pedido, hoje, pela Igreja ao seu Pastor Supremo, sem o qual não há nem vocacionados nem a expressão visível Daquele que redimiu e congregou o Rebanho.

A imagem do Bom-Pastor, plena de conteúdo salvífico, permite também que toda obra e ministério eclesiais sejam chamados de Pastoral porque os batizados, segundo os carismas que possuem, são vocacionados ao serviço, dando a vida pela causa Daquele que se entregou por nós. Portanto, a imagem desperta a generosidade e a disponibilidade dos cristãos para o serviço na Igreja e no Mundo, à semelhança do pastoreio de Jesus.

(http://www.arquidiocese.org.br)

**  PARA LER MAIS SOBRE O DOMINGO DO BOM PASTOR, CLIQUE AQUI.

** PARA OUVIR A MÚSICA "O SENHOR É MEU PASTOR", CLIQUE AQUI.

comentário(s)

  1. Leonice Medeiros disse:

    Fiquei feliz em encontrar este site, me sinto com um pouco mais de paz, e era isso que eu estava buscando. Obrigada, para quem teve este feliz e maravilhosa iniciativa. Gostaria de receber gravuras de Jesus Mestre. Jesus, caminho, vida, Jesus que salva, Jesus que chora nossos pecados… todos.

  2. pedro torquato disse:

    gostei muito porque alem de aproveitar a mensagem para mim uso tambem na celebração da palavra em minha comunidade estão de parabens

  3. rosangela santana de souza disse:

    eu queria saber uma frase pro ato penitencial, tambem queria saber qual vai ser o evangelho.
    para a primeira etapa de tamarana.

  4. Antonio disse:

    Por favor! Estou precisando das partituras dos cantos do 4º Domingo da Páscoa 2008.

    Grato.

    Antonio.

  5. Patricia Garcia disse:

    Meus queridos, estava procurando uma imagem bem bonita do Bom Pastor, para entrarmos com ela na missa do Bom Pastor, escolhi a primeira imagem. Eu imprimi e ficou perfeita. Muito obrigada. Abraço e que Deus os abençoe. Patricia-Sorocaba

  6. Zenildopb@hotmail.com disse:

    vocës,estao de parabens por ter criado este site, para nós, e agradecemos por encontrar um site que nos dë informaçäo com mais objetividade. há muito tempo que procurava algo assim.

  7. essas sao muitooooooooooooooo lindaaaaaasssss D+ eu e aminha mãe adoramos. elas nos mostra o presente que Deus nos deu.:.. bjs william bjs lucia

  8. camila disse:

    gostaria muito de receber a imagem do bom pastor com suas ovelhinhas que lindo

  9. anderson magiole disse:

    olá, tudo bem, gostaria de saber mais sobre a mística Franciscana.

  10. Anônimo disse:

    lindo maravilhoso

  11. rubens caetano zampereti disse:

    Pertenço a uma Capela a qual é denominada Bom Pastor, ela fica em Bertioga Boraceia dentro do condominio Morada da Praia. É a coisa mais bela que podia acontecer em minha vida de missionario, Portanto este site, vem me completar com esta Imagem,

  12. oriana disse:

    gostaria de receber mais coisas deste genero, sou catequista e tenho pretenções de aprender muito mais para poder dar mais aos catecandos

  13. Anônimo disse:

    esto precisando da partitura das musicas do 4 domingo da pascoa.

  14. Armando Ferreira disse:

    Estou feliz em encontrar esse site Isso faz bem à alma. Minha alma é de Deus. Precisamos de combustível para nosso Fé e assim encontrei vocês. Minha alma sente sede desse Deus MARAVILHOSO. Obrigado. Por ter-me dado oportunidade de ler mais sobre o MEU BOM PASTOR.

  15. José Gomes disse:

    Fiquei deveras encantado por ter encontrado tão prestigioso site. Sou Católico praticante, tendo colaborado na minha antiga paróquia em todos os sentidos. Presentemente, por razões… encontro-me no chamado “emérito”…

  16. janete sangaletti buratto disse:

    gostaria de receber os salmos do mes de abril 2010 e algums cantos de abril amei tudo esta tudo lindo

  17. Maurício disse:

    Qued as partituras das músicas da missa de páscoa que vocês não colocaram ou se colocaram já retiraram da INTERNET. é pra ninguém ter acesso e ter que procurar nas livrarias de artigos religiosos para comprar? O objetivo é dinheiro, não tem jeito. O tema dessa tal CF de 2010, nada mais é que um contraditório. Quem vive sem dinheiro? Será que a Igreja se mantem sem dinheiro?

  18. Merece todos os elogios possíveis. Parabéns! Faço todos os cartazes das missas da minha Igreja e esta gravura para o domingo de Páscoa emocionou-me. Obrigada! Deus os abençoe!

  19. Paula disse:

    Muito bom!!!

  20. marlene gomes disse:

    sou ministra da comunhaoEucaristica ecordeno apastoral da liturgia em minha paroquia gostei de tudo saber da importancia do bom pastor em nossa e muito bom parabens a todos Barbosa Ferras

  21. jorge disse:

    Bom mas poderia ser mais explicado de uma forma mais simples ou popular

  22. Juceli Spaduto disse:

    Achei uma mensagem fantastica. Mas gostaraia de ver em slids.Obrigada.

  23. Maria Aparecida disse:

    estava buscando na internet alguma equipe de ornamentação na igreja para a missa do Bom Pastor, mas a gente não acha. gostaria de entrar em contato com alguma equipe para que a gente possa se ajudar mutuamente. vocês tem uma equipe assim?

  24. Bárbara disse:

    Gostei bastane do artigo sobre o Bom Pastor, estou estudando teologia para leigos, e hoje após ler na bíblia temas sobre o bom PASTOR, encontrei este artigo, e nele está tudo sobre as passagens do Bom Pastor na bíblia. Parabéns.

    Bárbara

  25. tou muito feliz neste dia

  26. Romildo Barbino Dias disse:

    Gostaria de receber um cronograma ou material para Crisma sera possivel

  27. celia silva brito dias disse:

    adoro os artigos que leio deste site.
    qdo tiver novidades, toda semana eu leio os comentarios das missas dominicais
    acho legal.

  28. Bruna disse:

    amei pois agora que vou fazer minha crisma preciso nao so do apoio familiar e da minha turma mais tambem um apoio espiritual e foi aqui q achei

  29. FERNANDO disse:

    Preciso da partitura da música Kyrie Elleison, Como uma ovelha Perdida.
    Muito obrigado pela oportunidade.

  30. Luciano Morgado disse:

    Óptimo! Gostei! Mas seria ainda melhor se nos disponibilizassem dicas sobre os cânticos adequados a cada celebração dominical, letra e partitura. Iria e muito, ajudar a enriquecer as nossas celebrações que às vezes tão pobrezinhas são!… Nem todas as comunidades dispõem de meios para os adquirir. Deixava aqui a réplica:” Dai de graça, aquilo que de graça vos dei”.

  31. Onesir disse:

    sou religiosa e hoje encontrei este siti

    acredto que otimo.
    meus parabens e minhas preces para todos que trabalham este,

  32. sandra pessoa disse:

    Gostei,Fiquei feliz em encontrar este site
    Preciso da partitura,
    da música Kyrie Elleison, Como uma ovelha Perdida. Muito obrigado.

  33. Eliane Resende disse:

    Parabéns o comentário sobre o Bom Pastor esta ótimo eu amei , e a primeira vez que eu vejo , e vou continuar acompanhando ,

Deixe uma resposta